Connect with us

Nacional

LDO 2024: uma lei contra a igualdade de gênero, o aborto e o STF

É importante entender como o próprio Executivo apresentou uma proposta orçamentária de baixa capacidade transformadora

Palácio do Planalto e, ao fundo, o Congresso Nacional

Na tarde da última quinta-feira (19), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024 teve sua votação concluída pelo Congresso Nacional, com a apreciação de dois destaques[1]. A LDO orienta a elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA), decidindo como deve ser o Orçamento do próximo ano. Definir a distribuição de recursos orçamentários é definir as prioridades políticas do Estado brasileiro: onde devemos investir? Quais políticas devem ser prioridade? Para onde queremos caminhar?

O primeiro destaque, apresentado pela liderança do PSOL, foi rejeitado[2]. Ele buscava a meta de déficit fiscal de zero para 1% do PIB. No espelho da emenda, a justificativa indicada seria a própria irrealidade de uma meta de déficit zero, em um contexto de amplas necessidades de promoção de políticas públicas, além de se arriscar o próprio cumprimento do programa de governo do Executivo. O relator do Projeto de Lei do Congresso Nacional n° 4, de 2023 (PLDO 2024), deputado Danilo Forte (União Brasil-CE), “foi contrário porque, segundo ele, a prerrogativa de fixar a meta é do Executivo”. Faz sentido, mas para quem?

É importante entender como o próprio Executivo apresentou uma proposta orçamentária, no mínimo, de baixa capacidade transformadora. Há quem argumente que um Congresso Nacional conservador como o atual não aprovaria propostas ousadas, que a negociação “de balcão” é difícil, necessário ser realista, etc. Seja como for, é preciso registrar que o novo pacote orçamentário, de extrema austeridade, vem com a assinatura do próprio governo, sob a justificativa da “responsabilidade”. É sempre bom refletir que, em um cenário pró-democracia, não é irrelevante descobrir a quem o compromisso da responsabilidade foi confiado.

Para além desta grave questão, que atravessa centralmente toda a proposta orçamentária de 2024 e traz mais sufoco orçamentário ao povo brasileiro, a decisão da LDO 2024 trouxe consigo a aprovação de outro destaque, sustentado pela liderança do PL. O destaque, cuja ementa em espelho é denominada “MST/Ideologia de Gênero” [sic], foi aprovada em plenário eletrônico[3] e traz a justificativa de que “a União respeite a propriedade rural” e “a educação singular de cada família em relação às suas crianças”, sendo incorporada à LDO 2024.

O processo de decisão das diretrizes orçamentárias de 2024 foi utilizado pelo Congresso Nacional para impor a agenda inconstitucional de perseguição a direitos promovida pelos setores neoconservadores. A emenda é nomeada a partir do MST, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, que é um dos maiores movimentos sociais do mundo e o maior produtor de alimentos orgânicos do continente. Vale lembrar o fiasco da “CPI do MST”, que ocupou espaço da agenda de 55 parlamentares por 130 dias.

Outro ponto central é que a emenda à qual o destaque aprovado se refere também é nomeada “ideologia de gênero”. Sem entrar aqui em um debate detalhado sobre a criação deste sintagma estratégico usado por grupos neoconservadores para destruírem direitos e promoverem injustiças, o fato é que se vedou o gasto público com situações ilegais. O que poderia parecer um erro ou um paradoxo é, na verdade, um impeditivo à efetivação de políticas de igualdade de gênero e de garantia do aborto legal.

A cruzada contra a igualdade de gênero, no Brasil e no mundo, adotou a agenda antigênero. Na sua vertente antitrans, o objetivo é tornar ainda mais precária a existência da população mais vulnerável do país, cuja expectativa de vida é de 35 anos – o Brasil, pelo 14º ano seguido, é o país que mais mata pessoas transsexuais, travestis e transgênero no mundo.

Na deliberação da LDO 2024, foram mobilizadas pelo destaque aprovado uma notável mentira sobre a possibilidade de realização de cirurgias de modificações corporais para processo transexualizador em pessoas menores de 21 anos, o que não é (e nunca foi) permitido no Brasil. Entraram na LDO 2024 outros temas abertamente contrários à população LGBTI+, como a restrição do que pode ser considerado família na definição de investimentos em políticas públicas.

Além da LGBTfobia e misoginia própria dos movimentos antidireitos, a menção ao aborto legal nesse dispositivo é um recado ao Supremo Tribunal Federal. De novo, o Congresso camufla seus ataques à autoridade do STF. Nesse caso, o faz porque a ministra Rosa Weber iniciou o julgamento da ADPF 442/DF, ação proposta pelo PSOL que requer a descriminalização do aborto no Brasil.

A então ministra proferiu voto, em setembro, não apenas favorável ao pedido, mas com fundamentos robustos sobre justiça reprodutiva. Com a aposentadoria de Rosa Weber, assumiu a presidência da corte o ministro Roberto Barroso, que, seja como professor, seja como magistrado, tem posição clara sobre o direito à autonomia reprodutiva das mulheres e pessoas que gestam.

A mensagem do Congresso ao STF é decodificável: juízas e juízes podem garantir o direito dos grupos politicamente subalternizado, mas é o Legislativo que decidirá o orçamento para efetivá-las.

No caso do aborto, a literatura especializada aponta que, em cenários de criminalização e severa restrição de acesso à saúde sexual e reprodutiva, também o acesso ao aborto legal (nos poucos casos permitidos por lei) não se realiza.

A desinformação, o medo, a ameaça de punição penal e ético-profissional cria uma atmosfera na qual os profissionais de saúde e assistência não sabem sequer se podem dar às mulheres informações que impeçam o aborto inseguro. Seja por moralismo, preconceito ou desconhecimento, passam a atuar como profissionais da segurança pública, desconfiando de toda pessoa que precisa de assistência em situações de abortamento e pós-interrupção da gravidez para garantir a concretização da mesma.

Não é preciso muito esforço para se identificar as consequência disso: no Brasil, segundo o Datasus, a cada 30 minutos, acontece um parto de meninas entre 10 e 14 anos. A maioria delas teve de 4 a 6 consultas de pré-natal, ou seja, muitos momentos em que poderiam ter acesso à informação de que teriam direito ao aborto legal.

Ao proibir o uso de recursos para políticas ou ações que extrapolem o aborto legal, protejam as famílias em sua diversidade e o gênero das pessoas, a LDO esvazia as políticas públicas existentes e impede ações futuras a serem desenvolvidas por um governo eleito com o apoio destes grupos historicamente marginalizados.

O combo neoconservadorismo/austeridade fiscal caminha normalmente junto, mas não nos cansamos de nos surpreender. O que parece ser novidade para desatentos é a percepção mais evidente de que a agenda antidireitos LGBTI+ e de gênero nunca foi cortina de fumaça. A disputa pelo orçamento é o centro da deliberação dos projetos políticos.

As pesquisadoras do campo crítico de gênero têm sistematicamente mostrado as seletividades sexuais e de gênero desta combinação perversa. A decisão orçamentária desta semana mostra que combater os direitos das mulheres e das pessoas LGBTI+ não é um tema marginal, mas o eixo central do programa neoconservador que tem dominado as disputas políticas. Este eixo organiza conceitos, estratégias, planos e orçamento para a execução de seus projetos de poder autoritários.


[1] “Aprovado o Substitutivo, na Câmara dos Deputados, ressalvados os destaques, com os votos contrários do Novo, do Deputado Glauber Rocha, da Deputada Sâmia Bomfim e do Deputado Chico Alencar. Aprovado o Substitutivo, no Senado Federal, ressalvados os destaques, com o seguinte resultado: Sim 65, Não 2, Presidente 1, Total 68” (https://www.congressonacional.leg.br/materias/pesquisa/-/materia/156890).

[2] “Rejeitada a Emenda 14680023, destacada, na Câmara dos Deputados, com os votos contrários dos Deputados Lindbergh Farias, Bohn Gass, Chico Alencar, da Deputada Jandira Feghali, dos Deputados Tarcísio Motta, Pastor Henrique Vieira, Renildo Calheiros, Daniel Almeida, da bancada do PC do B e dos Deputados Tadeu Veneri, Guilherme Boulos e Alexandre Lindenmeyer; deixando de ser submetida ao Senado Federal” (https://www.congressonacional.leg.br/materias/pesquisa/-/materia/156890).

[3] “Aprovada a Emenda 30880002, destacada, na Câmara dos Deputados, com o seguinte resultado: Sim 305, Não 141, Abst. 2, Total 448. Aprovada a Emenda 30880002, destacada, no Senado Federal, com o seguinte resultado: Sim 43, Não 26, Presidente 1, Total 70” (https://www.congressonacional.leg.br/materias/pesquisa/-/materia/156890).

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA21 minutos ago

Como você está construindo a resiliência digital da sua empresa?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA24 minutos ago

OpenAI lança Operator, o agente de IA que executa tarefas de maneira autônoma

CIÊNCIA & TECNOLOGIA25 minutos ago

Reino Unido inicia investigação sobre ecossistemas móveis da Apple e do Google

CIÊNCIA & TECNOLOGIA26 minutos ago

LinkedIn é processado por suposta divulgação de informações de clientes para treinar modelos de IA

Internacional43 minutos ago

Trump pode se arrepender de seus perdões de 6 de janeiro. Eis o porquê

CIDADE18 horas ago

Revista Isto É destaca: Conde desponta como um dos destinos turísticos mais encantadores do Brasil em 2025

Educação & Cultura19 horas ago

Santa Rita – Inscrições prorrogadas para transporte universitário e matrículas na rede municipal

Segurança Pública19 horas ago

Cícero Lucena anuncia aumento de 7,5% para a Guarda Civil Metropolitana

Nacional20 horas ago

Exoneração de Júnior Gonçalves: A reviravolta que agita o Governo de Rondônia

Judiciário22 horas ago

TCE-PB mantém débito milionário de Tibério Limeira: Irregularidades em programa social expõem fragilidades na gestão pública

Internacional1 dia ago

STF determina que União e estados apresentem planos emergenciais contra queimadas

Nacional1 dia ago

Câmara reage a vetos na reforma tributária, mas discussão deve ficar para fevereiro

CIDADE1 dia ago

Cícero Lucena apresenta programação das prévias, Folia de Rua e Carnaval Tradição com grandes nomes da música brasileira

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Tribunal de Justiça da Paraíba suspende concurso de Notas e Registro que aconteceria domingo (26)

Nacional1 dia ago

Senado terá novos líderes partidários em 2025

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Governo da Paraíba firma parceria internacional para avanços em tecnologia quântica e radioastronomia

Nacional2 dias ago

Janja e o desperdício do dinheiro público: uma tapa na cara de quem luta para sobreviver

Nacional2 dias ago

Janjapalooza: Quando a fome e a pobreza viraram show de luxo

Judiciário2 dias ago

O AVAL brasileiro ao DITADOR MADURO

ESTADO2 dias ago

Programa de Cisternas: Beneficiários de Damião recebem formação sobre gerenciamento de recursos hídricos

ECONOMIA2 dias ago

Prazo para solicitar adiantamento do 13º salário encerra no próximo dia 31

Educação & Cultura2 dias ago

UFPB e EPC firmam parceria para promover cultura e conhecimento na Paraíba

Saúde2 dias ago

Musicoterapia auxilia no tratamento de pacientes do Hospital Regional de Guarabira

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Programa Espaço Cultural: Retrospectiva 2024 festeja Pedro Osmar e Totonho

CIDADE2 dias ago

Prefeitura inicia atividades do programa Amigos da Praia nesta sexta-feira

Saúde2 dias ago

Janeiro Roxo: Saúde registra queda nos casos de hanseníase e recomenda continuidade de ações estratégicas

Segurança Pública2 dias ago

Governo da Paraíba destaca política de valorização profissional em favor das Forças de Segurança nos últimos seis anos

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Como amar o pai que nos ama imperfeitamente

ECONOMIA2 dias ago

Pesquisa do Procon Estadual encontra o gás de cozinha ao menor preço por R$ 100,00 já inclusa taxa de entrega

ECONOMIA2 dias ago

Pesquisa do Procon-JP para hortifrútis encontra variação de 299,50% no preço da banana prata

ENTRETENIMENTO10 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário2 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário9 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO11 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO8 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte8 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO4 semanas ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA7 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública3 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Internacional8 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE8 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Saúde2 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

ECONOMIA2 dias ago

REFORMA GARANTE ISENÇÃO DO IMPOSTO PARA ITENS DA CESTA BÁSICA

ENTRETENIMENTO2 dias ago

5 DICAS PRA HORTA EM VASOS QUE TODO MUNDO PRECISA SABER

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

COMO LIDAR COM A ANSIEDADE E O ESTRESSE NO TRABALHO?

Saúde2 dias ago

MICROPLÁSTICOS INVADEM O CÉREBRO

Saúde2 dias ago

BEBIDAS AÇUCARADAS SÃO RESPONSÁVEIS POR UM EM CADA DEZ CASOS DE DIABETES

Educação & Cultura7 dias ago

POR QUE O MAR É SALGADO?

Saúde7 dias ago

2024 SUPERA LIMITES DE TEMPERATURA CONSIDERADOS SEGUROS PARA A SAÚDE

Internacional7 dias ago

POR QUE TANTOS BRASILEIROS ESTÃO DEIXANDO O REINO UNIDO?

Internacional7 dias ago

ANTÁRTIDA REGISTROU O MAIOR DEGELO DA HISTÓRIA NOS ÚLTIMOS DOIS ANOS

Esporte7 dias ago

Como os esquemas táticos no futebol evoluíram

Internacional1 semana ago

SUPERÁVIT COMERCIAL DA CHINA ATINGE QUASE US$ 1 TRILHÃO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

UM DOS MAIORES MISTÉRIOS DE MARTE ACABA DE SER REVELADO

Saúde1 semana ago

DENGUE MATA MAIS QUE A COVID 19 E ACENDE SINAL DE ALERTA

ECONOMIA1 semana ago

COMO A ALTA DO DÓLAR INFLUENCIA O AGRONEGÓCIO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

ANFÍBIOS E RÉPTEIS DA AMAZÔNIA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

RECEITA DE COSTELINHA SUÍNA COM ARROZ

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

A TECNOLOGIA DOS DRONES

Saúde1 semana ago

NOVAS PERSPECTIVAS CONTRA O CÂNCER

Saúde1 semana ago

BEBER CAFÉ PELA MANHÃ PODE REDUZIR RISCO DE MORTE

ENTRETENIMENTO1 semana ago

COMO PLANTAR SALSINHA

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

PESQUISA VISA DIMINUIR TEMPO DE PRODUÇÃO DE MUDAS DE ABACAXI

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

VEJA COMO PLANTAR FLORES PARA SOL NO JARDIM

Saúde2 semanas ago

CASOS DE DEMÊNCIA DEVEM TRIPLICAR ATÉ 2050 NO BRASIL

ECONOMIA2 semanas ago

RECEITA FEDERAL VAI MONITORAR DADOS DO CARTÃO DE CRÉDITO E PIX

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

O BILIONÁRIO QUE DOOU SUA FORTUNA DE US$ 3 BILHÕES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

OS AVANÇOS E RETROCESSOS EM UM ANO DE EXTREMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

2 MIL MUDAS PLANTADAS POR VOLUNTÁRIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

A ILHA QUE PODE DESVENDAR O MISTÉRIO DA ANOMALIA MAGNÉTICA SOBRE O BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

CARROS VOADORES PODEM SE TORNAR REALIDADE NA CHINA

Saúde3 semanas ago

TECNOLOGIA DO CORAÇÃO ARTIFICIAL SALVA VIDAS E É OFERECIDA PELO SUS

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br