Saúde
Um suporte ideal para o crescimento de novos ossos no corpo
Representação esquemática da (a) estrutura óssea e sua composição variando de nanômetros a micrômetros e (b) desenvolvimento de suportes biomiméticos contendo as várias etapas para a preparação de um hidrogel/andaime combinatório.
Andaime para crescimento de ossos
Podemos estar um passo mais perto da regeneração de tecidos, graças ao que os cientistas chamam de um “andaime”, capaz de servir como suporte físico e biológico para o crescimento de ossos novos.
Usando esse andaime, cientistas dinamarqueses acompanharam a cicatrização óssea quase perfeita em um animal de laboratório após apenas oito semanas do implante do andaime – e sem o uso de fatores de crescimento.
O material é construído em vários níveis, englobando as propriedades do osso nativo em escala nano, micro e macro.
“Acredito que esta descoberta pode ser um divisor de águas no campo da regeneração de tecidos e espero ver esta tecnologia sendo usada para ajudar os pacientes necessitados,” disse a professora Alireza Pirouz, da Universidade Técnica da Dinamarca.
Outra vantagem é que o material é “combinatório”, podendo liberar simultaneamente vários minerais ósseos essenciais, além de atender às propriedades mecânicas, incluindo a resistência à compressão necessária para corresponder às do osso esponjoso humano.
“As implicações desses resultados são enormes, e nosso objetivo agora é reduzir o tempo de cicatrização para 4 semanas e atingir a regeneração tecidual quase instantânea sem usar fatores endócrinos e células. Também estaremos analisando se isso poderia ser usado para outros tecidos,” disse Pirouz.
Outra vantagem é que o suporte para o crescimento ósseo foi feito principalmente de vidro, alginato e nanossilicato, todos materiais já aprovados para uso médico em seres humanos. Isso significa que o andaime poderá ter sua aprovação acelerada.