ECONOMIA
Haddad terá que explicar déficit de R$ 230 bilhões à Câmara
O autor do requerimento de convocação é o deputado Sóstenes Cavalcante
O deputado federal Sóstenes Cavalcante (PL-RJ) apresentou um requerimento na Câmara dos Deputados para convocar o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, para prestar esclarecimentos sobre o déficit primário de 2023, que fechou em R$ 230,5 bilhões.
Na justificativa da convocação, o segundo vice-presidente da Câmara cita que esse resultado é o segundo pior da série histórica iniciada em 1997 e representa 2,1% do Produto Interno Bruto (PIB) e aponta preocupação para o afastamento da tão almejada sustentabilidade fiscal do governo.
À imprensa, Sóstenes enviou uma nota dizendo que a convocação de Haddad é uma resposta também para o que a Receita Federal promoveu contra os pastores, ao suspender a isenção de tributos sobre a prebenda, salários pagos por igreja a pastores.
– Se acharam quem eu ia me esquecer das fake news produzida pelo Haddad e Receita Federal contra os pastores durante o recesso parlamentar, se enganaram, eis aí o Requerimento 001/2024 e a convocação dele para uma comissão geral logo na primeira semana. Isso é para ele aprender a respeitar os evangélicos – disse Sóstenes.
O requerimento apresentado por ele deve ser votado nesta terça-feira (6) e, se aprovado, Haddad deve ir à Câmara ainda esta semana.