Connect with us

Educação & Cultura

Falta de exigência e ideologização do ensino retêm Brasil entre lanternas da educação no mundo

Mau resultado do Brasil no Pisa tem a ver com baixo nível de exigência e ideologização do ensino, dizem especialistas

O desempenho ruim dos estudantes brasileiros na última edição do Pisa, exame internacional feito com jovens de 81 países e economias, tem uma série de causas relacionadas principalmente com o baixo nível de exigência e a ideologização do ensino, de acordo com especialistas em educação consultados pela Gazeta do Povo.

O país ficou em 64º lugar em matemática, 53º em leitura e 61º em ciências entre as 81 nações avaliados. O desempenho é pior que o de países da América Latina como México, Costa Rica, Uruguai e Chile. As pontuações estão muito abaixo da média geral dos países da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), responsável pela avaliação: os estudantes do Brasil alcançaram pontuação 379 em matemática, 410 em leitura e 403 em ciências; a média dos alunos da OCDE foi de 480 em matemática, 482 em leitura e 491 em ciência.

“Precisamos mudar urgentemente. Não podemos continuar fazendo com que os nossos estudantes passem por anos e anos nas escolas e não aprendam a ler, escrever e contar do mesmo modo que seus pares em outros países fazem. As crianças brasileiras têm todo o potencial e todas as possibilidades, como quaisquer outras crianças do mundo todo”, afirma Renan Sargiani, presidente do Instituto Edube (Instituto de Educação Baseada em Evidências) e pós-doutor em Educação pela Universidade Harvard.

Para ele, “o problema não está lá aos 15 anos, quando eles fazem o Pisa, mas muito antes”. “As dificuldades começam desde a educação infantil, nos anos iniciais do Fundamental, quando as crianças têm dificuldades acentuadas de alfabetização”, acrescenta.

Sargiani crítica a estagnação do Brasil, que não promove mudanças radicais mesmo com os seguidos resultados negativos na educação. “Neste período de mais de 10 anos que a gente tem visto o resultado do Pisa estagnado, o que a gente observa é que as políticas eram muito próximas, muito parecidas, não houve grandes modificações. A gente tinha relatórios, por exemplo, da Academia Brasileira de Ciências de 2011 apontando que as políticas sobre alfabetização estavam em descompasso no Brasil com o que diz a ciência mais contemporânea, com o que dizem as evidências mais fortes sobre como as crianças aprendem a ler e escrever e como nós podemos ensinar. E essas mudanças ainda não têm chegado à sala de aula.”

O especialista recorda que países como França, Estados Unidos, Portugal e Chile, que adotaram políticas educacionais baseadas em evidências, têm colhido como frutos a melhoria nos resultados de indicadores internacionais. “E eu acho que esse é um dos motivos pelos quais o Brasil ainda não tem melhorado. O fato de não seguir as evidências e de não ter consistência em suas políticas”, afirma.

A ruptura de políticas públicas, para ele, também é um motivo da estagnação. “Às vezes a gente começa a alinhar o caminho, e aí troca de governo, e as coisas mudam de novo e ficam cada vez mais difíceis. Aqui no Brasil a gente tem um exemplo de Ceará e de Sobral, mais especificamente, no qual as políticas têm, mesmo que se troque de governo, permanecido com o mesmo foco. E aí os resultados têm melhorado consistentemente.”

Falta de exigência e ideologização são fatores principais do resultado desastroso

Para a educadora Anamaria Camargo, presidente e diretora-executiva do Livre para Escolher, um dos problemas da educação no Brasil é a falta de responsabilização das instituições.

“As escolas não têm nenhum sistema de accountability. Não importa o nível de desempenho que os alunos tenham: não há nenhum sistema que responsabilize sejam os gestores, seja o secretário de Educação. Não há nenhum preço pago pelo erro. Ao contrário. Normalmente, quando os alunos estão mal, não aprendem, isso é usado como uma justificativa para receber mais recursos. O incentivo é perverso nesse sentido. Não há nenhum estímulo, por exemplo, para professores que sejam dedicados, bem preparados e que trabalhem com o aluno quando você sabe que um professor que trabalha na mesma escola, mas não é dedicado, é mal preparado, recebe o mesmo salário. O risco para os dois de perder seu emprego na escola é o mesmo – ou seja, nenhum. Os estímulos estão errados”, critica.

Na visão dela, o grande problema do sistema educacional brasileiro é que ele “existe para manter a si e aos grupos de interesse”. “O estudante é uma mera desculpa para que o sistema receba recursos. Quando o resultado não vem, nada muda. O pagador de impostos continua sendo obrigado a sustentar o sistema que não funciona”, afirma.

Também há um grave problema, segundo ela, na seleção e formação de professores. “A gente continua selecionando os professores dentre os piores alunos do ensino médio. A gente sabe disso quando a gente vê a nota de corte do Enem para um curso de pedagogia. A pessoa, muitas vezes um analfabeto funcional, chega à faculdade e vai receber um curso de formação docente que é muito deficiente, frequentemente baseado em pseudociência. Ainda mais em época de ideologização, de marxismo identitário e de ‘wokismo’. Esse é o professor que sai das faculdades. E ele ainda chega a uma sala de aula com alunos despreparados, que vêm com gaps enormes de aprendizado de anos atrás”, observa.

Formação de professores no Brasil precisa voltar ao feijão com arroz, diz especialista em didática

Para Thiago Machado, especialista em didática e formação de professores e mestre em Ensino de Ciências pela UnB, a fraca formação dos professores é, hoje, o maior problema da educação brasileira.

“Se a gente olha para os países que estão no topo do Pisa, e a gente enxerga as políticas feitas nos últimos anos que levaram aos resultados, a gente vê um investimento pesado na formação de professores. Isso não significa investimento na forma de dinheiro. A gente ouve muito falar que investir mais dinheiro na educação faria com que ela melhorasse. Não é nesse sentido. É na qualidade, naquilo que é ensinado para os professores como ferramenta para eles trabalharem na sala de aula”, explica.

Ele recorda que, nas décadas de 1960 e 1970, começaram a surgir no Brasil correntes da pedagogia que condenavam técnicas “da chamada ‘educação tradicional'” de forma indistinta, querendo fazer tábula rasa da metodologia que era aplicada.

“Realmente havia alguns problemas em alguns pontos, mas isso não pode ser generalizado. Tem aquela caricatura da palmatória, do professor repressivo. Nessa época, a didática começou a ser jogada no lixo. A didática é a disciplina que fala de métodos e técnicas dentro da sala de aula. As discussões começaram a ser muito mais no âmbito social, ‘filosófico’ – e isso entre aspas, porque se fala que é filosófico, mas não é exatamente assim –, e se deixou de lado a didática, sendo a disciplina que trabalha com a técnica do ensino”, comenta.

Hoje, nos cursos de pedagogia, a didática tornou-se uma questão irrelevante, o que, para Machado, cria um exército de professores desprovidos de ferramentas essenciais ao exercício de sua profissão. “Qualquer profissão precisa de técnica. Um médico, por exemplo, quando faz um diagnóstico, tem à disposição uma ‘caixinha de ferramentas’, de técnicas. A depender do diagnóstico, ele vai buscar uma técnica para o seu caso”, observa. “Isso deveria também valer para professores. Eles precisam de técnicas para avaliar o estudante e, a partir dessa avaliação, buscar a melhor ferramenta. Isso, hoje, não existe na educação brasileira. A formação de professores não ensina isso. Esse é o grande problema.”

Assim como Sargiani, ele critica a falta de base em evidências para a escolha das metodologias educacionais no Brasil. “Fala-se muito hoje sobre o risco de negar a ciência, mas se a gente pegar o que a neurociência traz hoje a respeito da educação, e a gente comparar com o que se fazia na chamada educação tradicional, há muita consonância em vários aspectos – e discordância do que hoje se prega como o que seria bom na educação.”

Um dos exemplos mais claros disso, segundo ele, é a demonização que se faz da memorização. “A gente ouve muito falar que a memorização, que chamam de uma forma pejorativa de ‘decoreba’, é ruim. Estão querendo deixar de lado a principal habilidade para que alguém possa pensar ou aprender alguma coisa. Eu não tenho como aprender nada sem ter memória, porque a memória é onde guardamos toda a matéria-prima do pensamento”, comenta. Para Machado, é “extremamente prejudicial para a aprendizagem condenar a memória”.

Ele critica, além disso, a ênfase no que se chama de “pensamento crítico”. “A gente tem uma prova do Enem que demanda que os alunos resolvam problemas que às vezes nem os próprios especialistas da área conseguem resolver”, diz. “Como você quer que um aluno tenha senso crítico se ele não sabe nem ler direito, se ele não tem o desenvolvimento da linguagem suficiente nem para se expressar direito? O máximo que a gente vai ter são reproduções de argumentos que alguém já pensou para eles. Isso não é pensamento crítico”, conclui.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte12 horas ago

João Azevêdo entrega novo Ronaldão, recepciona medalhistas paralímpicos e destaca investimentos no segmento esportivo

Internacional12 horas ago

Walkie-Talkies de terroristas do Hezbollah explodem na manhã de hoje

CIÊNCIA & TECNOLOGIA12 horas ago

Ministério das Comunicações forma primeira turma de reparos em smartphones da Paraíba

Educação & Cultura12 horas ago

CAIXA DISPONIBILIZA AOS ESTUDANTES CONTRATAÇÃO DIGITAL DO FIES POR APLICATIVO

Internacional12 horas ago

Nações Unidas pedem investigação independente após explosão de pagers no Líbano e na Síria

CIDADE12 horas ago

Castramóvel e hospital veterinário: vereador Janderson Brito apresentou ao menos 12 requerimentos em defesa da causa animal em Cabedelo

Segurança Pública12 horas ago

Força Aérea do Brasil quer transformar o Gripen F-39 com a tecnologia dos aviões de combate mais modernos dos Estados Unidos

Segurança Pública12 horas ago

Brasil fortalece suas Forças Armadas com sistemas avançados de defesa, intercomunicação e foco na segurança: Exército, Marinha e Força Aérea com ênfase na transferência de conhecimento

Internacional12 horas ago

Ex-primeiro-ministro da lituânia, nascido na união soviética, é indicado para liderar a defesa da União Europeia em meio a crescente ameaça russa

Judiciário12 horas ago

Viagens de Flávio Dino com a FAB custaram mais de R$ 3 milhões aos cofres públicos em apenas 8 meses

Educação & Cultura12 horas ago

Prorrogadas inscrições da seleção para o programa de pós-graduação da ENCE

CIDADE12 horas ago

Ao NinjaCast, vereador Marmuthe detalha projeto de infraestrutura para as praias do Sol e Barra de Gramame: “Eram as praias mais esquecidas pelo Poder Público”

Internacional12 horas ago

Deputada americana apresenta lei que impedirá entrada de Moraes nos EUA

Judiciário12 horas ago

Partilha de bens adquiridos antes da Lei da União Estável e gestão de patrimônio

ESTADO12 horas ago

Nota de repúdio ao ataque contra auditores fiscais na Paraíba

Politíca12 horas ago

Deputados aprovam proposta de Jutay que garante capacitação e complementação de renda para pescadores artesanais

Politíca12 horas ago

Assembleia aprova projeto de Camila que inclui campanha ‘Rompa o Ciclo da Violência’ no Calendário de Eventos

CONCURSO E EMPREGO12 horas ago

Fundação de Saúde abre inscrições para concursos com mais de 4.500 oportunidades na Paraíba

Politíca13 horas ago

Deputado Júnior Araújo critica divulgação de pesquisas eleitorais fraudulentas e defende maior rigor na legislação

Politíca13 horas ago

Assembleia aprova projetos em defesa dos direitos das mulheres e das pessoas com deficiência

AGRICULTURA & PECUÁRIA13 horas ago

Embrapa Cerrados aproxima mais de 350 estudantes das pesquisas voltadas para o bioma

Saúde13 horas ago

O que é a febre oropouche e o que se sabe sobre a doença

Judiciário13 horas ago

OAB-PB divulga resultado da eleição para desembargador do TJPB; veja nomes

CIDADE17 horas ago

Nilvan Ferreira recebe apoio estratégico de Irmão Jauires e intensifica campanha rumo à prefeitura de Santa Rita

ENTRETENIMENTO22 horas ago

Pagode e Samba Entre Amigos: Prepare-se para a Melhor Noite de Música e Diversão no Celebration

Nacional2 dias ago

Programa “Lawfare nunca mais” destaca a trajetória de Daniel Pereira e os desafios enfrentados por governos democráticos no Brasil

Politíca2 dias ago

Estou pronto para ser o prefeito que Santa Rita precisa: Uma cidade que clama por liderança verdadeira

ESTADO2 dias ago

Governo da Paraíba encerra Painel Paraibano de Mudanças Climáticas nesta quinta e sexta, em João Pessoa

ECONOMIA2 dias ago

Calendário INSS setembro 2024: Confira as datas de pagamento

Esporte2 dias ago

Merab Dvalishvili explica beijos nas costas de Sean O’Malley durante disputa de cinturão no UFC 306

ENTRETENIMENTO12 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA9 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO9 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional9 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE9 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA9 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde9 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional9 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário12 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura9 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional9 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA9 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional9 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO9 meses ago

HORTÊNSIAS

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO7 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO10 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

ENTRETENIMENTO6 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ENTRETENIMENTO4 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte4 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO10 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

Internacional6 meses ago

China

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 dias ago

TURISTAS FAZEM CAMINHADA ESPACIAL HISTÓRICA COM A POLARIS DAWN

Saúde3 dias ago

COMO O AUMENTO DA TEMPERATURA AFETA O NOSSO CORPO?

Educação & Cultura3 dias ago

COLÉGIO AGRÍCOLA CRIA UM SISTEMA PARA PRODUÇÃO DE TILÁPIA

ENTRETENIMENTO3 dias ago

COMO ESCOLHER O CANE CORSO PERFEITO: GUARDA E COMPANHIA

Nacional3 dias ago

PRESERVAÇÃO DA AMAZÔNIA É FUNDAMENTAL PARA O EQUILÍBRIO CLIMÁTICO DO PLANETA

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 dias ago

O QUE SERÁ DA AGRICULTURA SEM OS JOVENS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA7 dias ago

ANATEL ENDURECE REGRAS PARA O TELEMARKETING

Internacional7 dias ago

MAIOR GELEIRA DOS ALPES ITALIANOS DOLOMITAS PODE DESAPARECER ATÉ 2040

ENTRETENIMENTO7 dias ago

RECEITA: TORTA DE ABÓBORA COM CACHAÇA

Internacional7 dias ago

5 MOMENTOS-CHAVE DO DEBATE ENTRE KAMALA E TRUMP

Nacional7 dias ago

REGIÃO DA CHAPADA DOS VEADEIROS É ATINGIDA POR “FOGO SUBTERRÂNEO”

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 semanas ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde2 semanas ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA2 semanas ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública2 semanas ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE2 semanas ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura2 semanas ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde3 semanas ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde3 semanas ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura3 semanas ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA3 semanas ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br