Connect with us

Internacional

Gaza em situação dramática apesar das “zonas de evacuação”

Críticas a Israel crescem à medida em que os ataques contra o Hamas tomam todo o enclave palestino. Órgãos da ONU afirmam que os esforços militares para poupar civis têm sido insuficientes: “Não há lugar seguro em Gaza.”

Desde o fim do cessar-fogo em 1º de dezembro, as forças israelenses anunciaram a expansão de suas operações por terra em toda a Faixa de Gaza, com o combate ao Hamas sendo travado agora também no sul do enclave densamente povoado – uma região antes indicada como rota de fuga do conflito pelos próprios militares israelenses.

A ação, segundo as Forças de Defesa de Israel (IDF), tem por objetivo a libertação de todos os reféns e a “destruição” do grupo radical islâmico – classificado como organização terrorista por Israel, países do Ocidente e algumas nações árabes – que invadiu o território israelense em 7 de outubro, matando cerca de 1.200 pessoas e levando outras 240 para dentro de Gaza, das quais 137 ainda continuam em cativeiro.

Mas dois meses depois do início do conflito, Israel se vê cada vez mais alvo de críticas da comunidade internacional – vindas não só do mundo árabe e islâmico.

Guterres apela ao Conselho de Segurança da ONU

O secretário-geral das Nações Unidas (ONU), Antonio Guterres, já se referiu publicamente diversas vezes à situação da população civil em Gaza como “catastrófica”. Na quarta-feira (06/12), em uma movimentação rara, ele invocou o Artigo 99 da Carta das Nações Unidas para instar o Conselho de Segurança da ONU a agir e impor um “cessar-fogo humanitário” para “evitar uma catástrofe”.

Segundo esse artigo, o secretário-geral pode chamar a atenção do Conselho de Segurança para circunstâncias que, em sua opinião, são capazes de “ameaçar a preservação da paz mundial e da segurança internacional”.

Antes disso, o dispositivo havia sido usado pela última vez em 1989 pelo então chefe da ONU, o peruano Javier Perez de Cuellar, para obter um cessar-fogo na Guerra Civil do Líbano (1975-1990).

Por causa da movimentação de Guterres, o Conselho de Segurança da ONU deve apreciar uma nova resolução de cessar-fogo, encampada desta vez por países árabes. Para ser aprovada, a medida precisa do aval de nove dos 15 membros do conselho, e não pode ser vetada por nenhum dos cinco membros permanentes: Estados Unidos, Rússia, França, Reino Unido e China. A esta altura, porém, a aprovação de um cessar-fogo é dada como improvável.

Segundo a autoridade de saúde em Gaza, ente controlado pelo Hamas, o número de mortos nesses dois meses de guerra já passa de 16 mil no lado palestino –cerca de dois terços das vítimas eram civis.

Além disso, quase 80% da população dentro da Faixa de Gaza teve que deixar suas casas para fugir do conflito, de acordo com a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos (UNRWA).

EUA falam em plano para proteger civis

A estratégia israelense também suscita dúvidas entre membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) que defendem o direito de Israel à autodefesa.

“O que significa a destruição total do Hamas? Alguém acredita que isso é possível?”, questionou no último sábado o presidente francês Emmanuel Macron ao se referir a um dos autodeclarados objetivos da ação israelense em Gaza. Em Dubai para participar da COP28, a Conferência da ONU sobre o Clima, Macron advogou por um armistício permanente.

Mesmo dos Estados Unidos, o aliado mais próximo de Israel, vieram advertências de políticos de alto escalão, como a vice-presidente Kamala Harris e o secretário de Estado Antony Blinken. Um dia antes do fim da trégua entre Israel e Hamas, o chefe da diplomacia americana disse ter instado Israel a “implementar planos de proteção civil humanitária” antes de retomar a ofensiva terrestre, a fim de minimizar o saldo de vítimas inocentes.

“Zonas de evacuação” para poupar civis

As forças israelenses afirmam que agem para poupar civis desde o início do conflito. Israel, contudo, parece estar ciente de que se espera mais do país.

“Precisamos de tempo para derrotar o Hamas. Se não tomarmos medidas humanitárias para minimizar as mortes de civis, podemos perder nossa legitimidade”, declarou um porta-voz das IDF, Richard Hecht, ao jornal britânico Financial Times.

O exército mudou sua forma de alertar os civis sobre combates e ataques aéreos. Ao fim da trégua na sexta-feira passada, as IDF lançaram panfletos sobre Gaza contendo instruções de segurança e um QR-code que redirecionava para o site das Forças Armadas, com um mapa que mostra a Faixa de Gaza dividida em várias centenas de zonas de diferentes tamanhos.

Essas seriam “áreas discerníveis” que permitiriam aos habitantes de Gaza se orientar e evacuar áreas específicas com base em orientações adicionais.

Desde então, a IDF forneceu mais informações sobre quais dessas zonas teriam combates militares, usando as redes sociais, formas diversas de transmissão eletrônica e até chamadas telefônicas, segundo o jornal israelense Haaretz.

Para a UNRWA, as medidas são inadequadas para proteger civis em Gaza. “Não há lugar seguro em Gaza – nem no sul, nem no sudoeste, nem em Rafah ou em quaisquer unilateralmente definidas ‘zonas de segurança'”, disse na segunda-feira o comissário-geral da entidade, Philippe Lazzarini, três dias após o fim da trégua.

Na quarta, a entidade afirmou no X (antigo Twitter) que os palestinos não têm para onde fugir, e que os campos de refugiados estão lotados.

Chefe do Centro de Estudos Palestinos na Escola de Estudos Orientais e Africanos em Londres, Dina Matar explicou, em entrevista à revista americana Time, por que não considera o mapa da IDF uma solução viável para proteger civis: “Mesmo para alguém que conhece cada bairro, é difícil se orientar no mapa.”

Ela também argumenta que é quase impossível deixar as zonas de evacuação a tempo, já que os avisos das IDF às vezes chegam tarde ou nem chegam, e também porque as zonas presumivelmente seguras estão lotadas e a maioria das pessoas se desloca a pé.

Em reportagem publicada nesta quinta-feira, o jornal britânico The Guardian afirma que o exército israelense tem dado informações contraditórias a civis palestinos sobre onde se abrigar do conflito, ao mesmo tempo em que mantém aberta a possibilidade de bombardear essas mesmas áreas. Moradores e organizações de apoio humanitário atuando na região chamaram de “miragem” as orientações sobre as “zonas humanitárias” ante a ausência de abrigo e a escassez de água e comida.

A própria UNRWA se queixa de ter tido 80 instalações suas atingidas durante o conflito – as forças israelenses alegam que o Hamas usa civis como escudo humano.

“Estamos tentando informar os palestinos com antecedência sobre onde os combates ocorrerão”, disse à emissora CNN Jonathan Conricus, outro porta-voz das IDF. “Não sei como mais podemos derrotar o Hamas onde ele está e minimizar as vítimas civis.”

“Situação humanitária piora a cada hora”, alerta OMS

Segundo relatos, a situação dos civis palestinos na Faixa de Gaza se agravou com a expansão da ofensiva terrestre de Israel. Faltam alimentos, medicamentos e, principalmente, água limpa – para beber, cozinhar e lavar. A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou na terça-feira no X: “A situação humanitária em Gaza piora a cada hora.”

Segundo informações publicadas pela imprensa e não refutadas por Israel até agora, o país avalia como alternativa de combate a inundação do sistema de túneis do Hamas com água do mar, a fim de expulsá-los de seus esconderijos – algo, segundo especialistas, que poderia causar ainda mais danos à infraestrutura de água e esgoto em Gaza, que já era precária antes da guerra.

Organizações de apoio humanitário afirmam que cerca de 95% da água disponível em Gaza não é adequada para consumo humano.

Na quinta, o exército israelense anunciou que abriria a passagem de Kerem Shalom, na fronteira israelense, para permitir a entrada de ajuda humanitária no enclave – que até então só tem sido abastecido pela fronteira com o Egito.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Judiciário11 horas ago

Fome e pobreza: graves violações de direitos humanos. Aporofobia é crime?

CIDADE11 horas ago

Funjope reúne instituições para discutir ações durante festas de fim de ano

CIDADE11 horas ago

Prefeitura realiza programação de Natal pela primeira vez no Parque das Três Ruas

CIDADE11 horas ago

João Pessoa lidera ranking dos destinos mais desejados do mundo para 2025

Saúde11 horas ago

Maternidade Frei Damião celebra Novembro Roxo com homenagem a mães e bebês prematuros

Saúde11 horas ago

Experiência exitosa da odontologia do Edson Ramalho é apresentada na 1ª Mostra Nacional de Saúde Bucal, em Brasília

Saúde11 horas ago

Hemodinâmica de Patos ultrapassa meta e alcança 3 mil procedimentos realizados em 2024

Educação & Cultura11 horas ago

Governo homologa inscrições finais dos prêmios Mestres da Educação e Escola de Valor

ESTADO11 horas ago

João Azevêdo prestigia inauguração da usina Giasa e destaca capacidade da Paraíba de atrair novos empreendimentos

Segurança Pública11 horas ago

16+5 Dias de Ativismo 2024: Feminicídio Zero é o foco das ações na Paraíba

ESTADO11 horas ago

Comitiva de engenheiros e autoridades visita obras de ampliação do sistema de esgotos Usina II

CIDADE11 horas ago

Cabedelo vai realizar Semana do Empreendedor com alunos da rede municipal e debater importância da educação financeira

ESTADO12 horas ago

Na Paraíba, quatro cidades obtêm o reconhecimento federal de situação de emergência devido à estiagem

Esporte12 horas ago

Jogos da Juventude iniciam nova etapa a partir deste domingo

ESTADO12 horas ago

Natal da Usina é declarado Patrimônio Cultural e Imaterial da Paraíba

ENTRETENIMENTO12 horas ago

‘Tardezinha do Abraço’ reúne crianças autistas e familiares neste domingo

Educação & Cultura12 horas ago

Encontro Unificado da UFPB começa nesta segunda (25) com apresentação de mais de 3.600 trabalhos

Educação & Cultura13 horas ago

Pagamento do Pé-de-Meia começa na próxima segunda (25/11). Confira calendário

Esporte13 horas ago

Prefeito recebe atletas que vão disputar Paralimpíadas Escolares e projeta construção de uma Vila Olímpica em parceria com o Governo do Estado

Judiciário13 horas ago

Câmara do TCE aprova as contas do Consórcio de Saúde do Sertão e de duas Câmaras de Vereadores

CIDADE13 horas ago

Feira Móvel do Produtor estaciona no Busto de Tamandaré neste final de semana

CIDADE13 horas ago

BOMBA EM CG: ex-candidatos a vereadores denunciam esquema de rachadinha com dinheiro do fundo partidário; Veja os prints

Saúde13 horas ago

Ambulatório de Traumatologia da Paraíba realizou evento em alusão ao Novembro Azul

ESTADO13 horas ago

Atualização do Cartão Alimentação continua em outros cinco municípios na próxima semana

ECONOMIA13 horas ago

Procon-JP divulga pesquisa de cestas prontas para as festas de final de ano

Segurança Pública13 horas ago

Energisa e polícia realizam ação integrada de combate ao furto de energia e 8 pessoas são presas

Politíca13 horas ago

Ruy celebra tradição da Romaria da Penha e destaca recurso que destinou para restruturação da praça no Santuário

Politíca13 horas ago

NA ALPB: deputado Júnior Araújo destaca a importância do Novembro Azul e cobra ações para saúde masculina na Paraíba

Politíca13 horas ago

Tovar defende desburocratização para fortalecer empreendedorismo durante workshop promovido pelo Sinduscon e Energisa

Politíca14 horas ago

Veneziano se reúne com ministro das Cidades em Brasília e trata da construção de moradias em cidades da Paraíba

ENTRETENIMENTO8 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

ECONOMIA11 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional11 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional11 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE11 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA11 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde11 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional11 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura11 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional11 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA11 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional11 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO11 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO9 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO12 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO11 meses ago

HORTÊNSIAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO12 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO12 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA5 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública4 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde4 dias ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde4 dias ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Educação & Cultura4 dias ago

A ERA DA IA NA EDUCAÇÃO

CONCURSO E EMPREGO4 dias ago

PEC QUE ALTERA JORNADA 6X1 LEVANTA DISCUSSÃO SOBRE TEMPO DEDICADO AO TRABALHO

ENTRETENIMENTO4 dias ago

DOGUE ALEMÃO: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE ADOTAR UM

Educação & Cultura1 semana ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

Saúde1 semana ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

TECIDO HUMANO NO ESPAÇO: PESQUISA DESVENDA O ENVELHECIMENTO

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO REPLANTAR SAMAMBAIA EM VASO PARA TER PLANTA SAUDÁVEL

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

O que é CLT?

Saúde1 semana ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Internacional1 semana ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Educação & Cultura1 semana ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde2 semanas ago

NARCISISTAS, LIVRE-SE DELES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

PEQUENOS, COLORIDOS E MORTAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROBÔ INTELIGENTE DESMONTA PEÇAS DE LIXO ELETRÔNICO

ECONOMIA2 semanas ago

STARTUP NO NORDESTE POTENCIALIZA ECONOMIA CIRCULAR

Saúde2 semanas ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 semanas ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

TORTA DE MAMONA: UM SUPER ADUBO

Internacional2 semanas ago

MUNDO DEVE SUPERAR META DE 1,5°C DE AQUECIMENTO EM 2024

Internacional2 semanas ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 semanas ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional2 semanas ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br