ESTADO
Secretaria de Saúde realiza treinamento sobre Assistência Farmacêutica no SUS
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência Executiva de Assistência Farmacêutica (Geaf), realizou um treinamento para as equipes das Gerências Regionais de Saúde sobre o fluxo e o funcionamento da Assistência Farmacêutica no SUS, em especial a judicialização de medicamentos. A capacitação ocorreu na Escola de Saúde Pública (ESP).
De acordo com a gerente executiva da Geaf, Wenia Brito, o intuito do treinamento é fortalecer as ações da gerência. Ela explica que a agenda vem trazer o entendimento sobre todo o arsenal terapêutico dentro do SUS, além do recorte e da importância da política pública de assistência farmacêutica para as 12 Gerências Regionais de Saúde da Paraíba.
O treinamento teve como conteúdo o embasamento dos componentes da Assistência Farmacêutica, dando um maior componente especializado, que tem seus protocolos coordenados e gerenciados pela SES e que faz a dispensação dos medicamentos aos pacientes. A gerente também reforçou que a agenda trouxe em paralelo a importância de fortalecer as Gerências Regionais no entendimento da judicialização.
“Toda a demanda não atendida que existe hoje na população paraibana e todas as demandas judiciais que chegam na Paraíba, tendo o estado como réu, e a necessidade do cumprimento da sentença. Trazer isso para as gerências, toda a coordenação das ações, de como a gente precisa proceder juntamente com os usuários para que a gente possa de fato garantir a assistência a essas pessoas e fazer o nosso papel enquanto estado e garantir melhor qualidade de vida as pessoas”, pontuou.
A Assistência Farmacêutica (AF) é definida pela Política Nacional de Medicamentos (PNM) como um grupo de atividades relacionadas com o medicamento, destinadas a apoiar as ações de saúde demandadas por uma comunidade. Envolve o abastecimento de medicamentos em todas e em cada uma de suas etapas constitutivas, a conservação e controle de qualidade, a segurança e a eficácia terapêutica dos medicamentos, o acompanhamento e a avaliação da utilização, da obtenção e a difusão de informação sobre e medicamentos e a educação permanente e dos profissionais de saúde, do paciente e da comunidade para assegurar o uso racional de medicamentos.
Para ter acesso às informações sobre os serviços de assistência farmacêutica, a população pode consultar o Portal da Cidadania que dispõe de todas as informações necessárias, bem como a documentação para que o cidadão possa obter os medicamentos. Essas informações constam nos guias informativos e podem ser acessadas por qualquer pessoa (https://novo.portaldacidadania.pb.gov.br/saude/cedmex/documentos-por-patologia-para-obter-medicamentos).