CIÊNCIA & TECNOLOGIA
Windows 11 vai deixar você remover mais aplicativos nativos
A Microsoft deve ampliar a lista de aplicativos pré-instalados que podem ser removidos do Windows 11. A prévia do build 25931, disponibilizado no canal Canary do programa Windows Insider, permite desinstalar os aplicativos Área de Trabalho Remota, Câmera, Cortana, Fotos e Pessoas.
O Windows 11 já permite desinstalar dezenas de aplicativos inclusos na configuração de fábrica: Calculadora, Paint, Relógio e Xbox Live são alguns exemplos populares. A mudança, ainda em fase de testes, daria mais liberdade ao usuário para personalizar o PC e aliviar o problema do excesso de bloatwares.
Cortana foi descontinuada
A opção para desinstalar o app da Cortana não deve pegar muitos testadores de surpresa. Afinal, a Microsoft praticamente aposentou o serviço no sistema operacional: quem abre o aplicativo da assistente recebe o aviso “A Cortana no Windows como um aplicativo autônomo é preterida” e não pode executar nenhuma outra ação. Ainda é possível acessá-la em outras ferramentas, mas o suporte será encerrado em breve para o Teams Mobile e o Teams Rooms
Windows 11 testa área de componentes do sistema
Além da compatibilidade para remover apps nativos, a Microsoft também pretende facilitar a identificação de todas as ferramentas pré-instaladas com uma seção chamada “Componentes do sistema”. O recurso, ainda em desenvolvimento, criaria uma tela separada nas configurações para listar todos os apps, codecs e drivers nativos do Windows 11.