Connect with us

Nacional

Fome atinge 22% das famílias de mulheres negras e 8%, de homens brancos

A fome esteve presente em 20,6% das famílias chefiadas por pessoas que se autodeclaram pretas, em 17% daquelas comandadas por pardas e em 10,6%, por brancas entre o fim de 2021 e o início de 2022. E em 35,5% das residências chefiadas por mulheres ocorria uma ou nenhuma refeição por dia porque não havia dinheiro frente a 22,1% de domicílios comandados por homens.

Os dados, divulgados nesta segunda (26), fazem parte de um desdobramento do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (Vigisan), realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e executado pelo Vox Populi.

Em junho do ano passado, a primeira leva de dados do Vigisan revelou que 15,5% da população, ou 33,1 milhões de pessoas, passavam fome entre o final de 2021 e o início de 2022. Agora, os novos dados apontam que a fome tem cor de pele e gênero.

Não só isso, mas quanto mais escura a pele, maior a incidência da fome.

De acordo com Rosana Salles, pesquisadora da Rede Penssan e professora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o estudo informou separadamente as informações sobre pretos e pardos para mostrar que a fome também está relacionada ao racismo. “O pertencimento à cor da pele mais escura leva a uma situação mais desigual ao comparar com pardos e depois os brancos”, ressaltou à coluna.

Considerando apenas os domicílios comandados por mulheres, 22% dos chefiados por negras passaram fome enquanto o número cai para 14,3% quando se tratam de brancas. Entre os homens, a situação ocorre em 14,3% dos lares chefiados por negros e 7,8% dos que tinham brancos à frente.

Segundo o IBGE, 56% da população é negra e 43%, branca.

Escolaridade não afastou fome de famílias negras

A pesquisa analisou dois grupos quanto à escolaridade: quem tem menos de oito anos de estudo e quem tem oito anos ou mais. Ao todo, 11,8% das famílias chefiadas por homens brancos do primeiro grupo passavam fome enquanto só 5,1% do segundo grupo. Já entre as mulheres negras, esses números são de 28,4% e 15,9%.

Ter o ensino fundamental completo não protegeu os lares chefiados por negras da falta de alimentos. Um terço delas (33%) sofreu com fome somada à insegurança alimentar moderada (redução na quantidade de alimentos e/ou falta de comida), enquanto o mesmo aconteceu com 21,3% das casas comandadas por homens negros, 17,8% de mulheres brancas e 9,8% de homens brancos.

A fome também estava presente com mais frequência em famílias chefiadas por mulheres negras que contavam com crianças com menos de dez anos de idade: 23,8%. Apenas 21,3% dos lares nessa situação estavam em situação de segurança alimentar – ou seja, com acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. No caso de homens brancos, esse número salta para 52,5%.

Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir da realização de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.

Um quinto dos lares de mulheres negras empregadas passaram fome

Considerando os domicílios em que a pessoa de referência tinha trabalho remunerado nos três meses anteriores à entrevista, a segurança alimentar estava presente em 59,5% das famílias chefiadas por homens brancos, 48,6%, por mulheres brancas, 41,5%, por homens negros e 32,1%, por mulheres negras.

Para este último grupo, mesmo nos casos em que elas estavam empregadas, 19,8% dos lares passaram fome. Isso impõe a questão do valor da remuneração. Quanto menor, pior a capacidade de evitar a grave insegurança alimentar.

Tanto que se pessoa que chefia o domicílio tem um trabalho formal e renda mensal superior a um salário mínimo per capita, isso garante segurança alimentar. No caso, isso ocorre em 80% dos lares de brancos e 73% de negros. O que reforça o óbvio: remuneração decente traz dignidade.

Na condição de desempregadas, a fome atingiu 39,5% dos domicílios chefiados por mulheres negras. Mas, nesse caso, a falta de trabalho afeta todos os grupos, com 36,2% dos lares comandados por mulheres brancas, 34,3%, dos homens negros e 25,3%, dos homens brancos.

“A fotografia aqui apresentada é mais um testemunho da vulnerabilidade da maior parte das famílias brasileiras chefiadas por mulheres negras e expõe, mais uma vez, os componentes do racismo estrutural que caracteriza nossa sociedade”, afirma o relatório da pesquisa.

“Essa situação impõe enfrentarmos as desigualdades e iniquidades, priorizando o acesso à escolaridade, aos empregos formais e à remuneração digna e justa pelo trabalho cujas precariedades penalizam em maior magnitude as pessoas que se declaram de cor preta ou parda.”

Bolsonaro e Guedes atacaram dados da pesquisa

Vale lembrar que este é um desdobramento de pesquisa que, em junho passado, divulgou que o número de famintos havia subido de 19 para 33,1 milhões entre o final de 2020 e o início de 2022. Isso provocou a ira do então presidente Jair Bolsonaro. Preocupado com a campanha eleitoral, ele passou a atacar os dados e negar a existência de casos de grave insegurança alimentar.

“Alguém já viu alguém pedindo um pão na porta, no caixa da padaria? Você não vê, pô”, afirmou Bolsonaro no dia 26 de agosto. “Fome no Brasil? Fome pra valer. Não existe da forma como é falado”, disse.

Um mês depois, em 21 de setembro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou de “mentira” os dados, sem apresentar aqueles que, no seu julgamento, seriam os verdadeiros.”É impossível ter 33 milhões de pessoas passando fome”, disse a uma plateia de empresários.

Enquanto isso, ficaram célebres como registro da fome as cenas de pessoas disputando ossos e carcaças bovinas no Rio de Janeiro e revirando a caçamba de um caminhão de lixo em Fortaleza.

“Quando o caminhão chega, a gente tem que ser muito ligeira para pegar. Eles jogam, a gente tem quem correr para dentro da caçamba, tem que ser rápido. Os garis não podem dar na nossa mão, porque é o trabalho deles”, explicou, em um depoimento em vídeo, uma das mulheres que aparecia revirando o lixo na capital do Ceará.

“O pão de cada dia quem me dá é o lixo. Todo dia, meus filhos e eu vamos para o lixo para comer.”

As declarações negacionistas sobre a fome de Bolsonaro também revoltaram o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.

“Tenho perguntado diariamente às pessoas se elas estão com o Auxílio. Muitos não porque faltam documentos. Por exemplo, para conseguir que a certidão de nascimento venha de sua cidade natal, às vezes há um custo que nem sempre os órgãos públicos bancam. Outras vezes, a pessoa não tem acesso a um smartphone para fazer seu cadastro”, explicou a esta coluna na época.

“Quem diz que não há fome é porque está vivendo em uma bolha, é insensível ou faz isso como ação política para minimizar os problemas”, lembrou Júlio.

Fome aumentou no trabalho escravo

Um dos exemplos mais explícitos da incidência de fome no período abrangido pela pesquisa foram os resgates de pessoas em condições análogas às de escravo. Eles se tornaram mais frequentes nas denúncias que chegaram aos órgãos públicos envolvidos no combate a esse crime, pois empregadores estariam cortando até o mínimo de subsistência por conta da crise trazida pela pandemia de covid-19.

Segundo o Ministério do Trabalho, a maioria dos resgatados são de negros, e em número maior que sua proporção na sociedade.

Naquele momento, as equipes de fiscalização estavam constatando que trabalhadores, principalmente rurais, decidiam “fugir por fome”, conforme explica o então chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), Maurício Krepsky.

Foi o caso de 26 trabalhadores resgatados em duas fazendas de cultivo de grãos em Mirador (MA). Dormiam em barracos de lona, não tinham acesso a banheiros e água potável e passavam fome. E o de três jovens indígenas Guarani-Kaiowá resgatados em uma área de produção de eucalipto em Ponta Porã (MS), no dia 19 de abril, quando era celebrado o Dia do Indígena.

Ou ainda de duas crianças de nove e dez anos e uma adolescente de 13, encontradas, junto com seus pais, em condições análogas às de escravo em uma fazenda de café e eucalipto em Minas Novas (MG). No momento da fiscalização, foi constatado um pouco de arroz, de macarrão, sal e feijão e açúcar misturado com pó de café. Questionado sobre a razão dessa mistura, o trabalhador explicou que era para evitar que as crianças comessem o açúcar. Elas iam atrás do produto porque estavam com fome.

“A pessoa em situação de insegurança alimentar, que tem aumentado nos últimos anos, fica mais vulnerável, sujeita a aceitar propostas de emprego enganosas. Podem até trabalhar em troca de moradia e alimentação”, afirma o procurador Italvar Medina, da Coordenação Nacional de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho.

FONTE:

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2023/06/26/fome-atinge-38-dos-lares-chefiados-por-pessoas-negras-e-11-por-brancas.htm

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte25 minutos ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte32 minutos ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte34 minutos ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte35 minutos ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE54 minutos ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional59 minutos ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO1 hora ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional1 hora ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO1 hora ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA1 hora ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte1 hora ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional1 hora ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional1 hora ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional1 hora ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO2 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO2 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte2 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde2 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO3 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

Judiciário3 horas ago

Tentando entender a tentativa: os alegados crimes de 15.12.2022

Nacional3 horas ago

A PEC nº 2/2003 ou PEC dos Cedidos

Nacional3 horas ago

Plano de golpe ou perseguição política? As camadas ocultas das acusações contra Bolsonaro

Segurança Pública3 horas ago

Militares presos e o salário cortado pela metade: novas regras sobre a morte ficta segundo a lei mencionada pelo Ministro da Defesa

Segurança Pública4 horas ago

Avalanche imparável de críticas desbarranca sobre o Exército em apenas 50 minutos: desafio reputacional, desconfiança e rejeição

Segurança Pública4 horas ago

Brasil tenta negociar com a Índia a troca de aeronaves de transporte militares C-390 da Embraer por caças Tejas Mk1A, para fortalecer a Força Aérea brasileira

Esporte4 horas ago

Inscrições para 3ª edição da Ultramaratona Aquática encerram próxima quarta-feira

CONCURSO E EMPREGO4 horas ago

Programa ‘Eu Posso’ abre novas inscrições para 80 empreendedores com créditos de até R$ 15 mil

Segurança Pública4 horas ago

Comissão aprova projeto que cria sistema integrado com dados de violência contra a mulher

Esporte4 horas ago

Sancionada lei contra abuso sexual de crianças e jovens atletas

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br