Politíca
Mídia nacional destaca que governo Lula está desconfortável com atuação de Daniella Ribeiro no Senado
Em matéria especial do jornal Valor Econômico, é destacado que o governo do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não está satisfeito com seus oito vice-líderes no Senado, dentre os quais está a senador paraibana Daniella Ribeiro (PSD-PB), que não tem acompanhado as pautas do governo, mesmo essa já tendo recebido diversas benesses da base governista, como de um aliado para a presidência da Caixa, sua ascensão a presidência da Comissão Mista de Orçamento (CMO).
Segundo a matéria, a gestão de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfrenta dificuldades devido a uma sobrecarga do líder do governo na Casa, Jaques Wagner (PT-BA). O motivo seriam problemas com os vice-líderes, que normalmente ajudam o Palácio do Planalto a se dividir na atuação em comissões, mas muitas vezes têm contrariado orientações do Executivo.
O governo atualmente possui oito vice-líderes: Confúcio Moura (MDB-RO), Daniella Ribeiro (PSD-PB), Jorge Kajuru (PSB-GO), Dorinha Seabra (União-TO), Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), Weverton (PDT-MA), Zenaide Maia (PSD-RN) e Augusta Brito (PT-CE).
Em mais um momento de descompasso, ainda no mês passado, o próprio Jaques Wagner admitiu que não conseguiu chegar a um acordo com a vice-líder Daniella Ribeiro sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC) que permite a coleta de plasma humano pela inciativa privada. O texto avançou na CCJ mesmo contra a vontade do governo, mas ainda está pendente de deliberação em plenário.
“Eu quero dizer, senadora [Daniella], com todo o respeito – e nós tentamos fazer um acordo o tempo todo, que não conseguimos: eu não vejo aqui a solução”, reclamou Wagner, durante sessão da CCJ. Veja mais detalhes: https://valor.globo.com/