Connect with us

Internacional

O papel da Síria no conflito entre Israel e Hamas

Israel está bombardeando aeroportos sírios, enquanto milícias armadas do Irã disparam mísseis de dentro da Síria em direção ao território israelense. Mas qual é a real importância da Síria no atual conflito?

Ativistas sírios que protestaram contra o governo de seu país reagiram horrorizados ao ver o presidente  Bashar al-Assad  numa cúpula especial sobre o conflito Israel-Hamas na Arábia Saudita realizado no início de novembro.

Num país em guerra há mais de uma década esses, os ativistas responsabilizaram o ditador por algumas das piores barbaridades cometidas na Síria nesse período: o deslocamento provocado de milhões, a tortura de milhares, e um saldo de mortos estimado em meio milhão.

“O discurso de Assad nos encontros em Riade sobre a situação em Gaza pode ganhar um prémio de momento mais hipócrita do mundo”, afirma à DW Celine Kassem, que é ativista e responsável pela comunicação da Syria Emergency Taskforce, uma ONG sediada em Washington, nos Estados Unidos, que investiga crimes de guerra e trabalha em prol de civis afetados pelo conflito.

No sábado (11/11), Assad discursou na Arábia Saudita durante uma cúpula que reuniu membros da Liga Árabe, o órgão de cooperação regional, e da Organização para Cooperação Islâmica. No encontro, tanto ele como outros líderes árabes acusaram Israel de ignorar o direito humanitário internacional e cometer crimes de guerra contra civis em Gaza. Assad, em sua fala, ainda criticou acordos firmados por países do Oriente Médio com Israel para o estabelecimento de relações diplomáticas.

Outra organização síria de oposição a Assad reagiu no X, antigo Twitter, afirmando que, ao criticar a operação militar de Israel em Gaza, o ditador tenta varrer para debaixo do tapete os crimes cometidos – com a ajuda da Rússia – pelo seu próprio regime, citando mais de 530 ataques em instalações médicas.

Israel tem bombardeado a Faixa de Gaza desde 7 de outubro, quando seu território foi invadido por membros do Hamas num atentado terrorista que deixou pelo menos 1.200 mortos . Outras 240 pessoas são mantidas em cativeiro pelo grupo radical islâmico, que controla o enclave e é considerada uma organização terrorista pela União Europeia e Estados Unidos .

No lado palestino, o saldo de mortos passa de 11 mil, segundo autoridades em Gaza – e embora não seja possível verificar essas informações de forma independente, uma assessora do governo americano para assuntos relacionados ao Oriente Médio afirmou recentemente em audiência no Congresso que o número de vítimas pode ser maior.

“Fiquei enojado de ver um criminoso de guerra esses, uma pessoa com uma história tão sombria, falar sobre essas coisas perturbadoras”, ressente-se o jornalista e ativista Ibrahim Zeidan, que reside em Idlib, uma área no norte da Síria sob controle da oposição. “Durante a fala dele, lembrei dos ataques [a sírios] com armas químicas , de ver crianças e civis sem poder respirar – e sem nenhuma ajuda médica, porque todos os hospitais em Khan Shaykhun [no sul de Idlib] foram bombardeados naquele dia .”

E não só sírios foram vítimas do regime, acrescenta Kassem. As tropas de Assad também cercaram e bombardearam palestinos que foram refugiados na Síria – um país que um dia defendeu a ideia de um Estado para os palestinos.

Laços entre sírios e palestinos são complexos

A relação da Síria com os palestinos e com o Hamas é  longa e complicada .

O Hamas tem suas raízes no grupo transnacional Irmandade Muçulmana, que prega que uma política deve ser guiada pela religião, que promove atividades comunitárias e de assistência social, e que também tem um braço armado.

Na Síria, a Irmandade Muçulmana fez oposição ao domínio de décadas da família Assad. Em 1982, quando o pai de Bashar al-Assad, Hafez, estava no poder, as tropas sírias esmagaram uma revolta liderada pela Irmandade Muçulmana na cidade síria de Hama, matando entre 10 mil e 30 mil pessoas da região, segundo estimativas.

Mais tarde, o governo sírio apoiou a causa palestina, que sempre teve a simpatia de muitos ali. Damasco se tornou um refúgio e lar para quase meio milhão de palestinos em fuga do conflito com Israel.

Há anos, a Síria também abrigou um líder exilado do Hamas, Khaled Mashaal – apesar de a família Assad frequentemente se estranhar com o grupo, mesmo quando tentava manobrá-lo em nome de seus próprios interesses geopolíticos.

Mas em 2012, quando a até então importação, revolução síria, começou a virar uma guerra civil sangrenta, a relação azedou. O Hamas se decidiu a tomar partido na insurreição síria; seu antigo líder, Mashaal, foi para o Catar, onde vive até hoje.

Enclave situado em Damasco

Durante a guerra civil na Síria, como pontua o ativista sírio Kassem, forças do governo alvejaram intencionalmente civis palestinos no distrito de Yarmouk, um bairro de maioria palestina que se originou de um campo de refugiados. Após forças rebeldes tomarem Yarmouk, as tropas de Assad impuseram um cerco, barrando a entrada de comida, medicamentos, energia e outros mantimentos. Como ninguém pôde entrar ou sair de Dali, muitos passaram a se referir ao lugar como a “Gaza da Síria”.

No ano passado, depois que Assad – em nome da manutenção da estabilidade regional – foi convidado a voltar à Liga Árabe após uma década suspensa por causa da guerra civil, seu governo fez as pazes com o Hamas.

Ainda assim, há muitos sinais de que o Hamas e Assad não injetam um no outro, conforme argumentado pelo pesquisador Samuel Ramani numa  análise do Royal United Services Institute , um think tank britânico da área de segurança.

No campo de refugiados de Yarmouk, na Síria, moradores se aglomeraram em 2014 para conseguir comida em meio a um rígido cerco imposto pelo regime

A posição atual do regime de Assad

Depois da cúpula em Riade, foi emitida uma declaração conjunta. Nela, países árabes e muçulmanos encerrarão o cessar-fogo e o fim do bloqueio israelense à Faixa de Gaza, de modo a permitir a entrada de energia, água, alimentos, medicamentos e outros suprimentos. O grupo também apelou ao Tribunal Penal Internacional (TPI) para que investigue “crimes de guerra e crimes contra a humanidade” que Israel estaria cometendo em territórios palestinos.

O governo sírio também assinou a resolução. Mas, fora isso, o país não tem desempenhado um papel de destaque no conflito atual.

Ramani ressalta que, embora o regime tenha expressado solidariedade para com Gaza, ao mesmo tempo se absteve de maiores atritos com Israel . “A resposta do regime sírio à guerra em Gaza teve retórica estridente, mas ação contida, já que ele não quer assumir riscos políticos e de segurança em nome do Hamas.”

Até agora, segundo Ramani, a Síria manteve as ações militares contra Israel restritas a tiros de artilharia e de missões nas Colinas da Golã , área sob ocupação israelense – essas ações já ocorrem há anos.

O Exército israelense continua a disparar missões na direção dos aeroportos em Damasco e Aleppo para tirar a operação e impedir o envio de combatentes ou armamentos pelo Irã. Mas Israel não tentou eliminar alvos militares russos ou sírios. Os Estados Unidos dizem ter investido contra o que seriam bases iranianas na Síria .

Governo de Assad está ‘muito enfraquecido’

Numa entrevista ao site Syria Direct , o especialista em Síria Joseph Daher argumenta que o governo de Assad é, na verdade, um “ator muito fraco” e “passivo”, desprovido de poder militar próprio, e que sobreviveu à guerra civil graças ao apoio militar e à intervenção russa e iraniana.

Se for provável que o governo sírio aja por conta própria, o mesmo não pode ser dito por várias milícias operando em território sírio com o apoio do Irã – estas pessoas são quase independentemente de Assad.

Mas os analistas avaliam que, neste momento, ninguém parece querer isso. “Apesar da sequência de ataques e contra-ataques, nenhum dos lados – EUA e Israel, de um lado, e o Irã e os grupos que ele apoia, do outro – parece querer uma escalada regional grande [do conflito]”, consta de análise publicado recentemente pelo International Crisis Group. “Mas enquanto a guerra em Gaza continuar, esse risco aumentará.”

Para ativistas sírios deslocados ou vivendo no exílio enquanto lutam pela justiça, tudo que está acontecendo no Oriente Médio deveria ser visto como interconectado. Alguns afirmam que a impunidade do regime de Assad no cometimento de crimes contra a humanidade – bombardeios de hospitais, mortes de jornalistas e o uso de armas químicas – levou à manipulação de todo o sistema de direito humanitário internacional.

A presença de Assad em Riade e em outros eventos internacionais “é um lembrete doloroso da luta contínua por paz e justiça na nossa região”, afirma o jornalista Zeidan à DW. “E deveria lembrar a todos nós da necessidade de justiça e de responsabilização pelas coisas futuras que aconteceram na Síria.”

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário1 hora ago

No Brasil de Lula, bandido armado vira empresário e matuto de fé vira terrorista

Nacional4 horas ago

PDT puxa o freio e sai da sela do governo Lula: “Não é pirraça, é vergonha na cara”, diz Heringer

CIDADE5 horas ago

🗣️ Raoni bota o dedo no quengo de Pollyanna e defende Cícero com o peito estufado: “Lealdade se honra, não se troca por conversa mansa de bastidor”

Segurança Pública6 horas ago

Tropa fala, ALPB escuta: reforma na PM é promessa boa ou só conversa fiada?

Segurança Pública7 horas ago

A Força-Tarefa que está revelando os roubos do INSS: O povo do sertão não vai ficar em silêncio!

Nacional9 horas ago

Emenda maldosa do PT abriu a porteira pro roubo dos aposentado, denuncia ex-ministro arretado no Senado

Nacional10 horas ago

Hugo Motta quer Brasília no bolso e a Paraíba na rédea: “O nome do Republicanos vai na cabeça da chapa, nem que chova canivete!”

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Cícero Lucena celebra novo Porto de Cabedelo como impulso ao desenvolvimento de João Pessoa e região

Saúde1 dia ago

Prefeitura chama atenção para os cuidados com a vacinação das crianças menores de seis anos

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que os fortes não se gabam e a mansidão é força

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Por que monges e freiras usam hábitos de cores diferentes?

Internacional2 dias ago

10 cardeais que podem ser o próximo papa

CIDADE2 dias ago

João Pessoa comemora dois anos da Clínica do Pet e reforça compromisso com a causa animal

Judiciário2 dias ago

A evolução jurídica do direito ao nome do natimorto

Judiciário2 dias ago

Democracia militante instrumentalizada no Direito Eleitoral

Nacional2 dias ago

Vetos presidenciais: Congresso Nacional marca primeira sessão deliberativa de 2025 para 27 de maio

CIDADE2 dias ago

SINIR: municípios tem até 31 de maio para envio das informações sobre resíduos sólidos

Judiciário2 dias ago

Dois agravantes não justificam o aumento de três anos na pena por tráfico

Judiciário2 dias ago

STF não deve se opor à redução de penas articulada pelo Senado

CIDADE2 dias ago

Programa Municipal de Apoio aos Pequenos Negócios injeta R$ 17 milhões na economia local

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Evento reúne cordelistas, repentistas, atrações musicais e encanta turistas no Busto de Tamandaré

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Ninguém esperava que este fazendeiro se tornasse o próximo papa

Saúde2 dias ago

CHM registra mais de 2 mil pacientes vítimas de acidente de trânsito e alerta sobre prevenção

ECONOMIA2 dias ago

Selic nas Alturas: Banco Central bota os juros lá nas nuvens e o povo geme no aperto

Nacional2 dias ago

Brasília tá fervendo: anistia, aumento de deputado, fusão de partido, Dirceu ressuscitando e Bolsonaro voltando à cena!

Nacional2 dias ago

Lula, o sumido das quebradas: entre os escândalos do INSS, promessas furadas e o povo do sertão com a paciência esgotada

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-JP oferta 568 vagas de emprego

Nacional2 dias ago

O grito encangado de sertão: Quando o povo cansado vira trovão e a justiça veste capa de carrasco

Judiciário3 dias ago

Dino rejeita imunidade parlamentar e manda Congresso explicar emendas

Nacional3 dias ago

Liberdade de Imprensa e a chegada da IA: O jornalismo na mira dos poderosos e no coração do povo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte11 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE11 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional2 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Educação & Cultura3 semanas ago

O QUE O NOVO ESTUDO SUGERE SOBRE DINOSSAUROS?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE EXPLICA A LONGEVIDADE DAS ABELHAS RAINHAS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

QUAL FOI O 1º OBJETO INTERESTELAR DETECTADO?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE MARCA A PRIMAVERA?

Saúde3 semanas ago

QUANDO COMEÇAM TESTES EM HUMANOS?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br