Connect with us

Internacional

“Cordão sanitário” contra ultradireita alemã está rachando

Presidente da CDU, principal partido de centro-direita da Alemanha, provoca escândalo político ao defender publicamente que sua sigla coopere em governos municipais com ultradireitista AfD, que cresce nas pesquisas

Durante sua candidatura à presidência do partido alemão União Democrata Cristã (CDU), de centro-direita, em novembro de 2021, Friedrich Merz anunciou um cordão sanitário entre a sua legenda e o partido Alternativa para a Alemanha (AfD), de ultradireita, e ameaçou expulsar os correligionários que quisessem governar com eles.

Mas esse cordão sanitário contra a ultradireita parece estar rachando. No domingo (23/07), Merz defendeu uma abordagem pragmática em relação à AfD em uma entrevista à emissora pública ZDF e disse que não haveria problema em trabalhar com representantes da ultradireita em governos municipais.

Segundo Merz, se um prefeito da AfD for eleito em uma vila,  cidade ou distrito, como ocorreu recentemente pela primeira vez, “é natural que tenhamos que procurar maneiras de garantir que possamos continuar a trabalhar juntos na cidade”, disse. A fala despertou reação em seu próprio partido, que o forçou a recuar nesta segunda-feira.

Na semana passada, em uma reunião da CDU com sua legenda-irmã na Baviera, a União Social Cristã (CSU), Merz já havia descrito o bloco de centro-direita como a “Alternativa para a Alemanha – com substância”.

A observação não passou despercebida por Alice Weidel, copresidente da AfD, que tuitou: “Não importa o quanto o Sr. Merz se curve, nós continuamos sendo o original”.

Quando Merz assumiu o comando da CDU em novembro de 2021, ele prometeu reposicionar seu partido e reduzir a AfD à metade. Dezoito meses depois, o apoio à AfD dobrou suas intenções de voto e, segundo pesquisas recentes, alcança entre 20% e 22% em todo o país – atrás apenas do bloco CDU/CSU, que oscila pouco abaixo de 30% e aparentemente não tem conseguido se beneficiar da rejeição ao atual governo alemão, formado por uma coalizão de social-democratas, liberais e verdes.

Adoção da retórica de ultradireita

Em uma tentativa de surfar no crescimento da ultradireita, Merz e outros políticos da CDU/CSU vêm mimetizando a retórica da AfD sobre refugiados e se concentrando no fortalecimento da economia e em políticas de lei e ordem.

A AfD tem lucrado com o sentimento anti-imigração depois que a Alemanha voltou a registrar um aumento no número de refugiados, com a chegada de mais de um milhão de ucranianos desde o início da guerra.

Em sua entrevista no domingo, Merz defendeu propostas de seu partido para alterar as leis de asilo do país. Não há dúvida de que a Alemanha é um país que deseja ajudar o mundo, mas “essa ajuda não deve ser abusada”, disse, acrescentando que atualmente ela estaria sendo abusada “centenas de milhares de vezes”.

Ele concluiu que uma “solução para a questão da migração” também teria um efeito colateral: “A AfD encolherá novamente.”

O chefe da CSU da Baviera, Markus Söder, que está buscando a reeleição em outubro, também vem intensificando seu ataque ao Partido Verde e usando pontos da retórica da ultradireita.

Nesta segunda-feira, porém, ele tentou se diferenciar de Merz e disse rejeitar qualquer cooperação com a AfD em governos locais: “A AfD é antidemocrática, de extrema direita e divide nossa sociedade. Isso não é compatível com nossos valores.”

O prefeito de Berlim, Kai Wegner, também filiado à CDU, foi outro político que criticou Merz.  “A AfD só conhece ser do contra e dividir. Onde deve haver cooperação?”, escreveu no Twitter, acrescentando que A CDU “não pode trabalhar com um partido cujo modelo de negócio é o ódio, a divisão e a exclusão”.

Estratégia tem eficácia questionável

O cientista político Werner Krause, da Universidade de Potsdam e um dos autores de uma pesquisa que examina as estratégias dos principais partidos e o sucesso da extrema direita, afirma à DW que a retórica de imitação desse discurso por partidos tradicionais não funciona.

“Há uma sabedoria comum que diz que se os partidos tradicionais fossem menos progressistas em relação à migração, não haveria sucesso da direita radical”, diz, apontando para a reação interna dos partidos alemães contra a abordagem acolhedora da ex-chanceler da CDU, Angela Merkel, em relação a centenas de milhares de refugiados que fugiram da Síria, do Iraque, do Afeganistão e do norte da África para a Europa em 2015.

Em toda a Europa, partidos de ultradireita contrários à imigração vêm crescendo, e algumas legendas tradicionais têm procurado adotar uma retórica de ultradireita e políticas de linha dura sobre imigração com o objetivo de recuperar o apoio perdido.

Mas dados de 12 países europeus, alguns dos quais datam da década de 1970, mostram que essa é uma estratégia que não funciona. “Se você for duro contra a imigração, até certo ponto você legitima a visão e a agenda política da extrema direita e, em termos bem simples, os eleitores observarão essa mudança nas propostas políticas dos principais partidos, mas ainda preferirão o original à cópia”, diz Krause.

O exemplo mais recente, afirma, é o da Espanha, onde a mudança para políticas linha dura anti-imigração de linha dura por parte dos principais partidos de direita, o Partido Popular (PP) e o Cidadãos (Ciudadanos), não impediu a ascensão do partido de ultradireita Vox

Diversos estudos mostram que, quando um partido de ultradireita se torna um participante estabelecido na arena eleitoral, é muito difícil reduzir seu apoio, segundo Krause. Ele ressalta que, quando os partidos tradicionais adotam políticas de imigração mais restritivas, isso tende a ter um efeito adverso, pois os eleitores tendem a migrar para os partidos de ultradireita.

“Se observarmos o partido de extrema direita Aurora Dourada na Grécia, ele sofreu derrotas eleitorais substanciais depois que as autoridades estaduais estabeleceram uma ligação direta entre a liderança do partido e a violência extremista de direita”, diz Krause. Mas esse sucesso durou pouco, “e agora há três partidos de extrema direita no Parlamento grego”.

O mesmo acontece na França, onde Marine Le Pen, presidente do Reagrupamento Nacional, de ultradireita, é agora a força eleitoral mais significativa da direita, e segue como a ser a única beneficiária de debates sobre identidade e migração. 

Ação é mais importante que discurso

O sentimento anti-imigrante é apenas um elemento de um padrão mais amplo, de acordo com Katja Hoyer historiadora anglo-alemã e especialista em história nacional alemã.

Em meio à alta do custo de vida decorrente da recuperação da pandemia e da invasão da Ucrânia pela Rússia, às rápidas mudanças sociais e tecnológicas e às guerras culturais que se seguiram, os eleitores estão irritados por serem ignorados, rotulados e ridicularizados, afirma ela, acrescentando que isso é particularmente verdadeiro nas regiões do leste, onde há um apoio comparativamente alto à AfD.

Ela lembra que, durante os 16 anos de mandato de Angela Merkel, a CDU/CSU passou de um partido socialmente conservador, firmemente situado na centro-direita do espectro político, para um partido semelhante ao Partido Social-Democrata (SPD) com inclinações à esquerda, o que criou um vácuo político à direita.

“Se você tinha alguma preocupação com a imigração, não havia realmente nenhum lugar para votar”, afirmou Hoyer à DW. “À direita [na CDU] não havia nada, até o AfD de fato.”

“Muitos dizem que foram às ruas em 1989 para derrubar uma ditadura e, portanto, não estão dispostos agora a permitir que um Estado lhes diga como viver suas vidas e o que fazer”, disse Hoyer, acrescentando que os principais partidos deveriam se esforçar mais para falar diretamente com as pessoas dessas comunidades e combater a ultradireita com boas políticas, e não com retórica inflamada.

Na Alemanha Ocidental pós-guerra, os principais partidos tentaram ser amplos o suficiente para acomodar os eleitores de ultradireita. “Não acho que repetir o que o AfD faz seja o caminho a seguir”, disse Hoyer. “Não se pode continuar fazendo a política como usual e depois usar um pouco da linguagem que se aprendeu com o AfD e esperar que isso faça com que os problemas desapareçam.”

Se os políticos tradicionais não fizerem um esforço real para tentar reconquistar as pessoas, Hoyer acredita que os eleitores se voltarão para a ultradireita em um número ainda maior, o que poderia representar um “perigo genuíno” para a democracia liberal.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 minuto ago

A revolução silenciosa nas garantias: como a Lei nº 14.711/2023 transformou o papel do tabelião de notas

Internacional10 minutos ago

Portugal acolhe o Fórum da Aliança das Civilizações da ONU

ECONOMIA15 minutos ago

A reforma tributária, a defesa do meio ambiente e a valorização do catadores

ECONOMIA19 minutos ago

Avaliação quinquenal dos benefícios tributários: medida de responsabilidade fiscal ou controle de preços?

Judiciário23 minutos ago

Riscos e cuidados na utilização das câmaras virtuais de arbitragem

CIÊNCIA & TECNOLOGIA26 minutos ago

As energias renováveis podem substituir o petróleo?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA29 minutos ago

Como a tecnologia está reformulando o comportamento global do consumidor?

Esporte35 minutos ago

Paraíba conquista mais uma medalha de ouro e outra de prata nos Jogos da Juventude 2024

Politíca48 minutos ago

Murilo renova compromisso com lideranças durante atendimentos em João Pessoa e Campina

Esporte10 horas ago

Com golpes potentes, Nikolas Motta supera diferença de altura e vence no UFC Macau

Esporte10 horas ago

Botafogo-PB contrata mais um zagueiro às vésperas do início da pré-temporada

Esporte10 horas ago

F1: Russell vence e Verstappen garante o tetra em Las Vegas

Esporte10 horas ago

Ele e mais ninguém! Sinner torna-se o primeiro da história com feito incrível

CIDADE11 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne centenas de crianças no Centro Cultural de Mangabeira

Nacional11 horas ago

Bolsonaro: “Discutir comigo um plano para matar alguém, isso nunca aconteceu”

CONCURSO E EMPREGO11 horas ago

Governo anuncia mudança no cronograma do Concurso Público Nacional Unificado: Confira as novas datas

Nacional11 horas ago

Jornalista que abriu o vídeo encenado é filho de Míriam Leitão

ENTRETENIMENTO11 horas ago

“Abriu os olhos dos brasileiros”, diz a atriz Luiza Tomé sobre Bolsonaro

ECONOMIA11 horas ago

Inflação fica maior para mais pobres com pressão de alimentos

Esporte11 horas ago

Após brilhar contra o Vasco, Garro comemora sexta vitória seguida do Corinthians

Nacional11 horas ago

Janja provoca 31 ações parlamentares contra governo Lula em uma semana

Nacional11 horas ago

Braga Netto nega que planejava trair Bolsonaro e frisa lealdade

Nacional11 horas ago

Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara

ENTRETENIMENTO12 horas ago

4 maneiras significativas de reutilizar seu vestido de noiva

ENTRETENIMENTO12 horas ago

SALADA DE CHUCHU COM CENOURA COMO FAZER SUPER FÁCIL Receitinhas da Ben

ENTRETENIMENTO12 horas ago

Assista à árvore de Natal do Vaticano subir em 30 segundos (vídeo)

Esporte12 horas ago

Rua da Mata é a campeã da 2ª edição do Torneio das Comunidades de Futmesa

Saúde12 horas ago

Centro de Doenças Raras de João Pessoa participa de Congresso nacional nos dias 25 e 26

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Sine-JP oferece 293 vagas de emprego

Judiciário12 horas ago

Tentando entender a tentativa: os alegados crimes de 15.12.2022

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário7 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde5 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde5 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura5 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO5 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO5 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde2 semanas ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional2 semanas ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura2 semanas ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br