Saúde
Tipo específico de ômega-3 previne fígado gorduroso
A equipe agora irá fazer testes com uma suplementação da proteína, para checar seus efeitos.
Fígado gorduroso
Os ácidos graxos ômega-3 são conhecidos pelos seus muitos benefícios à saúde, mas um deles pode ser especialmente benéfico para quem apresenta altos níveis de gordura no fígado.
Cheen Chin e colegas da Universidade de Duke (EUA) descobriram que uma proteína transportadora do ômega-3, chamada Mfsd2a, desempenha um papel fundamental em um mecanismo específico que impede que o fígado armazene muita gordura dos alimentos.
Isso indica que é possível desenvolver um suplemento dietético para ajudar a prevenir a doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), ou fígado gorduroso.
O excesso de gordura que se acumula no fígado durante o início da DHGNA leva à inflamação e deterioração progressiva e cicatrização, podendo levar à cirrose hepática.
Um tipo de gordura, chamada fosfolipídios, é essencial para a formação das membranas celulares e, na verdade, protege o fígado contra os efeitos nocivos da gordura alimentar.
É aí que entra a proteína estudada agora: a Mfsd2a é uma fonte importante de fosfolipídios hepáticos, podendo proteger o fígado contra a DHGNA.
“Nossas descobertas mostram que os lipídios LPC [fosfolipídio lisofosfatidil colina], particularmente aqueles que contêm ácidos graxos poli-insaturados, como o ácido graxo ômega-3 DHA, podem se tornar um meio de prevenção a longo prazo para DHGNA,” disse o Dr. George Goh, coordenador da pesquisa.
Os ácidos graxos ômega-3 são gorduras essenciais para o funcionamento do organismo e podem ser encontrados em alimentos, principalmente peixes e na linhaça.