ECONOMIA
Sua parcela de outubro está disponível no app bolsa família – saiba mais
Portal Cidadão e app do benefício já foram atualizados com as cifras dos repasses deste mês
Na próxima semana, as novas parcelas do Bolsa Família começarão a ser pagas para mais de 21 milhões de brasileiros inscritos na iniciativa.
Logo, a Caixa, responsável por fazer a gestão dos depósitos, já liberou a consulta aos montantes pertinentes a outubro.
Lembrando que o novo cronograma começará no dia 18/10 (quarta-feira) e seguirá até a data de 31/10, que é quando receberá o último grupo, ou seja, aqueles cujo número final do NIS termina em 0.
O MDS (Ministério do Desenvolvimento Social) anunciou que os repasses de agora serão antecipados para 2 grupos.
Estamos falando das famílias do Rio Grande do Sul, que foram infelizmente afetadas pelos desastres naturais que assolaram alguns municípios da região, e também dos moradores do Amazonas, que estão sendo afetados pela maior estiagem já vista por ali.
Portanto, as pessoas que moram nessas localidades onde foi declarada calamidade pública ou situação de emergência vão poder sacar os valores logo no primeiro dia do calendário, não importa qual seja a numeração do número de identificação social (NIS).
Como realizar a consulta?
Faltando uma semana para o começo dos repasses, a consulta através do aplicativo do Bolsa Família passa a mostrar dados sobre os valores que serão depositados agora. Entretanto, é importante salientar que, comumente, a folha de pagamentos costuma ser finalizada até o décimo dia mensal.
Logo, a partir da data de 10/09, a Caixa Econômica Federal começou a fazer a liberação das parcelas que devem ser quitadas em outubro, juntamente com a circunstância na qual o benefício se encontra, como, por exemplo, se o dinheiro está bloqueado, cancelado ou liberado. O beneficiário pode fazer a sua consulta pelos seguintes canais:
- aplicativo do Bolsa Família;
- Portal Cidadão da Caixa;
- app Caixa Tem.
Mas, se passar do período estipulado e as suas informações ainda estiverem desatualizadas, ou constar uma mensagem revelando situações de bloqueio, então será preciso ligar para a central 121 do MDS (Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome) ou buscar ajuda em uma unidade do CRAS.
Por fim, como já foi dito anteriormente, os pagamentos devem se iniciar em 18/10 para aqueles cujo algarismo final do NIS termina em 1. Seguidamente, o processo continuará até o dia 21/10, que é quando os últimos recebedores serão contemplados. Vejamos o calendário detalhado:
- 18 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 1
- 19 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 2
- 20 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 3
- 23 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 4
- 24 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 5
- 25 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 6
- 26 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 7
- 27 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 8
- 30 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 9
- 31 de outubro: recebem os inscritos com NIS finalizado em 0