Connect with us

Educação & Cultura

Da alfabetização à saúde, Mauricio de Sousa revela que Turma da Mônica prepara novidades

Escritor e desenhista brasileiro conta sobre seu processo de criação e planos para seus personagens; Chico Bento deve ganhar filme e autobiografia pode chegar ao cinema

O criador da Turma da Mônica, Mauricio de Sousa, afirma que quer ser lembrado por atuar na alfabetização de milhares de crianças em língua portuguesa. Em entrevista ao Podcast ONU News, ele cita que seu trabalho já foi destacado pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura. 

No último ano, para comemorar o Dia Internacional da Alfabetização, a Unesco reconheceu a importância do autor para alfabetizar e estimular à leitura, uma vez que, a partir de seu trabalho de mais de 60 anos, ele vem contribuindo para despertar a vontade de ler em milhões de crianças no Brasil e no mundo.

Acompanhe a entrevista com Monica Grayley e Felipe de Carvalho.

ONU News: Maurício, a Turma da Mônica ganhou o mundo. Eu gostaria que você comentasse com a gente sobre os temas da ONU – diversidade, clima, meio ambiente – como as histórias da Turma da Mônica também abordam esses assuntos?

 Fui homenageado pela Unesco pelo reconhecimento de que nossas revistas alfabetizaram e estimularam milhões de crianças nesses mais de 60 anos de publicações 

Mauricio de Sousa: Bem, nós estamos falando da ONU, estamos falando do mundo e de todos os assuntos. Principalmente entre os que dizem respeito à proteção, chegarmos à família, chegarmos à criança. Essa parceria começou em 2005, mais ou menos, e nesse tempo nós desenvolvemos vários projetos. O mais recente é o Donos da Rua, porque a Mônica é a dona da Rua do Limoeiro, onde são homenageadas grandes personalidades femininas do mundo inteiro e faz parte do Pacto Global da ONU para mulheres.

ONU News: Esse é um grande tema que você aborda agora e a gente lembra que a Mônica fez 60 anos. Eu queria te perguntar Mauricio, quando você começou lá atrás, você imaginou que a Mônica ia chegar tão longe: sair dos quadrinhos e ir para as telas. Você imaginou, assim que a Mônica ia chegar tão longe?

Mauricio de Sousa: Quando eu comecei a criar, eu vi que dava para criar uma coisa atrás da outra, uma coisa em cima da outra e tudo mais. E, logicamente, ampliar o nosso número de personagens, para que eu pudesse usar esses personagens em diversos tipos de assuntos, de temas, etc. Foi muito bom eu ter essa mania de ficar criando, porque me deu o material de trabalho nesses 80 e poucos anos que eu estou trabalhando.

ONU News: Maurí\icio, você sonha com esses personagens? Eles estão com você durante o dia, quando vai almoçar, eles falam com você? Como é que esse processo criativo?

Mauricio de Sousa: De alguma maneira você adivinhou alguma coisa, né? Alguns personagens que eu tenho são baseados nos meus filhos. E meus filhos, como moravam comigo, estavam lá comendo, tomavam café, brincando e tudo mais. Aliás, se eu tivesse 10 filhos, eu não teria de alguma maneira aberto tantas vezes a criação dos personagens. 

Daí veio a Mônica, a Mariângela, que é a primeira menina. Veio a gulosa, a Magali, eu não inventei. Eu olhava em volta e estava lá, a Magali comendo a melancia inteira. Eu olhava, chegava em casa, estava a Mônica arrastando um coelho, a Mariângela toda delicadinha, junto com as irmãzinhas também. E fora tudo isso, a minha memória volta um pouco da minha infância, quando eu jogava bola no campinho lá em Mogi das Cruzes. 

Eu estava lá junto com um menino, o amiguinho meu, que trocava o R pelo L e tinha o cabelo espetado, com o apelido de Cebolinha, dado pela molecadinha. E ao lado dele, tinha aquele que aquele não era muito asseado. o Cascão, que chegava geralmente cheio de lama. 

Então, ainda bem que eu tive meus filhos e os meus amiguinhos. E tive também pessoas e adultos, tudo mais que me inspiraram a minha avó, é a vó Dita, do Chico Bento, contando a história, é um personagem riquíssimo e para mim, como criança, também foi maravilhosa. Ela me ensinou a contar a história.

Quando ela me ensinou a contar a história, para mim e para os meus amiguinhos, eu gostei da ideia. Eu comecei a copiar as histórias que ela fazia, eu desenhava as histórias que ela contava. Eu pegava a história, desenhava em uma folha de papel, grudava as folhas de papel, fazer um rolo e voltava lá no caixote para fazer o cineminha, com a vela acesa vai ao fundo do caixote.

E eu cobrava dos meus amiguinhos, eu cobrava palito de fósforo. Eu dava fósforo para minha mãe, outro palito de fósforo para avó e assim por diante. Foi testando já o meu momento comercial.

ONU News: Temos uma fã do Rio de Janeiro, Lis Reis. Ela tem uma pergunta sobre como criar, se inspirando muito em você, ela lê muito essas histórias: “Sou a Liz, tenho 10 anos. Estou falando do Rio de Janeiro. Eu tenho várias revistinhas, várias coleções, leio muitas das historinhas e eu tenho a pergunta: Qual conselho você teria para quem está querendo fazer alguma revistinha?”

Mauricio de Sousa: Tem uma orientação muito fácil de ser entendida ou seguida: é só continuar desenhando, brincando de desenhar, sem a preocupação de fazer ou fazer igualzinho o Maurício, não precisa. Nem os meus primeiros desenhos estavam bons. Todo mundo treina bastante no começo, não dando certinho, mas com o tempo o pessoal aprender a desenhar e melhorar a técnica, o estilo e tudo mais. E é muito importante que leia muito, muito! Treino mais leitura vai produzir mais o desenhista.

ONU News: Mauricio, tem alguma dica para manter um nível de criatividade tão alto quanto esse que você tem de criar? Tanta história, tanto personagem…

Mauricio de Sousa: Viver a vida! E lembrar do que você viu, do que você percebeu, do que das sensações que você teve. Então, realmente, você não pode ficar parado em algum lugar, sentindo o que está acontecendo em volta de você. Principalmente, fique perto de crianças, olhando as crianças, o que elas fazem e falam, tudo mais me dá, e dá para qualquer pessoa, uma inspiração sem problema nenhum.

Diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembra que a alfabetização é um direito humano essencial

Unicef/Raoni Libório

Diretora-geral da Unesco, Audrey Azoulay, lembra que a alfabetização é um direito humano essencial

ONU News: Bom, agora vamos falar da Mônica: Mônica é líder. As pessoas escutam o que ela fala. Agora, esse é um personagem que começou há 60 anos e muita gente hoje olha para a Mônica justamente por esse ângulo, por esse prisma da autonomia, do poder para mulheres e meninas, da mulher em espaços de decisão e liderança. Como é que isso aconteceu lá atrás? 

Mauricio de Sousa: Ela já veio assim. Quando eu dei o coelho para ela, fui comprar na feira, feito de palha. Ela levava o coelho para lá e para cá, às vezes ela queria levantar o coelho, mas era mais pesado do que ela achava e a Magali escapava, pegava o pé dela enquanto ela estava comendo de melancia.

Então, a Mônica sempre na escola, na casa, com as irmãs, ela foi líder. Ela falava o que e como é que devia ser uma coisa, como é que ela queria uma coisa, como é que ela queria um prato de comida e assim por diante. Eu não precisei inventar a Mônica. Eu olhava e via o personagem ao vivo.

ONU News: Ela se torna a primeira personagem de uma revista em quadrinhos, embaixadora do Unicef. Seria muito interessante saber como é que você se sentiu quando os personagens também contribuíram para a campanha de vacinação, para ajudar a avançar objetivos de saúde pública, ajudando as pessoas a entender a importância, lidar com informações falsas durante a pandemia. Como é que você se sentiu tendo esse papel, da Turma da Mônica ajudando na saúde global?

Mauricio de Sousa: Tudo nasce pelos personagens. Por exemplo, o Cascão. Pelo nome, dá para perceber que ele não gosta muito de água, de tomar banho. E na campanha que nós fizemos sobre os cuidados de higiene para evitar o Covid-19, uso de máscara, lavar as mãos… o Cascão apareceu lavando as mãos e foi uma coisa diferente de tudo. Foi para as crianças um sucesso. Os personagens participam com as características deles e com isso o leitor, principalmente a criançada, segue também aqueles hábitos que eles estão vendo.

ONU News: A gente sabe que você está em pelo menos 120 países e essas revistas vendem mais ou menos 120 milhões de revistas por ano, sem falar nos bilhões de visualizações do canal da Mônica no YouTube e nas televisões fechadas e a cabo. Vamos falar um pouquinho da África?

Mauricio de Sousa: Nós temos também um desenho animado “Monica Toy”, que nós mandamos pelo YouTube e que tem o número fantástico de ideia de pessoas vendo. É um desenho animado, curto, sem idioma. Então, uma vez que nós terminamos de fazer o desenho para podermos mandar para o mundo inteiro instantaneamente, com isso a gente consegue fazer esse nosso filme Mônica Toy e ir para 15 milhões.

ONU News: Temos mais um convidado aqui com uma pergunta diretamente de Moçambique, o nosso convidado Ícaro Manoel, que também mandou um vídeo. Seu fã, também lê bastante e ele tem uma dúvida sobre a Turma da Mônica lá no continente africano: “Olá, sou Ícaro, natural de Maputo, Moçambique. Gostei muito de ler seus livros, parabéns por eles. Minhas perguntas são: senhor Mauricio de Sousa, como escrever para público de África? Tem planos de fazer um personagem de África? Já recebeu um comentário de África sobre o seu trabalho? Obrigado. Estas foram as minhas perguntas e até mais logo!”

Mauricio de Sousa: Pode ser que nasça personagem africano, porque eu estou para viajar para Moçambique daqui dois meses. Nessa viagem, nós estamos preparando revistas que falam do progresso que está acontecendo em Moçambique. Nós vamos conhecer Moçambique, falar com o pessoal do governo e fazer uma revista especial para eles também.

O sonho de Thérèse é se tornar governadora da província de Tanganica. Ela está sentada em uma sala de aula recém-construída na escola primária Lubile, na província de Tanganyika, graças ao Unicef e Education Cannot Wait.

© UNICEF/Josué Mulala

O sonho de Thérèse é se tornar governadora da província de Tanganica. Ela está sentada em uma sala de aula recém-construída na escola primária Lubile, na província de Tanganyika, graças ao Unicef e Education Cannot Wait.

ONU News: Seu trabalho ele é muito incrível, porque ele atravessa gerações. Eu li muitos quadrinhos da Turma da Mônica na minha infância. Mas como é que você vê o futuro dessa arte? Considerando que hoje existem outras formas de entretenimento, como você vê a Mônica, que hoje está com 60 anos, daqui a 100 anos? 

Mauricio de Sousa: Como o cérebro da gente não para eu não estou parado e não estou fazendo só a história em quadrinhos. Nós estamos fazendo revistas, livros e cada vez mais cinema. Nesse momento há dois filmes em produção: vem aí o filme do Chico Bento e, em seguida, vem um filme com a história da minha vida, com parceria com a Disney. Eu fiquei muito feliz. Eu nunca imaginei que eu ia entrar num filme junto com o pessoal da Disney. Eu fiquei maravilhado com essa força que vai ter esse nosso filme. O ano que vem vamos lançar.

ONU News: A Mônica e os demais personagens vão ser lembrados pelas características de cada um. E você? Como você quer ser lembrado? 

Mauricio de Sousa: Eu quero ser lembrado como eu estou agora, de maneira que eu ouço, vejo, leio tudo mais. O pessoal, de alguma maneira, acompanhando a nossa produção, o cinema, a história em quadrinhos, livros e tudo mais. Na alfabetização, a criançada via o gibi, eu sou conhecido por isso. E eu acho que, por isso mesmo, eu recentemente fui homenageado pela Unesco ao final de 2022, se não me engano, pelo reconhecimento de que nossas revistas alfabetizam, estimulam milhões de crianças nesses mais de 60 anos de publicações. Essa é a minha maior alegria.

ONU News: Maravilhoso! Com essa alegria a gente vai terminar, porque o nosso tempo acabou. A gente fica tão feliz com a sua presença. Que alegria ter você aqui! 

Fonte: Agência UNO

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Internacional19 horas ago

Explosões de aparelhos no Líbano: cresce temor de retaliação

Politíca19 horas ago

Vereadora Raíssa Lacerda é presa em grande operação da Polícia Federal contra aliciamento eleitoral

Educação & Cultura20 horas ago

Desafio Nota 1000: Estudantes da Rede Estadual são premiados com notebooks durante cerimônia em João Pessoa

Educação & Cultura20 horas ago

Alunos de escola do Bairro das Indústrias visitam Expofeira Paraíba Agronegócio 2024

Segurança Pública20 horas ago

Comissão Especial de Prevenção e Combate ao Assédio já está em pleno funcionamento na Paraíba

CONCURSO E EMPREGO20 horas ago

Energisa abre vagas de emprego para auxiliar eletricista na Paraíba

Politíca20 horas ago

Em visita a secretário de Esportes, Jutay Meneses discute investimento nos atletas escolares da Paraíba

CIDADE20 horas ago

Construção de nova ponte entre Valentina e Mangabeira: vereador Marmuthe solicita e Prefeitura publica nova licitação para a obra

Politíca20 horas ago

AGORA É LEI: Paraíba ganha Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com Albinismo

Esporte1 dia ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional1 dia ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura1 dia ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional1 dia ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE1 dia ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública1 dia ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública1 dia ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional1 dia ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário1 dia ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura1 dia ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE1 dia ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional2 dias ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário2 dias ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO2 dias ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca2 dias ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca2 dias ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca2 dias ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde4 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura4 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO4 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional4 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional1 semana ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional1 semana ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional1 semana ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE3 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura3 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br