CIÊNCIA & TECNOLOGIA
6 coisas que o Telegram faz melhor que o WhatsApp
O WhatsApp domina com folga quando o assunto é aplicativo de mensagens no Brasil. Entretanto, o Telegram vem logo atrás, com mais de 40 milhões de usuários no Brasil e estando instalado em cerca de 60% dos celulares. O software, também, tem recursos que vão além do convencional, por isso é comum ver pessoas dizendo que o Telegram é melhor que o WhatsApp.
No que o Telegram é melhor que o WhatsApp?
Aqui, reunimos alguns recursos que fazem com que o Telegram saia à frente do rival da Meta.
6. Timer de autodestruição
Os chats secretos, com criptografia de ponta a ponta semelhante à do WhatsApp, não são os únicos recursos do tipo disponíveis no Telegram. O aplicativo também garante que sua conta fique protegida, com conversas, arquivos e outros registros sendo deletados de acordo com a configuração do usuário.
Os timers de autodestruição valem tanto para mensagens e arquivos, que podem desaparecer depois de um tempo determinado, quanto para a conta em si. Caso você deixe de usar o Telegram e passe um tempo sem acessar o app, nada mais ficará armazenado nos servidores da companhia.
5. Canais e grupos mais acessíveis
É possível fazer mais com o conteúdo no Telegram. O aplicativo fundado por Pavel Durov tem um sistema de busca integrado e permite que os usuários procurem uns aos outros na plataforma, assim como localizem grupos e canais diretamente.
Basta pesquisar por um tema para ter acesso a uma lista de opções. Enquanto os grupos se assemelham a uma sala de bate-papo e podem ter até 200 mil membros, os canais de transmissão são ilimitados e controlados pelos administradores, de forma semelhante a um feed de rede social.
4. Customização de interface
Além de temas claros e escuros ou simples mudanças de papel de parede nos chats, o Telegram dá suporte total a alterações visuais por parte do usuário. É possível escolher temas pré-prontos ou utilizar cores à escolha para customizar a interface, além de aplicar mudanças na visualização de chats e botões de ação.
Dá para modificar até mesmo o ícone do Telegram no sistema operacional, com as opções de personalização permitindo que o usuário deixe o aplicativo com a própria cara ou combine seu visual com o wallpaper do próprio celular. As mudanças, também, são independentes, com o mensageiro podendo ter uma cara no seu smartphone e outra no computador.
3. Nomes de usuário
Em uma opção que pode agradar bastante aos partidários da privacidade, o Telegram utiliza um sistema de logins com nomes de usuário, não dependendo exclusivamente de números de telefone para funcionar. Assim, dá para criar contas sem nem mesmo ter um chip e utilizar apenas a versão PC do mensageiro, por exemplo, além de esconder o próprio contato da plataforma.
2. Backup na nuvem
Ao contrário do que acontece com o WhatsApp, o Telegram não exige que os usuários realizem cópias de segurança constantes de suas conversas e arquivos compartilhados. Toda a utilização fica armazenada nos servidores do mensageiro na nuvem, em tempo real e de forma automática.
Sendo assim, caso você compre um celular novo ou troque de notebook, basta fazer login em sua conta para ter acesso a tudo. Não há a necessidade de baixar arquivos da nuvem ou correr o risco de ter um backup desatualizado no armazenamento do sistema.
1. Acesso facilitado em múltiplos dispositivos
Essa vantagem conversa diretamente com a anterior. Como o Telegram está sempre salvando as mensagens dos usuários em seus servidores na nuvem, o acesso também é feito de forma direta em qualquer dispositivo no qual o aplicativo estiver disponível. A lista é grande e vai desde celulares e tablets com Android e iOS até plataformas web, macOS, Windows e Linux.
Aos usuários, basta entrar com login e senha, realizando a verificação em duas etapas caso ela esteja configurada, para utilizar o software e visualizar todas as conversas, arquivos, grupos e canais.
O Telegram também dá acesso rápido a uma lista de dispositivos autorizados, o que permite ao usuário verificar acessos, desativar aparelhos antigos e identificar invasões à conta.