AGRICULTURA & PECUÁRIA
Missão do Banco Mundial acompanha avanço das ações do PB Rural Sustentável
Representantes do Banco Mundial estão retornando à Paraíba para dar continuidade às avaliações periódicas relativas à implementação do Projeto PB Rural Sustentável, uma iniciativa do Governo da Paraíba, visando melhorar o acesso à água, reduzir a vulnerabilidade agroclimática e aumentar o acesso a mercados das organizações de produtores da agricultura familiar. As ações visam beneficiar 46 mil famílias paraibanas.
Além de analisar o progresso das ações e recomendações acordadas na missão anterior – realizada em maio de 2023, a missão oferece apoio no planejamento do Projeto até junho de 2025. A equipe do Bird está composta presencialmente pelo gerente do Banco Mundial para o Projeto Cooperar, Leonardo Bichara e Adriana Martins (consultora especialista em monitoramento e avaliação) e permanece no Estado até quinta-feira. As reuniões contarão com a participação on-line de outros integrantes da missão.
Durante reunião com os representantes do Banco Mundial, nesta segunda-feira (7), o coordenador geral do Projeto Cooperar, Omar Gama, destacou a importância dessa missão, embora curta, após a autorização da Comissão de Financiamentos Externos (Cofiex) para a prorrogação do prazo de execução do PB Rural Sustentável, que agora é até 2025.
Já Leonardo Bichara ressaltou que a missão tem caráter de monitoramento técnico para ajudar nas próximas ações do Cooperar. “Nós vamos apoiar nesse processo novo de organizar o projeto para o término da execução até junho de 2025. A nossa equipe está aqui com o intuito de que possamos planejar, em conjunto, como executar essas ações de forma integrada, envolvendo planejamento fiduciário, financeiro, de salvaguardas, dentre outros, para que consigam manter as notas que tem obtido”, reforçou.
Durante a manhã, das 9h30 às 12h30, a pauta discorreu sobre os avanços do Projeto desde a última Missão por componente, assim como os próximos passos sobre o Plano de Comunicação do Projeto Cooperar. Também estavam presentes representantes da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente (Seihma), Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) e Senar.
À tarde, o Componente 2 fez apresentação sobre projetos de água e passagens molhadas, contando com a presença do especialista em recursos hídricos e saneamento e co-gerente do projeto, Alfonso Alvestegui.
Nesta terça-feira (8), pela manhã, a equipe do Banco Mundial e do Projeto Cooperar terão reunião com o Senar e agências de apoio no campo, quando farão revisão dos subprojetos de tecnologias sociais e subprojetos do Componente 3. Depois do almoço, se reúnem para revisão das Licitações e Aquisições e do Plano de Implementação para 2023 e 2024 (com extensão), e estimativa de desembolso.
Na quarta-feira (9), pela manhã, será realizado o monitoramento e avaliação (apresentação do sistema de monitoramento e avanços no Estudo de Linha de Base). À tarde, ocorrerá a reunião final de nivelamento com equipe do Banco Mundial. Por fim, na quinta-feira (10), será realizada a reunião de encerramento, com os representantes da Secretaria de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag), da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento do Semiárido (Seafds) e Equipe do Banco Mundial.