Connect with us

AGRICULTURA & PECUÁRIA

Como garantir a integridade social dos projetos de carbono?

Futuro promissor depende do desenvolvimento desse mercado pautado efetivamente por integridade climática e social

O Brasil é conhecidamente uma potência em termos de projetos de carbono florestais: segundo estudo desenvolvido pelo ICC Brasil em conjunto com a Way Carbon considerando o ano de 2022 (ICC Brasil e WayCarbon. Oportunidades para o Brasil em Mercados de Carbono. Relatório 2022), o país poderia gerar US$ 120 bilhões em receitas até 2030, com o potencial de atender a até 28% da demanda global do mercado regulado e 48,7% do mercado voluntário até 2030.

Este futuro promissor, contudo, depende do desenvolvimento desse mercado pautado efetivamente por integridade climática e social, sob pena de sua utilização ser globalmente abandonada. Significa dizer que os projetos de carbono precisam efetivamente contribuir à transição para uma economia de baixo carbono – mediante métricas robustas e baseadas na ciência – e ser estruturados e desenvolvidos de forma tal a não causarem prejuízos às comunidades por eles afetadas. O olhar e a preocupação sobre referidas temáticas têm crescido de forma exponencial na comunidade internacional, sendo para fins deste artigo importante destacar a discussão envolvendo a integridade social. 

Certificadoras do mercado voluntário de carbono como a Verra e a Architecture for REDD+ Transactions (ART) contabilizam o envolvimento das comunidades locais nos projetos de carbono como fator de risco em suas metodologias (respectivamente, Verified Carbon Standard – VCS e The REDD+ Environmental Excellence Standard – TREES). Assim, no VCS, somente são aprovados os projetos que tenham passado pelo processo de consulta à população do entorno, compreendido quais as relações de dependência entre a área do projeto e a comunidade local e quais os riscos que a sua implementação pode acarretar, mitigando os efeitos e promovendo ações que gerem impactos positivos.

Por outro ângulo, para destacar projetos de carbono florestais que – concomitantemente – garantam redução de emissões, beneficiem as comunidades locais e promovam conservação da biodiversidade, foi criado o padrão Climate, Community and Biodiversity (CCB) pelo Verra. Dentre os indicadores que precisam ser atendidos para validação de projetos de carbono perante o CCB está o “Respeito pelos Direitos a Terras, Territórios e Recursos, e Consentimento Prévio, Livre e Informado” – no âmbito do qual há referência expressa à figura da consulta prévia, livre e informada (CPLI) – objeto de especial interesse deste artigo. 

Por sua vez, o TREES foi pensado a partir das decisões da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC, na sigla em inglês) – dentre as quais estão as Salvaguardas de Cancun, específicas para projetos de Redução de Emissões provenientes de Desmatamento e Degradação Florestal – REDD+. Exige-se, assim, que a presença de comunidades tradicionais seja mapeada e que o projeto valorize os seus conhecimentos, mediante a observância aos tratados internacionais, à legislação nacional e às especificidades regionais. O ART dá ênfase, ainda, à imprescindibilidade de conferir participação ativa às comunidades tradicionais e/ou locais nos projetos de carbono, conferindo transparência no processo de tomada de decisões e incluindo-as nos programas e políticas previstos para a emissão destes créditos – referenciando também a figura da CPLI.

A CPLI é prevista em diversos tratados internacionais ratificados pelo Brasil, sendo o principal deles a Convenção 169 da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre Povos Indígenas e Tribais. Esta Convenção trata do direito dos povos tradicionais de terem sua integridade preservada e dispõe sobre a obrigação de os governos nacionais promoverem: (i) medidas específicas à salvaguarda de pessoas, instituições e iniciativas próprias, bens, culturas e meio ambiente dos povos tradicionais; e (ii) a consulta expressa livremente, mediante procedimentos apropriados às circunstâncias, de boa-fé, que confiram aos povos consultados o pleno conhecimento de causa, com a participação de suas instituições representativas, a fim de chegar a um acordo, sempre que houver medida legislativa ou administrativa capaz de afetá-los.

Nessa linha, embora a Convenção 169 da OIT faça referência ao processo de CPLI, não há efetivamente uma regra quanto à sua aplicação concreta, o que tem ficado a cargo dos governos nacionais que a ratificaram. 

No Peru, por exemplo, houve regulamentação da Convenção 169 da OIT em 1989. Tal regulamentação prevê, dentre outros pontos, (i) que a consulta seja feita antes da tomada de qualquer decisão, em prazo considerado razoável para que as instituições tradicionais ou organizações representativas possam refletir e fazer propostas concretas sobre o objeto da consulta (consulta prévia); (ii) que os povos tradicionais seja ouvidos em clima de confiança, colaboração e respeito mútuo, impondo, tanto ao Estado quanto aos representantes das instituições e organizações, o dever de agir de boa-fé, com a ausência de coerção ou condicionamento (consulta livre); e (iii) a adaptação, inclusive linguística, às diferenças existentes entre as culturas, obrigando o consultante a disponibilizar todas as informações necessárias para que os povos tradicionais se expressem devidamente (consulta informada).

Importa também destacar a decisão de 2007 da Corte Interamericana de Direitos Humanos (IDH), no Caso del Pueblo Saramaka vs. Suriname. Neste julgamento, a Corte IDH definiu que há direito exclusivo de uso do território e dos recursos naturais aos povos tradicionais, estendendo o direito de propriedade previsto no artigo 21 de sua Convenção. Assim, definiu-se que qualquer limitação a este direito deve ocorrer via CPLI, repartição de benefícios e elaboração de estudos adequados. O processo de consulta foi, ademais, reconhecido como princípio de direito internacional (Caso del Pueblo Indígena Kichwa de Sarayaku vs. Equador), e deve ocorrer de maneira culturalmente apropriada.

Muito embora o Brasil também seja signatário da Convenção 169 da OIT (a qual possui qualidade de norma supralegal e aplicação imediata, como decidiu o Supremo Tribunal Federal), ainda não há no ordenamento brasileiro qualquer regulamentação desse processo de CPLI – o qual deve alcançar todos os grupos que se reconheçam culturalmente diferenciados, a partir de formas próprias de organização social, que ocupem territórios e utilizem recursos naturais como condição essencial à reprodução cultural, social, religiosa, ancestral e econômica, e que transmitirem estes conhecimentos pela tradição (incluindo, portanto, os povos indígenas, quilombolas, comunidades ribeirinhas e populações extrativistas).

A construção de uma regulamentação legal desse processo de CPLI no Brasil – que parta de um processo amplo de consulta e discussão envolvendo as comunidades tradicionais do país – nos parece chave para garantir a preservação dos direitos das comunidades tradicionais e, por outro ângulo, impulsionar o país rumo à transição sustentável a uma economia de baixo carbono via oportunidades do mercado de carbono florestal.

Isso porque a falta de uma regulamentação legal desse processo coloca os desenvolvedores de projetos de carbono florestais – comumente desenvolvidos em locais próximos a comunidades tradicionais – em situação de significativa insegurança jurídica. Falhas no desenvolvimento de projetos de carbono florestais sob a perspectiva de integridade social podem, no limite, arruinar a reputação desse novo mercado e impedir que o país aproveite das inúmeras oportunidades financeiras que estão a ele atreladas.

Enquanto tal regulamentação não vem, entendemos que há caminhos e ações possíveis para tratar desta problemática: diversos povos tradicionais – como os Yanomami, Krenak, povos e comunidades do Xingu, de Montanha e Mongabal, Munduruku etc. – já possuem protocolos comunitários para a realização de CPLI, divulgados pelo Ministério Público Federal

Nesse sentido, avaliar se já existe procedimento de CPLI relacionado aos povos tradicionais impactados por um determinado projeto de carbono e adotá-lo a cada tomada de decisão que possa os interessar é uma ação recomendada aos desenvolvedores de projetos de carbono florestais no Brasil. Adotar práticas e ações inspiradas nesses protocolos – por exemplo, realização de reuniões na própria comunidade, em datas pré-alinhadas que não conflitem com as atividades da comunidade, com a participação de órgãos representativos e na presença de tradutores da língua locais previamente indicados pela comunidade – também pode contribuir para mitigar os riscos de exposição de desenvolvedores com projetos que impactem comunidades ainda sem referidos protocolos, conferindo bases mais sólidas à integridade social dos projetos de carbono florestal no Brasil.

Continue Reading

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CONCURSO E EMPREGO32 segundos ago

Início de abril com 1.280 vagas em concursos e seleções com salários de quase R$ 15 mil na Paraíba

ESTADO9 minutos ago

Procon-PB oferece serviço gratuito de declaração de imposto de renda aos consumidores

Politíca1 hora ago

Vereador João Alves: Uma atuação marcante na Câmara de Santa Rita

Esporte10 horas ago

Time do Ecoparque João Pessoa conquista título da Copa Orizon Nordeste 2025

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 horas ago

Inovação tecnológica: patente é concedida a pesquisadores da UFPB

Segurança Pública11 horas ago

Militares estão inquietos e reclamam de percentual de reajuste que “sequer cobre a inflação”

Segurança Pública11 horas ago

Força Aérea Brasileira perde pilotos em ritmo alarmante: evasão em massa por falta de incentivo, baixos salários e sucateamento ameaça a defesa nacional e revela grave fragilidade estrutural da FAB no Brasil

CIDADE11 horas ago

Cabedelo dá início a ações para conquistar certificação Bandeira Azul, um dos mais respeitados selos ecológicos do mundo

ECONOMIA12 horas ago

Tarifa de energia pode ter custo elevado por 25 anos caso Congresso reverta vetos presidenciais

Judiciário23 horas ago

Juizado Especial de Santa Rita vai entregar valores decorrentes das transações penais a entidades

Judiciário23 horas ago

OAB-PB lança campanha para alertar sobre golpes a clientes e escritórios de advocacia

Esporte23 horas ago

Morre aos 75 anos lenda das artes marciais que lutou contra Chuck Norris e Jackie Chan

Esporte23 horas ago

GP do Japão 2025: confira a programação da terceira etapa da temporada da F1

Esporte23 horas ago

Onde os azarões prevalecem — até mesmo a Honda: Os vencedores e perdedores da MotoGP no COTA

Esporte23 horas ago

Handebol

Esporte23 horas ago

Vibrações do primeiro dia de aula para atletas olímpicos que retornam aos treinos no novo ciclo

Esporte23 horas ago

João Fonseca atinge melhor posição da carreira no ranking da ATP

Esporte23 horas ago

Treze confirma contratação de volante campeão da Série D pelo Retrô

Esporte24 horas ago

Palmeiras pode ter Gómez na Libertadores; Maurício e Paulinho são dúvidas

Nacional1 dia ago

Governo Lula trava comissão que fiscalizaria gastos bilionários da Itaipu

Nacional1 dia ago

Janja diz que foi a Paris sem Lula por pedido de Macron

Nacional1 dia ago

Defesa de Bolsonaro aciona Corte Interamericana por perseguição judicial

Judiciário1 dia ago

Aliados de Nunes Marques e Arthur Lira devem vencer guerra por cadeiras no STJ

ECONOMIA1 dia ago

Além de escândalo, Correios ainda têm calote de R$300 milhões a pagar

ECONOMIA1 dia ago

Alíquota do ICMS sobre compras internacionais sobe de 17% para 20%

Segurança Pública1 dia ago

PEC da segurança repara “omissão de 30 anos”, diz representante das guardas municipais

Politíca1 dia ago

Hugo Motta faz reunião estratégica que pode sacramenta destino de projetos prioritários da direita

Nacional1 dia ago

CCJ inicia análise do novo Código Eleitoral nesta quarta-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Comissão debate proposta que financia armazenagem rural nesta terça-feira

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Embrapa Cerrados mostra tecnologias sustentáveis a participantes de evento sobre Non-GMO

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário4 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO11 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional9 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário11 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO5 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO5 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte10 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO3 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional9 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

ENTRETENIMENTO10 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional11 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ECONOMIA9 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO5 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública5 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE10 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura5 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional5 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde5 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura5 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde4 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde5 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Nacional9 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura5 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 dia ago

O QUE A SÉRIE ADOLESCÊNCIA RETRATA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

QUAL DOS TIPOS DE ENERGIA ABAIXO NÃO É ENERGIA RENOVÁVEL?

ECONOMIA1 dia ago

PARA QUANDO DEVE SER PAGO O 13º SALÁRIO EM 2025?

Saúde1 dia ago

QUANDO COMEÇOU A PANDEMIA DE COVID-19?

ECONOMIA1 dia ago

O QUE A BIOECONOMIA PROMOVE?

Internacional2 semanas ago

QUAL CONTINENTE É CHAVE PARA A ROTA DA SEDA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O QUE AS PLANTAS DE SOL POSSUEM?

Saúde2 semanas ago

QUAL DOENÇA O MARCAPASSO TRATA?

Saúde2 semanas ago

QUEM DEVE EVITAR O GLÚTEN?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

QUAL CARACTERÍSTICA DESSAS AVES FANTASMAS?

Segurança Pública3 semanas ago

POR QUE O BRASIL NÃO TEM BOMBA ATÔMICA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE A COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PODE REVOLUCIONAR?

Saúde3 semanas ago

O QUE A INSULINA SEMANAL SUBSTITUI?

Educação & Cultura3 semanas ago

QUANTO TEMPO PODE DEMORAR PARA O ALINHAMENTO SE REPETIR?

Saúde4 semanas ago

O QUE O PROGRAMA EXPLICA SOBRE FIBROMIALGIA?

Educação & Cultura4 semanas ago

QUEM INVENTOU O PARAQUEDAS E QUE CAUSOU SUA PRÓPRIA MORTE?

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

ONDE O SANHAÇO-CINZENTO É ENCONTRADO?

Educação & Cultura4 semanas ago

O QUE MOSTRAM AS FERRAMENTAS ANTIGAS USADAS PELOS HOMINÍDEOS?

Educação & Cultura4 semanas ago

A história NÃO CONTADA de EUNICE PAIVA de “AINDA ESTOU AQUI”

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

O QUE O DETOX DIGITAL PROPÕE?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL POMBA TEM VOCALIZAÇÃO ESTRANHA?

Saúde1 mês ago

O QUE AS FRUTAS OFERECEM ALÉM DE REFRESCAR?

Educação & Cultura1 mês ago

HÁ QUANTOS ANOS VIVEU ARISTÓTELES?

Saúde1 mês ago

QUAL ORGANIZAÇÃO AFIRMA QUE NÃO HÁ DOSE SEGURA DE ÁLCOOL?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

O QUE OS MACACOS DE MINAS GERAIS ALCANÇARAM RECENTEMENTE?

Segurança Pública1 mês ago

QUAL FOI O PREJUÍZO CAUSADO PELA PIRATARIA NO BRASIL EM 2024?

ENTRETENIMENTO1 mês ago

QUAL É O TEMA PRINCIPAL DO VÍDEO SOBRE PLANTAS?

Saúde1 mês ago

O QUE O MINISTÉRIO DA SAÚDE ANUNCIOU SOBRE OS MEDICAMENTOS DA FARMÁCIA POPULAR?

Saúde1 mês ago

QUAL HÁBITO PODE AUMENTAR A LONGEVIDADE?

Educação & Cultura1 mês ago

QUAL FOI O PRINCIPAL OBJETIVO DA EXPEDIÇÃO BRASILEIRA NA ANTÁRTIDA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br