CIDADE
Cabedelo promove gincana com temática e ações voltadas para solidariedade e fortalecimento dos laços comunitários
Ação faz parte das atividades que compõem o projeto Caravana do Esporte
A Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC), por meio da Secretaria de Esporte, Juventude e Lazer (Sejul), realizou, nesta sexta-feira (17), no Ginásio Poliesportivo de Camalaú, a gincana do Projeto Caravana do Esporte. O evento teve como objetivo envolver os participantes do projeto em atividades de promoção da solidariedade e do senso de comunidade.
O evento teve como título “Dia da Solidariedade” e desenvolveu algumas atividades recreativas intergeracionais, cessão de oficinas, palestras e compartilhamento de experiências. O evento contou com atividades múltiplas que envolveram crianças e adolescentes, em parceria da instituição de ensino Faculdade Três Marias
“O projeto Caravana é um marco na história de Cabedelo. Suas ações envolvem as comunidades, atraem pessoas de todas idades, integram gerações em atividades conjuntas que promovem a saúde, trabalham a auto estima, constroem experiências coletivas e fortalecem os laços comunitários. Hoje damos continuidade às ações previstas no projeto original, com uma atividade que une participantes dos pólos atendidos em um dia especial de encontro, troca de aprendizados e disputas solidárias. Saúde, bem estar, lazer e solidariedade são os ingredientes deste dia”, declarou o secretário dos esportes, Maurício dos Santos.
Após a abertura da Gincana, os presentes participaram de atividades recreativas Intergeracionais, com apresentações artísticas realizadas pelos usuários do projeto. Logo em seguida, grupos mistos se envolveram nas Oficinas de Solidariedade. Cada grupo participou de uma oficina prática relacionada à solidariedade, como montagem de kits de alimentos não perecíveis para doação e confecção de cartões de agradecimento para profissionais de saúde locais.
“Neste evento agrupamos os participantes em grupos mistos identificados por cores, reunindo participantes de todos os polos, justamente para favorecer a solidariedade entre os componentes no cumprimento das provas. Trata-se de um dia especial e é mais um dos eventos que a Caravana realiza. No dia 12 de dezembro, teremos, por exemplo, o Natal Solidário, que é uma ação em que pretendemos reunir todos os participantes do projeto”, comentou o coordenador pedagógico da Caravana do Esporte, Marcos Dias.
Esporte para todos – A Caravana do Esporte e Lazer, iniciativa que apoiada pelo Ministério do Esporte, visa incentivar atividades esportivas entre a população em todas as faixas etárias e em todos os gêneros, a partir dos 7 anos. O projeto tem por objetivo fortalecer as ações voltadas à promoção do esporte, lazer e cidadania em Cabedelo, por meio da prática orientada e oferta de várias modalidades esportivas.
Lançado em maio e com duração de execução de 14 meses, a iniciativa estende suas ações aos bairros do Renascer, Jacaré, Ponta de Matos, Centro e beneficia em torno de 600 pessoas, sendo 150 por bairro, dentre crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos.
Nos 4 núcleos do projeto são ofertados circuitos com diversas modalidades. No bairro do Centro – Futebol, Futsal, Vôlei, Handebol, Basquete, Funcional, Judô, Jiu-jítsu e Xadrez; em Ponta de Matos – Futebol, Vôlei de Praia, Funcional, Skate, Futevôlei, Dança Regional, Xadrez, Beach Soccer; no Jacaré – Futsal, Basquete, Funcional, Xadrez, Dança Regional, Corrida de Rua; e no Renascer – Futebol, Futsal , Vôlei, Vôlei de Praia, Funcional, Judô, Jiu-jítsu e Xadrez.
Todo o projeto, assim como cada polo, conta com o acompanhamento das coordenações geral e pedagógica, professores de educação física e coordenadores de bairro.
Além dos circuitos nos bairros, o projeto também prevê ações de lazer e cidadania, com atividades de esporte recreativo, sala de leitura, música e artesanato, com a ocupação de praça do núcleo, bem como a realização de eventos sociais e integrativos como Gincana interbairros e Natal solidário. As ações contam com a parceria das secretarias de Saúde, Educação e Cultura, enfatizando a multiplicidade de ações físicas e intelectuais.