ENTRETENIMENTO
Namoro: Semelhante atrai semelhante ou opostos se atraem?
Você sabia que dois terços dos casais românticos começam como amigos?
Semelhante ou oposto?
A quase totalidade das pessoas se une em pares para compartilharem uma vida em conjunto.
Isso levanta um enigma que perdura desde o início dos tempos: As pessoas são mais atraídas por quem se parece com elas, ou por pessoas com características opostas, de modo a complementar o que elas sentem que lhes falta?
Para tentar descobrir uma resposta, a professora Amy Zhao, da Universidade de Queensland (Austrália), realizou experimentos presenciais nos quais 682 participantes se envolveram em 2.285 interações de encontros rápidos, com os participantes de sexos opostos interagindo por 3 minutos de cada vez.
Depois de cada interação, os participantes avaliavam uns aos outros quanto à atratividade, gentileza e compreensão. Enquanto isso, os pesquisadores analisaram as imagens faciais de cada um para calcular a masculinidade ou feminilidade faciais e a semelhança física entre os parceiros de interação.
Metade das interações foram feitas com parceiros da mesma etnia e a outra metade com parceiros de diferentes etnias.
Você sabia que dois terços dos casais românticos começam como amigos?
Semelhantes atraem semelhantes
Analisando os dados, a psicóloga acredita ter encontrado indícios de que a maioria das pessoas sente atração por aquelas que se parecem mais com elas.
“Descobrimos que os participantes classificaram os parceiros que tinham rostos geometricamente medianos e rostos semelhantes aos seus como mais atraentes,” disse Zhao. “Os participantes também receberam classificações de atratividade facial mais altas de parceiros da mesma etnia, em comparação com aqueles de etnia diferente.”
E essa atratividade pelos semelhantes não se limitou às características físicas: “Curiosamente, pessoas com características faciais semelhantes se classificaram como parecendo mais gentis, independentemente da etnia,” contou Zhao.
“Nossas descobertas sugerem que rostos semelhantes despertam uma sensação de afinidade, fazendo com que as pessoas sintam conforto, familiaridade e pertencimento com aqueles que se parecem com elas. Uma melhor compreensão de como as pessoas avaliam a atratividade pode ajudar no namoro e na formação de relacionamentos românticos,” concluiu a pesquisadora.