Connect with us

Educação & Cultura

Violência nas escolas: o que podemos fazer?

Se sabemos as causas e conhecemos as soluções, estamos resolvendo o problema?

Há cerca de apenas seis meses, escrevi um artigo intitulado Atentados, suicídios: os jovens diante da violência do mundo, por conta do assassinato de uma professora ao tentar evitar que um aluno matasse colegas. Pois aqui estamos nós, novamente diante da mesma situação bárbara e horrorosa. Todas as vidas importam, nenhuma morte é fato trivial, mas – nesses casos – o assassinato é apenas a ponta do iceberg. Abaixo dessa ponta, que mira dramaticamente o céu, existe uma imensa massa de sofrimento, bullying, cobranças sociais e expectativas pessoais frustradas; dores que provavelmente não são novas na sociedade, mas que ganharam espaço para aflorarem tragicamente em nossos dias.

Não pretendo repetir aqui as coisas que escrevi a bem pouco tempo, mas alguns aspectos me impressionaram na comparação da cobertura jornalística dos dois casos. Nesse momento, existe uma assertividade muito grande com relação ao que se deve fazer para evitar essas tragédias. Seis meses atrás, os jornalistas procuravam especialistas e gestores, tentando entender por que essas coisas acontecem e como evitá-las. Várias respostas eram aventadas, sempre com cuidado para não criar estigmas nem se comprometer com falsas soluções.

Um diagnóstico relativamente bem conhecido

Hoje, bem pouco tempo depois, existe uma análise consolidada sobre o que estamos vivendo. Sabemos que nossos jovens estão sujeitos a altos níveis de pressão social, numa sociedade cada vez mais conectada e dependente do “êxito” individual, onde todos tem a obrigação de se mostrarem vitoriosos, mas bem poucos o são de fato. Uma sociedade que censura o bullying e a discriminação, mas que continua condenando aqueles que se mostram diferentes, os mais frágeis e os que não conseguem se mostrar vitoriosos em seus contextos sociais. Ao mesmo tempo, as redes sociais criaram “bolhas” onde esses excluídos podem se encontrar e ser doutrinados por ideologias truculentas e incitados à vingança violenta contra uma sociedade que não os respeita.

Também sabemos o que pode ser feito: capacitar a escola, por meio tanto do oferecimento de profissionais especializados quanto pela formação de professores, para detectar e acompanhar adequadamente os estudantes passíveis de exibir comportamentos perigosos; ajudar as famílias na educação de seus filhos, quando mostram comportamentos agressivos; aumentar a vigilância e preparar os jovens para não se deixarem influenciar pelos sites da “dark web”, onde são incentivados à prática de atos violentos.

Mas, se sabemos as causas e conhecemos as soluções, estamos resolvendo o problema? Até aqui, parece que não: cerca de metade dos atentados ocorridos no Brasil foram perpetrados nos últimos dois anos. Temos que aceitar, contudo, alguns dados da realidade… Esses atos de violência extrema são relativamente raros e o trabalho iniciado demorará algum tempo para atingir a maioria do sistema escolar e da população jovem. Por outro lado, num país que sabidamente investe pouco e mal na educação, que enfrenta sérios problemas de segurança pública, esse é apenas um entre tantos desafios enfrentados pelos governos.

Isso não isenta os gestores públicos de suas responsabilidades. Nesse atentado mais recente, os estudantes disseram à imprensa que o jovem já havia feito ameaças e que os seus colegas já haviam comunicado o fato à escola. Houve descaso ou despreparo por parte dos responsáveis. O governo estadual de São Paulo começou um programa de contratar psicólogos para trabalhar nas escolas, mas foram apenas 500 num sistema com 5.200 escolas… Muito pouco, como o próprio governo reconheceu. O governo federal tem gerado documentos e eventos de formação, mas também ainda não tem um programa nacional de combate à violência nas escolas.

Nossas comunidades

Neste cenário, as comunidades católicas têm, também elas, a sua responsabilidade, em vários níveis da vida social. Em primeiro lugar, ajudar as famílias diante do que acontece com seus jovens e nas escolas. As famílias não podem ter um discernimento adequado se estão aterrorizadas e alarmadas com a situação. É importante que a comunidade católica se ajude a enfrentar esse problema com a devida tranquilidade e confiança no Senhor. O bom cristão, mais do que se preocupar, se ocupa com os problemas: estar atento ao que acontece com os jovens, sendo uma companhia segura, sem sufocá-los ou alarmá-los; ficar próximo da escola, interagindo com professores e gestores de maneira colaborativa, não só cobrando ou questionando, mas também dando o incentivo e o apoio necessários.

Os grupos de jovens católicos são muito importantes neste cenário. Jovens precisam de outros jovens, de companhia sadia, de espaços de alegria e socialização adequados; de companheiros mais velhos nos quais possam se espelhar; ouvidos amigos que escutem suas dores e os ajudem a procurar o apoio necessário. A comunidade católica pode e deve ser o local privilegiado onde nossos jovens encontram tudo isso.

A justiça que só Deus pode nos dar

Tragédias sempre acontecem e continuarão a acontecer. Lutamos para que sejam cada vez menos frequentes, menos trágicas, mas sabemos que, assim como os pobres (Mc 14, 7), também tragédias sempre teremos. Diante de tanta dor que as cerca, não podemos deixar de nos voltar a Deus.

Quem poderá trazer justiça àqueles que morreram ainda jovens? Existe justiça humana capaz de consolar suas famílias enlutadas? E os próprios perpetradores e suas famílias, não são eles também vítimas de uma sociedade que – como máquina de moer carne – destrói sonhos e esperanças, esmaga a autoestima e não apresenta caminhos senão os da violência? A raiva e a vingança podem parecer se satisfazer com punições rigorosas, mas sabemos que a dor e o vazio permanecem…

A única justiça que, de fato, nos interessa, a justiça restaurativa, que recompõem a humanidade desfigurada pela tragédia e pela dor, só pode nascer do amor e da ternura de Deus todo-poderoso. É um milagre pelo qual só podemos pedir, no qual só podemos esperar porque já vivenciamos, ainda que de forma embrionária, as maravilhas que Ele faz por nós.

Por isso, o convite à oração que a Igreja sempre faz nessas ocasiões não é um gesto meramente formal, mas o cerne de toda a nossa resposta à violência.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca57 minutos ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca9 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca10 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca10 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional12 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br