Educação & Cultura
Como o metaverso é aplicado na educação?
A educação é um direito fundamental. Por isso, os países desenvolvem sistemas de Educação Básica, isto é, aquela que deve ser ofertada para toda a população e que, idealmente, faz parte da formação de todas as pessoas. No Brasil, temos um sistema com quatro fases escolares básicas.
São elas: a Educação Infantil, o Ensino Fundamental — que é dividido em Anos Iniciais e Anos Finais — e o Ensino Médio. Cada um desses segmentos tem propostas pedagógicas específicas, alinhadas com as diferentes fases do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
Continue a leitura para conhecer de perto cada segmento!
Como funciona o sistema de ensino brasileiro?
Como dito, o sistema de ensino brasileiro é dividido em várias fases escolares. Elas são determinadas e estruturadas por duas legislaturas: a Constituição Federal e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB).
Veja com mais detalhes quais são os principais objetivos de cada uma, além de conferir a idade ideal dos estudantes nesses momentos:
- Educação Infantil — é a primeira etapa da Educação Básica e atende crianças de 0 a 5 anos. É oferecida em creches e pré-escolas e tem como objetivo promover o desenvolvimento físico, cognitivo, socioemocional e cultural da criança;
- Anos Iniciais do Ensino Fundamental — vai do 1º ao 5º anos, com estudantes entre 6 e 10 anos. Tem como principais objetivos a alfabetização e o letramento, além da inserção da criança no mundo dos conhecimentos científicos e do desenvolvimento de habilidades e competências socioemocionais e culturais;
- Anos Finais do Ensino Fundamental — compreende o período do 6º ao 9º anos, quando os alunos têm entre 11 e 14 anos. É uma fase de construção mais aprofundada dos conhecimentos sobre o mundo físico, social e cultural;
- Ensino Médio — em geral, compreende os alunos entre 15 e 17 anos, e é uma fase focada na preparação para vestibulares, no desenvolvimento de ainda mais autonomia, no protagonismo e em reflexões sobre a futura vida profissional, ou seja, na elaboração de seu projeto de vida.
Após a Educação Básica, os estudantes podem cursar o Ensino Técnico ou continuar sua formação acadêmica no Ensino Superior, isto é, cursando as graduações e, posteriormente, os cursos de pós-graduação oferecidos pelas universidades, entre outras opções, como mestrado, doutorado etc.
O que esperar de cada fase escolar?
O Brasil adota uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC), inserida na LDB. Esse importante documento estabelece os conhecimentos, as habilidades e as competências que o aluno deve desenvolver em cada etapa da Educação Básica.
Desse modo, e levando em conta outras medidas regulatórias, todas as escolas do Brasil têm a mesma referência na elaboração dos currículos escolares, tanto na rede privada como na pública. Veja só quais são as principais preocupações em cada segmento!
Educação Infantil
Na Educação Infantil, que é a primeira etapa da Educação Básica, a proposta pedagógica é voltada para o desenvolvimento integral da criança, considerando seus aspectos físicos, emocionais, sociais e cognitivos. As palavras-chave dessa fase são: estímulos e acolhimento.
Todas as atividades são planejadas de forma lúdica, utilizando brincadeiras, jogos, músicas, histórias e outras estratégias que estimulem a curiosidade e o interesse das crianças, além de respeitar as características de cada uma.
O objetivo é proporcionar um ambiente acolhedor e seguro, onde a criança se sinta estimulada a explorar, experimentar, descobrir e aprender. Entre as principais aprendizagens trabalhadas na Educação Infantil, destacam-se:
- desenvolvimento da linguagem — por meio de atividades de contação de histórias, dramatizações, conversas informais e outras estratégias;
- desenvolvimento socioemocional — fundamental para que a criança compreenda suas próprias emoções, lide com conflitos, desenvolva a empatia e construa relações positivas com outras crianças e adultos;
- desenvolvimento motor — com a apresentação de atividades físicas, jogos e brincadeiras que estimulem as habilidades motoras e a coordenação;
- conhecimentos do mundo — as crianças aprendem sobre o mundo ao seu redor, explorando diferentes materiais e objetos, bem como sobre culturas, tradições e costumes;
- ética e cidadania — os pequenos já começam a compreender valores como a solidariedade, o respeito e a responsabilidade, além de noções básicas sobre cidadania.
Ensino Fundamental: Anos Iniciais
Nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o grande foco é a apresentação da criança ao mundo dos conhecimentos científicos. Ela continua o desenvolvimento de sua consciência fonológica, finalizando o processo de alfabetização e letramento, além de ter experiências cada vez mais complexas para o desenvolvimento da oralidade, da representação e da compreensão de mundo.
Também é nessa fase escolar que os conhecimentos passam a ser mais sistematizados, inclusive por meio da divisão de componentes curriculares. Os pequenos começam a ter aulas específicas de:
- Língua Portuguesa;
- Matemática;
- Ciências;
- História;
- Geografia;
- Artes;
- Educação Física.
As aulas começam a ter diferentes recursos didáticos e estratégias. Porém, a ludicidade não é eliminada por completo. Afinal, os estudantes estão passando por uma transição importante em sua trajetória escolar e ainda precisam de alguns dos elementos de diversão, brincadeira e imaginação que tinham na Educação Infantil.
O segmento Ensino Fundamental – Anos Iniciais, assim como todas as etapas da Educação Básica, também se preocupa em desenvolver habilidades socioemocionais, como: a empatia, a resiliência, a criatividade e o pensamento crítico. Essas competências são fundamentais para a formação integral dos pequenos.
Ensino Fundamental: Anos Finais
Os Anos Finais do Ensino Fundamental são marcados pela ampliação do conhecimento e pelo desenvolvimento de habilidades necessárias para o ingresso no Ensino Médio. Portanto, há uma progressão nos conteúdos de todas as áreas do conhecimento.
Já na pré-adolescência, os estudantes desse segmento têm subjetividades mais desenvolvidas, estratégias de aprendizagem mais maduras e um maior entendimento do meio social.
Desse modo, conseguem ter uma posição mais crítica frente a esses conhecimentos e aperfeiçoar sua capacidade de abstração para mobilizá-los na compreensão do mundo: é o letramento científico cada vez mais consolidado.
Nessa etapa, também há um grande foco na preparação desses pré-adolescentes para a atuação humana e democrática na sociedade. Então, os estudantes aprofundam seu conhecimento sobre direitos humanos, participação social, questões éticas e responsabilidade socioambiental.
Ensino Médio
Por fim, o Ensino Médio tem como objetivo oferecer aos estudantes uma formação ampla, aprofundada e contextualizada. Todas as áreas de conhecimento vistas até aqui são exploradas com maior profundidade, com foco na preparação para os vestibulares e para a continuidade de seus estudos.
Com o estabelecimento do chamado Novo Ensino Médio, as disciplinas são reagrupadas em itinerários formativos, de modo que os estudantes tenham o aprofundamento acadêmico em sua área de maior interesse. São eles:
- Linguagens;
- Matemática;
- Ciências da Natureza;
- Ciências Humanas e Sociais;
- Formação Técnica e Profissional.
Nesse momento, espera-se que os estudantes alcancem ainda mais autonomia intelectual e pensamento crítico. O Ensino Médio também é uma fase importante para que eles se preparem para a vida adulta, interesses e futuras definições profissionais.
Gostou de conhecer as diferentes fases escolares? Como você viu, cada uma delas é estruturada de acordo com os estágios do desenvolvimento das crianças e dos adolescentes. Em todas, as práticas pedagógicas guiadas pela BNCC devem proporcionar a formação integral dos estudantes.
Para você, qual é a fase mais interessante da Educação Básica? E a mais desafiadora? Em qual momento dessa trajetória o seu filho se encontra?
Fonte: Novos Aluns