Educação & Cultura
Prefeitura de Cabedelo realiza solenidade de premiação do Projeto MPT na Escola 2023
Iniciativa incentiva reflexão sobre a trabalho infantil e a expressão por meio de gêneros literários e artísticos
A Prefeitura de Cabedelo, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), em parceria com o Ministério Público Trabalho (MPT), realizou, nesta quinta-feira (15), a solenidade de premiação referente à Etapa Municipal do Projeto MPT na Escola 2023. A premiação contemplou vencedores nas categorias de Conto, Desenho, Música e Poesia.
O evento oportunizou a divulgação e premiação dos melhores trabalhos literários culturais, musicais e artísticos produzidos por alunos e alunas, assim como o reconhecimento de todos os educadores envolvidos nas ações de combate ao trabalho infantil no município.
As produções são fruto do trabalho desenvolvido em salas de aula ao longo do período letivo, com o apoio do material didático cedido pelo MPT. Foram distribuídos premiações, medalhas e certificados para 8 alunos, sendo dois vencedores por categoria.
“Numa ocasião como essa é necessário enumerar agradecimentos a todos os participantes do projeto, começando pelo MPT, passando pelos professores e finalizando com os estudantes, protagonistas, enfim, desta louvável iniciativa. É preciso destacar o quanto é importante observar as crianças sendo vistas por uma ótica diferente, protagonistas por meio do estudo e da produção artística, de uma premiação desse nível. Ficamos felizes por poder, através da Secretaria de Educação, entregar uma premiação de destaque, em um reconhecimento à dedicação e ao talento de nossos educandos”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castelliano.
A programação da solenidade contou com a participação dos 08 vencedores, mais coordenadores do projeto de cada unidade escolar, professores e gestores e pais de alunos, além de grupos do Projeto de Dança na Escola e Música, com apresentações temáticas. Também participaram a coordenadora Regional da Coordinfância/MPT, a procuradora federal Maria Edlene Lins Felizardo, que organiza a parte logística do projeto, e a articuladora do Selo Unicef no município, Nadja Araújo.
Entre as apresentações, destaque para o aluno José Gabriel dos Santos Oliveira, 6º da Escola Paulino Siqueira, que apresentou a canção Jovem Aprendiz, com acompanhamento do professor Pedro Medeiros. Em seguida, foi a vez da poesia com a declamação do poema “É tempo de respeitar”, pelo aluno Kevin Ghael Alves de Lima, 7º da Escola Adolfo Maia.
“Esse é um momento de celebrar essa parceria com o MPT, que redunda num trabalho importante que é realizado dentro das escolas, contemplando mais de mil alunos. Parabéns aos envolvidos nas culminâncias realizadas nas escolas em relação ao trabalho infantil e ao estudo. Concluímos esta primeira etapa e, agora, aguardamos a participação na etapa estadual, em que esperamos o êxito com nossos competidores”, comentou a secretária de educação, Priscilla Rezende.
Incentivo à produção – O Projeto MPT na Escola prêmio é destinado aos estudantes do 4º, 5º, 6º, 7º anos e aborda os temas Trabalho Infantil e Aprendizagem Profissional, com o objetivo de proporcionar a participação de crianças e adolescentes da rede municipal nas ações de conscientização, articulação e prevenção ao trabalho infantil.
Além do conhecimento e da conscientização inerente ao projeto, a função do prêmio é mobilizar e incentivar a produção cultural em alguns gêneros literários e artísticos. No Município participam do Projeto MPT na Escola 9 (nove) unidades escolares, envolvendo cerca de 1.600 alunos.