Connect with us

Nacional

Fome atinge 22% das famílias de mulheres negras e 8%, de homens brancos

A fome esteve presente em 20,6% das famílias chefiadas por pessoas que se autodeclaram pretas, em 17% daquelas comandadas por pardas e em 10,6%, por brancas entre o fim de 2021 e o início de 2022. E em 35,5% das residências chefiadas por mulheres ocorria uma ou nenhuma refeição por dia porque não havia dinheiro frente a 22,1% de domicílios comandados por homens.

Os dados, divulgados nesta segunda (26), fazem parte de um desdobramento do 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19 no Brasil (Vigisan), realizado pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan) e executado pelo Vox Populi.

Em junho do ano passado, a primeira leva de dados do Vigisan revelou que 15,5% da população, ou 33,1 milhões de pessoas, passavam fome entre o final de 2021 e o início de 2022. Agora, os novos dados apontam que a fome tem cor de pele e gênero.

Não só isso, mas quanto mais escura a pele, maior a incidência da fome.

De acordo com Rosana Salles, pesquisadora da Rede Penssan e professora do Instituto de Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o estudo informou separadamente as informações sobre pretos e pardos para mostrar que a fome também está relacionada ao racismo. “O pertencimento à cor da pele mais escura leva a uma situação mais desigual ao comparar com pardos e depois os brancos”, ressaltou à coluna.

Considerando apenas os domicílios comandados por mulheres, 22% dos chefiados por negras passaram fome enquanto o número cai para 14,3% quando se tratam de brancas. Entre os homens, a situação ocorre em 14,3% dos lares chefiados por negros e 7,8% dos que tinham brancos à frente.

Segundo o IBGE, 56% da população é negra e 43%, branca.

Escolaridade não afastou fome de famílias negras

A pesquisa analisou dois grupos quanto à escolaridade: quem tem menos de oito anos de estudo e quem tem oito anos ou mais. Ao todo, 11,8% das famílias chefiadas por homens brancos do primeiro grupo passavam fome enquanto só 5,1% do segundo grupo. Já entre as mulheres negras, esses números são de 28,4% e 15,9%.

Ter o ensino fundamental completo não protegeu os lares chefiados por negras da falta de alimentos. Um terço delas (33%) sofreu com fome somada à insegurança alimentar moderada (redução na quantidade de alimentos e/ou falta de comida), enquanto o mesmo aconteceu com 21,3% das casas comandadas por homens negros, 17,8% de mulheres brancas e 9,8% de homens brancos.

A fome também estava presente com mais frequência em famílias chefiadas por mulheres negras que contavam com crianças com menos de dez anos de idade: 23,8%. Apenas 21,3% dos lares nessa situação estavam em situação de segurança alimentar – ou seja, com acesso regular e permanente a alimentos de qualidade e em quantidade suficiente. No caso de homens brancos, esse número salta para 52,5%.

Os dados foram coletados entre novembro de 2021 e abril de 2022, a partir da realização de entrevistas em 12.745 domicílios, em áreas urbanas e rurais de 577 municípios, distribuídos nos 26 estados e no Distrito Federal.

Um quinto dos lares de mulheres negras empregadas passaram fome

Considerando os domicílios em que a pessoa de referência tinha trabalho remunerado nos três meses anteriores à entrevista, a segurança alimentar estava presente em 59,5% das famílias chefiadas por homens brancos, 48,6%, por mulheres brancas, 41,5%, por homens negros e 32,1%, por mulheres negras.

Para este último grupo, mesmo nos casos em que elas estavam empregadas, 19,8% dos lares passaram fome. Isso impõe a questão do valor da remuneração. Quanto menor, pior a capacidade de evitar a grave insegurança alimentar.

Tanto que se pessoa que chefia o domicílio tem um trabalho formal e renda mensal superior a um salário mínimo per capita, isso garante segurança alimentar. No caso, isso ocorre em 80% dos lares de brancos e 73% de negros. O que reforça o óbvio: remuneração decente traz dignidade.

Na condição de desempregadas, a fome atingiu 39,5% dos domicílios chefiados por mulheres negras. Mas, nesse caso, a falta de trabalho afeta todos os grupos, com 36,2% dos lares comandados por mulheres brancas, 34,3%, dos homens negros e 25,3%, dos homens brancos.

“A fotografia aqui apresentada é mais um testemunho da vulnerabilidade da maior parte das famílias brasileiras chefiadas por mulheres negras e expõe, mais uma vez, os componentes do racismo estrutural que caracteriza nossa sociedade”, afirma o relatório da pesquisa.

“Essa situação impõe enfrentarmos as desigualdades e iniquidades, priorizando o acesso à escolaridade, aos empregos formais e à remuneração digna e justa pelo trabalho cujas precariedades penalizam em maior magnitude as pessoas que se declaram de cor preta ou parda.”

Bolsonaro e Guedes atacaram dados da pesquisa

Vale lembrar que este é um desdobramento de pesquisa que, em junho passado, divulgou que o número de famintos havia subido de 19 para 33,1 milhões entre o final de 2020 e o início de 2022. Isso provocou a ira do então presidente Jair Bolsonaro. Preocupado com a campanha eleitoral, ele passou a atacar os dados e negar a existência de casos de grave insegurança alimentar.

“Alguém já viu alguém pedindo um pão na porta, no caixa da padaria? Você não vê, pô”, afirmou Bolsonaro no dia 26 de agosto. “Fome no Brasil? Fome pra valer. Não existe da forma como é falado”, disse.

Um mês depois, em 21 de setembro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, chamou de “mentira” os dados, sem apresentar aqueles que, no seu julgamento, seriam os verdadeiros.”É impossível ter 33 milhões de pessoas passando fome”, disse a uma plateia de empresários.

Enquanto isso, ficaram célebres como registro da fome as cenas de pessoas disputando ossos e carcaças bovinas no Rio de Janeiro e revirando a caçamba de um caminhão de lixo em Fortaleza.

“Quando o caminhão chega, a gente tem que ser muito ligeira para pegar. Eles jogam, a gente tem quem correr para dentro da caçamba, tem que ser rápido. Os garis não podem dar na nossa mão, porque é o trabalho deles”, explicou, em um depoimento em vídeo, uma das mulheres que aparecia revirando o lixo na capital do Ceará.

“O pão de cada dia quem me dá é o lixo. Todo dia, meus filhos e eu vamos para o lixo para comer.”

As declarações negacionistas sobre a fome de Bolsonaro também revoltaram o padre Júlio Lancellotti, coordenador da Pastoral do Povo de Rua de São Paulo.

“Tenho perguntado diariamente às pessoas se elas estão com o Auxílio. Muitos não porque faltam documentos. Por exemplo, para conseguir que a certidão de nascimento venha de sua cidade natal, às vezes há um custo que nem sempre os órgãos públicos bancam. Outras vezes, a pessoa não tem acesso a um smartphone para fazer seu cadastro”, explicou a esta coluna na época.

“Quem diz que não há fome é porque está vivendo em uma bolha, é insensível ou faz isso como ação política para minimizar os problemas”, lembrou Júlio.

Fome aumentou no trabalho escravo

Um dos exemplos mais explícitos da incidência de fome no período abrangido pela pesquisa foram os resgates de pessoas em condições análogas às de escravo. Eles se tornaram mais frequentes nas denúncias que chegaram aos órgãos públicos envolvidos no combate a esse crime, pois empregadores estariam cortando até o mínimo de subsistência por conta da crise trazida pela pandemia de covid-19.

Segundo o Ministério do Trabalho, a maioria dos resgatados são de negros, e em número maior que sua proporção na sociedade.

Naquele momento, as equipes de fiscalização estavam constatando que trabalhadores, principalmente rurais, decidiam “fugir por fome”, conforme explica o então chefe da Divisão de Fiscalização para Erradicação do Trabalho Escravo (Detrae), Maurício Krepsky.

Foi o caso de 26 trabalhadores resgatados em duas fazendas de cultivo de grãos em Mirador (MA). Dormiam em barracos de lona, não tinham acesso a banheiros e água potável e passavam fome. E o de três jovens indígenas Guarani-Kaiowá resgatados em uma área de produção de eucalipto em Ponta Porã (MS), no dia 19 de abril, quando era celebrado o Dia do Indígena.

Ou ainda de duas crianças de nove e dez anos e uma adolescente de 13, encontradas, junto com seus pais, em condições análogas às de escravo em uma fazenda de café e eucalipto em Minas Novas (MG). No momento da fiscalização, foi constatado um pouco de arroz, de macarrão, sal e feijão e açúcar misturado com pó de café. Questionado sobre a razão dessa mistura, o trabalhador explicou que era para evitar que as crianças comessem o açúcar. Elas iam atrás do produto porque estavam com fome.

“A pessoa em situação de insegurança alimentar, que tem aumentado nos últimos anos, fica mais vulnerável, sujeita a aceitar propostas de emprego enganosas. Podem até trabalhar em troca de moradia e alimentação”, afirma o procurador Italvar Medina, da Coordenação Nacional de Combate ao Trabalho Escravo do Ministério Público do Trabalho.

FONTE:

https://noticias.uol.com.br/colunas/leonardo-sakamoto/2023/06/26/fome-atinge-38-dos-lares-chefiados-por-pessoas-negras-e-11-por-brancas.htm

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário17 horas ago

Fiscalização analisa prestação de serviços da Defensoria Pública da União

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Empresa japonesa lança pendrive “mais curto” do mundo com até 512 GB

CIÊNCIA & TECNOLOGIA17 horas ago

Apple já tem planos para lançar óculos inteligentes

Esporte17 horas ago

Flamengo recusa pedida de Arrascaeta e congela renovação: ‘Outras prioridades’

Esporte17 horas ago

UFC 315: Belal Muhammad e Valentina Shevchenko batem peso e confirmam disputas de cinturão

Esporte17 horas ago

Alpine conversa com representantes de Perez sobre 2026

Esporte17 horas ago

“A cobrança está sendo forte”, diz Gallo sobre queda de rendimento do Botafogo-PB

Saúde17 horas ago

Nozes reduzem inflamação e risco de câncer de cólon

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

10 dias para encerrar: Exército Brasileiro envia mensagem especial aos candidatos ao concurso de Sargento da ESA de 2025

CONCURSO E EMPREGO17 horas ago

Concurso EsPCEx 2025 teve as inscrições PRORROGADAS, 440 vagas para pessoas com ensino médio

Segurança Pública18 horas ago

DRF: “A capacidade técnica de cada um de vocês explica esses resultados”, diz superintendente da PCPB, em solenidade na Câmara Municipal

Segurança Pública18 horas ago

Exército aumenta número de generais: de 2019 a 2025 a força ganhou mais 13 cadeiras

Segurança Pública18 horas ago

Polícia Civil da Paraíba prende dois suspeitos de homicídio em São José do Bonfim

Segurança Pública18 horas ago

Apesar de crise orçamentaria e falta de recursos, Lula quer doar 2 aeronaves da Marinha ao Uruguai: PL que autoriza doação de Helicópteros Bell Jet Ranger III(IH-6B) é enviado ao congresso

Segurança Pública18 horas ago

DRACO: Polícia Civil prende 42 investigados e causa prejuízo de quase R$ 3 milhões ao crime organizado; confira dados nacionais

Segurança Pública18 horas ago

A motocicleta militar com tração nas duas rodas que incrementa a mobilidade tática para operações especiais nos EUA

ENTRETENIMENTO18 horas ago

Nando Cordel e João Gomes lançam “Você apareceu no São João”

Saúde18 horas ago

Profissionais de saúde alertam e explicam sobre a importância da vacinação materna

Nacional18 horas ago

Governo Lula vai à Justiça contra Flávio Bolsonaro por associar presidente a facções criminosas

Nacional18 horas ago

Sóstenes “abre fogo” contra o STF: “O Brasil não será refém de 11”

Nacional19 horas ago

Governo Lula libera homenagem a prostíbulo de SP pela Lei Rouanet

ECONOMIA19 horas ago

Haddad: dinheiro bloqueado de entidades permite ‘começar’ a ressarcir aposentados

Nacional19 horas ago

Caso Ramagem eleva a tensão institucional entre o Congresso e o STF

Esporte19 horas ago

Italo quebra prancha, é eliminado e pode perder liderança no Mundial de Surfe

Esporte19 horas ago

Brasileiras garantem três bronzes em 1º dia de Grand Slam de Judô

Nacional19 horas ago

Turma do STF tem maioria para condenar Zambelli a 10 anos de prisão

CIDADE20 horas ago

 Semana debate campanha Maio Amarelo

ECONOMIA20 horas ago

Procon-PB realiza pesquisa de gás de cozinha e constata diferença de até R$ 60,00 no preço do botijão completo

CIDADE20 horas ago

Funjope inicia pagamento do edital Multiáreas, do Fundo Municipal de Cultura

Judiciário20 horas ago

TJPB atende pleito da OAB-PB e PJe volta a identificar acesso de terceiros a processos

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura21 horas ago

ONDE OCORRE A ESCOLHA DO NOVO PAPA?

ENTRETENIMENTO21 horas ago

QUANDO TROCAR ORQUÍDEA DE VASO?

Internacional21 horas ago

QUAL É O NOME DE BATISMO DO PAPA LEÃO 14?

Saúde21 horas ago

COMO SE CHAMA O TRAUMA CAUSADO POR SOM ALTO?

Internacional21 horas ago

QUEM FUNDOU A REPÚBLICA DA TURQUIA?

Saúde3 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde3 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde3 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde2 semanas ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional2 semanas ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde2 semanas ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA3 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde3 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br