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Declaração de aumento de carga: por que é importante?
A distribuidora de energia precisa dimensionar a rede elétrica conforme a demanda do cliente e dos demais imóveis atendidos nas proximidades
Investir em obras como extensão de rede e melhorias no sistema elétrico é imprescindível para garantir a segurança e qualidade na distribuição de energia. Porém, uma prática importante, mas não muito comum entre a maioria dos clientes, é declarar quais as mudanças e obras se está fazendo na rede da sua casa ou estabelecimento, pois caso contrário, pode comprometer justamente a segurança e qualidade da energia que chega nas residências, imóveis urbanos e rurais, estabelecimentos comerciais e industriais.
“Estamos falando da declaração de carga, que consiste em informar para a Energisa a lista de equipamentos eletroeletrônicos que tem em casa. Essas informações são importantes para que a distribuidora possa dimensionar a rede elétrica conforme a demanda energética do cliente e dos imóveis atendidos nas proximidades”, explica Danillo Lelis, gerente de serviços comerciais da Energisa Paraíba.
Ele observa que, com o avanço da tecnologia, mais equipamentos se conectam à rede elétrica como fornos, fritadeiras, robôs de limpeza, assistentes virtuais e tantos outros, mas se esquecem de informar a necessidade de aumento de carga de energia à distribuidora, que precisa saber a carga necessária para suportar todos os equipamentos ligados ao mesmo tempo.
“Um estabelecimento comercial, por exemplo, pode ter sido construído e a energia dimensionada ser apenas para um ar-condicionado, mas com o crescimento, precisa de novos equipamentos e instala novos aparelhos, adquire mais um refrigerador ou outros eletrodomésticos de alta potência, sem se atentar para o impacto disso na demanda de carga”, exemplifica Danillo. “O mesmo pode acontecer numa residência, que foi construída com a energia dimensionada para uma certa quantidade de aparelhos e acabam instalando mais no decorrer do tempo”, completa ele.
O gerente ressalta ainda que nesses casos, a demanda de energia calculada a princípio não corresponde à necessidade do imóvel para o momento, o que pode impactar na qualidade da energia, provocando situações de sobrecarga, oscilações ou quedas de energia.
Outro fator a ser considerado é a segurança do cliente e seu imóvel, bem como do sistema elétrico. Por isso é indispensável revisar as instalações elétricas, certificando-se de que estão adequadas para a quantidade de eletrônicos em uso no imóvel.
“É um alerta para a segurança de todos, pois se os cabos e disjuntores estiveram mal dimensionados, podem sofrer aquecimento, queima ou até incêndio”, alerta Danillo.
Como declarar carga?
Todos os clientes, inclusive comércios e indústrias, precisam fazer a declaração de carga sempre que tiver alguma alteração nela. Basta entrar em contato com a Energisa para informar a lista de equipamentos.
Vale ressaltar, que a declaração de carga em si não representa nenhum custo adicional para o cliente. É apenas uma forma da distribuidora conseguir as informações corretas para dimensionar os equipamentos necessários ao atendimento da demanda necessária para a unidade. Nos casos em que o aumento de carga for significativo, como a mudança de atividade da unidade consumidora, pode ser necessário entrar com um projeto elétrico para análise da capacidade da rede.
Essa atualização é crucial para evitar sobrecargas no sistema elétrico, especialmente quando mudanças de carga semelhantes ocorrem em uma área específica, como um bairro ou rua.
Atualização cadastral
Outro ponto muito importante é ao construir um imóvel ou mudar de casa é preciso atualizar o cadastro junto à Energisa para facilitar o contato da empresa com o cliente e evitar imprevistos, além de poder solicitar serviços junto a concessionária como padronização, ligação nova, troca de titularidade, aumento ou redução de carga, negociação de débitos, que só podem ser solicitados pelo titular da conta.
Para atualizar o cadastro, tirar dúvidas sobre declaração de carga ou outros assuntos, basta ligar para a Energisa no 0800 083 0196 ou acessar os canais de atendimento digitais: site energisa.com.br ou falar com a GISA, atendente virtual por meio WhatsApp, no número: 83 9 9135-5540.