Saúde
Planta tropical mostra forte potencial antiobesidade
Folhas secas de Mallotus furetianus, uma planta tropical da família Euphorbiaceae, nativa da China
Planta contra obesidade
A obesidade, um importante fator de risco para várias doenças do estilo de vida, como diabetes e hipertensão, tornou-se generalizada em todo o mundo, exigindo soluções para combatê-la.
E um tratamento à base de plantas pode estar entre os métodos mais bem-vindos por ser natural e apresentar menores riscos de efeitos colaterais.
Cientistas japoneses acabam de fazer progressos significativos nessa abordagem contra a obesidade.
A mesma equipe já havia realizado um estudo sobre os efeitos do extrato de Mallotus furetianus, uma planta tropical nativa da ilha de Hainan, na China, na prevenção do fígado gorduroso, mas os efeitos antiobesidade da planta e seus mecanismos não haviam sido elucidados naquela pesquisa.
Agora, usando camundongos modelo de obesidade, os pesquisadores confirmaram que os efeitos antiobesidade do extrato de Mallotus furetianus são notáveis. O tratamento com a planta suprimiu significativamente o aumento do peso corporal e o acúmulo de tecido adiposo, além de demonstrar alterações morfológicas no fígado e no tecido adiposo.
A análise mais aprofundada sobre o mecanismo de ação do extrato revelou que a síntese de gordura foi inibida pela supressão da expressão de vários fatores de transcrição envolvidos na diferenciação dos adipócitos, um dos tipos de células de gordura.
“Nosso grupo de pesquisa está buscando ingredientes alimentares com efeitos antiobesidade, com base na ideia de que, se os encontrarmos e incorporarmos à nossa alimentação diária, poderemos contribuir para a saúde e a longevidade das pessoas. Estes resultados não apenas sugerem uma ligação entre o extrato de Mallotus furetianus e os efeitos antiobesidade, mas também indicam seu potencial como um novo ingrediente alimentar com propriedades antiobesidade,” disse o professor Akiko Kojima, da Universidade Metropolitana de Osaka (Japão).