Esporte
Com saída de Everton Ribeiro, Flamengo tem apenas quatro jogadores da geração 2019
Time estrelado se desfez, e menos da metade do ’11 ideal’ permaneceu no Rubro-Negro
Sem acordo com o Flamengo para renovação, Everton Ribeiro encerrou a passagem de sete anos pelo clube carioca e já tem novo destino traçado: o Bahia. De malas prontas, o ex-capitão é mais uma estrela do time de 2019 a deixar o Rubro-Negro, que tem apenas quatro remanescentes da geração.
A vitoriosa geração de 2019 é a segunda mais relevante do Flamengo, atrás apenas da histórica seleção de 81, com Zico e companhia. E do ’11 ideal’ do Rubro-Negro no ano mágico, só quatro jogadores entram 2024 no elenco: Arrascaeta, Bruno Henrique, Gabigol e Gerson.
Relembre os ex-jogadores do time mágico comandado por Jorge Jesus e saiba a situação de cada atleta.
Diego Alves: está sem clube. Quando deixou o Flamengo, foi para o Celta de Vigo, da Espanha, onde ficou pelo primeiro semestre de 2023, mas sequer estreou – devido a uma grave lesão no joelho.
Diego Alves em sua chegada ao Celta de Vigo
Rafinha: São Paulo. Deixou o Flamengo em meados de 2020, para assinar com o Olympiacos, da Grécia. Em 23, voltou ao Brasil, teve passagem pelo Grêmio e, desde 2022, defende o Tricolor Paulista.
Rodrigo Caio: sem clube. Zagueiro se despediu do Flamengo no fim da temporada 2023 e está livre no mercado em busca de novas oportunidades.
Pablo Marí: Monza (ITA). Deixou o Fla logo após ser campeão de tudo em 2019, e foi vendido ao Arsenal. Em 2022, foi emprestado para a Udinese, da Itália, e na sequência, comprado pelo Monza, onde está atualmente.
Filipe Luís: aposentado. Lateral-esquerdo pendurou as chuteiras no final da temporada 2023.
Arão: Panathinaikos (GRE). O volante deixou o Flamengo em 2022, quando foi vendido ao Fenerbahçe, da Turquia. Em 2023, se transferiu para o atual clube.
Everton Ribeiro: Bahia. O meio-campista não chegou a um acordo com o Flamengo por renovação, e viu seu contrato se encerrar em 31 de dezembro. Vai reforçar o Tricolor de Aço na próxima temporada.
César: Boavista (POR). Deixou o Flamengo em 2022, quando foi para o Bahia, mas no segundo semestre do mesmo ano, se transferiu para o atual clube. Sofreu lesão no joelho e ficou afastado dos gramados, mas voltará a atuar em 2024.
Rodinei: Olympiacos (GRE). Depois de se destacar pelo Flamengo nas conquistas da Libertadores e Copa do Brasil de 2022, se trasnferiu para o clube grego, onde está até hoje.
Rhodolfo: aposentado. Após passagem pelo Flamengo, defendeu Coritiba e Cruzeiro. A Raposa, que defendeu em 2021, foi seu último clube.
Thuler: Vissel Kobe (JAP). Saiu do Flamengo em 2020, emprestado ao Montpellier, da França. Em 22, foi vendido para o atual clube.
Renê: Internacional. Está no Colorado desde 2022, quando deixou o Flamengo.
Vinicius Souza: Sheffield United (ING). Deixou o Flamengo em 2020, vendido para o Grupo City. Acumula passagens por Lommel e Mechelen, da Bélgica, Espanyol, da Espanha, e hoje está no time inglês.
Piris da Motta: Cerro Porteño (PAR). Entre os anos de 2020 e 2021, foi emprestado ao Gençlerbirligi, da Turquia. Em 22, vendido ao Cerro, onde permanece até hoje.
‘Diego Ribas: aposentado. Pendurou as chuteiras em 2022.
Vitinho: Al-Ettifaq (ARA). Saiu do Flamengo em 2022 e está na equipe saudita até hoje.
Reinier: Frosinone (ITA). Deixou o Fla em 2020, quando foi vendido ao Real Madrid. Sem espaço no clube espanhol, acumula passagens por Borussia Dortmund, da Alemanha, e Girona, da Espanha.
Reinier marca em sua estreia pelo Frosinone