Nacional
Jordy acusa Republicanos e PP de ‘sentar no colo do capeta’, com Lula
Líder da oposição na Câmara critica embarque de partidos de direita no governo petista
O líder da oposição na Câmara dos Deputados, Carlos Jordy (PL-RJ), criticou, nesta quinta-feira (17), o avanço das tratativas do Republicanos e do Progressistas (PP) para ingressar no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), depois de quatro anos defendendo bandeiras da direita no Brasil. O parlamentar considerou inacreditável que siglas que apoiavam a reeleição do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estejam “sentando no colo do capeta”, buscando ocupar ministérios no governo do petista.
Em suas redes sociais, Jordy tratou como certos o ingresso do Republicanos no Ministério dos Portos e Aeroportos, enquanto o PP comandaria a Caixa Econômica Federal e o Ministério do Desenvolvimento Social.
“Inacreditável ver partidos que se dizem de direita, com deputados eleitos pregando essas bandeiras, sentando no colo do capeta”, condenou Carlos Jordy.
Há a possibilidade ainda de o Republicanos assumir a chefia da Fundação Nacional da Saúde (Funasa). E o PP rejeitou a proposta de Lula de criar um novo Ministério de Micro e Pequenas Empresas, para garantir os espaços de gestão dos programas sociais como o Bolsa Família.
As tratativas para ingresso do Centrão no governo teriam avançado em encontro entre Lula e o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), nesta quinta (17).