Connect with us

ECONOMIA

A amalucada reforma tributária irá tirar o sono de todos, no mínimo, durante os próximos 50 anos

A reforma tributária vai na contramão da reforma administrativa destinada a enxugar o tamanho do Estado

A cada artigo da EC n.º 132/2023, que implantou a reforma tributária parcial focada nos tributos incidentes sobre o consumo, que comento mediante análise crítica de suas normas, chego à conclusão de que é praticamente impossível aos integrantes do gigantesco grupo de trabalho instituído pelo governo federal, com exclusão de experimentados especialistas ligados ao mundo acadêmico, para elaborar as minutas de leis complementares faltantes, sem aumentar ainda mais os pontos de estrangulamento das normas estampadas com inusitado sadismo burocrático, para emperrar e dificultar a ação dos órgãos incumbidos da execução do novo sistema tributário, recheado de acontecimentos fáticos a serem verificados ao longo de 5 cinco) décadas, baseados no exercício de futurologia dos ilustres legisladores videntes.

Não há como o grupo de trabalho desfazer as confusões levadas a efeito pelos legisladores. Cabe a eles corrigirem e eliminarem as confusões que fizeram!

O sistema tributário vigente poderia ser simplificado e melhorado 100% com introdução de não mais que 5 (cinco) dispositivos constitucionais novos. É o que quanto basta para quem lida com o sistema tributário há mais de meio século e consegue identificar de pronto os pontos de conflitos, mediante simples exame da jurisprudência das Cortes Superiores (STJ e STF). A solução é a de aprimorar, e não a de destruir o que existe. Mas, isso é tarefa de juristas com largo conhecimento e experiência no trato com o sistema tributário, fulcrado nos princípios constitucionais perenes. Não é tarefa para jejunos em direito que conduziram, de forma desastrosa, essa reforma tributária adoidada.

Somente para fixar as alíquotas de referência do IBS e da CBS a vigorar de 2027 a 2077, o art. 130 do ADCT estatuiu 30 (trinta) normas, entre parágrafos, incisos e alíneas, cada uma delas fazendo remissões a outros preceitos normativos que contêm igual quantidade normas. Pergunta-se, quantas normas foram editadas para fixar a alíquotas do ICMS e do ISS? Resposta: uma norma para cada imposto. Por que tantas normas para fixar as alíquotas de referência do IBS? A proposta original fixava em 25% linear a alíquota do IBS. Era simples demais! Essa alíquota poderia ser flexibilizada para diferentes setores, sem os cálculos complicados que estão na reforma tributária aprovada.

Pela vez primeira, desde o advento da República, na execução do novo sistema tributário há intervenção do TCU no exercício de sua função atípica, para calcular as alíquotas de referência do IBS e da CBS, bem como para redução dessas alíquotas nos exercícios de 2030 e 2035 (Art.º 130, § 8º), valendo-se de informações prestadas por entes da Federação e pelo Comitê Gestor, um órgão que irá consumir, no mínimo, a metade dos recursos do IBS arrecadados em 2026, para financiar suas despesas. Essa reforma tributária vai na contramão da reforma administrativa destinada a enxugar o tamanho do Estado, porque levada a efeito com inversão da cronologia das reformas a serem feitas. Primeiramente deveria definir o tamanho do Estado, por meio de reforma administrativa para, ao depois, calcular o montante de recursos a serem transferidos pelo setor privado para financiar os custos do Estado enxugado, e não o contrário como estão fazendo.

O art. 131 do ADCT, que cuida da distribuição do produto da arrecadação do IBS nos exercícios de 2029 a 2077, contém nada menos que 25 (vinte e cinco) preceitos normativos, considerando os parágrafos, incisos e alíneas que, por sua vez, fazem remissões a outros preceitos normativos em um movimento típico de um cachorro tentando morder o próprio rabo, desnorteando o raciocínio do intérprete. Tudo indica que essa epidemia de normas confusas é proposital para gerar conflitos de confusões desnecessários, pois ninguém consegue, em são consciência, criar tantos obstáculos. É como aquela tese do estupro culposo, atribuída a um magistrado, que indignado ingressou com mais de 200 ações judiciais buscando reparação por danos morais contra aqueles que lhe atribuíram a autoria da estranha tese do estupro involuntário.

Se cada ente político ficasse com a competência tributária para instituir, fiscalizar e arrecadar o imposto com que foi contemplado pela Carta Magna, em obediência ao princípio federativo que assegura a autonomia dos estados e dos municípios (art. 18 da CF), não precisaria da interferência do Comitê Gestor, nem do TCU para encontrar as alíquotas de referência do IBS, nem para distribuir o produto de sua arrecadação.

Por isso, sugerimos ao Relator da PEC no Senador Federal a substituição da proposta em discussão pela instituição de IBS federal que aparece com nome de CBS, de IBS estadual e de IBS municipal, mas ela foi ignorada por ser simples demais e bastante racional. Como me disse um dia o ex Ministro e ex Deputado, Delfim Neto, simplicidade e lógica são palavras proscritas no Congresso Nacional. Porque simplificar se tudo pode ser complicado!

O texto aprovado açodadamente pela Câmara, parcialmente alterado pelo Senado Federal e novamente apreciado pela Câmara em sessão relâmpago (votação em dois turnos no mesmo dia) resultou em um conjunto amorfo de 491 normas prolixas e confusas, muitas vezes, conflitantes entre si.

Pergunta-se, como é possível falar em cimentar um caminho seguro para desenvolvimento econômico do País com o novo sistema tributário, como afirmado pela maioria da população leiga,  influenciada pela execrável e irresponsável propaganda bilionária que antecedeu a votação da PEC 45/2019, se esse caminho, que afronta os dispositivos constitucionais protegidos por cláusulas pétreas, semeia a confusão de toda ordem?

Trata-se de uma reforma tributária subversiva que estimula litígios, confrontos e mina o sagrado princípio da segurança jurídica, fazendo com que todos vivam em estado de perplexidade, sem saber e nem poder prever o que irá acontecer no dia seguinte.

Até o exercício de 2077 essas normas epidêmicas estarão sofrendo alterações contínuas ao sabor das modificações de situações conjunturais, muitas delas, decorrentes do próprio sistema tributário aprovado pela EC n.º 132/2023.

É o que acontece quando se confunde deliberadamente o projeto de reforma tributária com o projeto de poder que possibilita manter no cabresto os governadores e os prefeitos.

É preciso que o povo, anestesiado pelo veneno da irresponsável propaganda bilionária, bancada por setores do empresariado, acorde quanto antes e exija uma contrarreforma para recolocar nos trilhos os vagões descarrilhados pela ação relâmpado dos congressistas, igualmente, anestesiados, mas por outro tipo de anestésico que não o da propaganda irresponsável que é um mal menor.

Ao tempo do Império tínhamos um único artigo voltado para a tributação. Agora foram acrescidos mais 491 novas normas constitucionais, sob a bandeira de simplificação do sistema tributário, cinicamente agitada pelos defensores da pseudo reforma. E o princípio da simplicidade restou, ironicamente, inserido no texto da reforma tributária aprovada pelos precipitados legisladores constituintes derivados (§ 3º, do art. 145 da CF). 

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte30 minutos ago

Botafogo PB estreia em 2025 em jogo eliminatório pela Copa Nordeste hoje contra o Maranhão no Almeidão

Politíca2 horas ago

Um Ano Novo de esperança e gratidão: a dedicação da deputada Drª Paula Francinete ao povo paraibano

Saúde1 dia ago

Paraíba: Entenda porque os casos de dengue aumentam no verão

ECONOMIA1 dia ago

Estrangeiros Fogem da Bolsa: R$ 24,2 Bilhões em Retiradas Expõem Turbulência Econômica

CIDADE1 dia ago

Vereador Guga e Diretoria de Bem-Estar Animal da Prefeitura de JP resgatam animal abandonado há mais de 15 dias em imóvel no bairro de Gramame

CIDADE1 dia ago

Leonardo Nascimento: um exemplo de dedicação Legislativa e compromisso com Cruz do Espírito Santo

Politíca1 dia ago

Clóvis de Loi: a voz que clama pela democracia em Santa Rita

ECONOMIA1 dia ago

Gabriel Galípolo e a Bomba-Relógio do Banco Central

CONCURSO E EMPREGO2 dias ago

Sine-PB inicia o ano ofertando mais de 800 vagas de emprego em cinco municípios paraibanos

Judiciário2 dias ago

Ministério Público de Contas pede apuração rigorosa sobre emendas PIX em municípios paraibanos

ESTADO2 dias ago

João Azevêdo presta conta das ações do governo em 2024 na próxima segunda-feira e detalha volume de obras em andamento na Paraíba

CIDADE2 dias ago

TCE-PB anuncia lançamento do novo sistema de cadastro para gestores públicos

Saúde2 dias ago

Prefeitura de João Pessoa disponibiliza serviços de saúde na Orla de Tambaú durante o Festival Forró Verão

CIDADE2 dias ago

Projeto Desperta Verão começa neste sábado (4), na Capital

CIDADE2 dias ago

Após Solânea, agora Câmara de Pilões tem eleição da mesa diretora suspensa por determinação judicial

Politíca2 dias ago

Prefeitos, padrinhos e o cabo de guerra pelo poder: um jogo político que nunca para

Politíca2 dias ago

Júnior Araújo prestigia posse de Corrinha Delfino e Christiane Araújo, em Cajazeiras

CIDADE2 dias ago

Dagmando Lopes é reeleito presidente da Câmara Municipal de Cuité e Nova Mesa Diretora dá posse ao prefeito e vice

Politíca2 dias ago

Léa empossa secretários e reforça compromisso com um governo voltado ao cuidado com as pessoas 

Segurança Pública2 dias ago

Exército vai contratar 91 profissionais para o Departamento de Engenharia e Construção em processo seletivo simplificado: Maioria das vagas é para arquiteto, engenheiro, analista de sistemas e nível médio

Segurança Pública2 dias ago

Marinha do Brasil testa míssil antinavio MANSUP com lançamento pelo sistema astros, mas distância percorrida no disparo gera críticas e levanta questionamentos sobre alcance operacional.

Segurança Pública2 dias ago

Tráfico tem 4 barricadas na área de jurisdição da Marinha em torno do Hospital Naval Marcílio Dias: Médica Capitã de Mar e Guerra morreu de bala perdida em ponto estratégico pro Comando Vermelho

Segurança Pública2 dias ago

Denúncia explosiva: como a ‘Farra da GRAM’ afeta militares e pensionistas, segundo Major da PMERJ

Segurança Pública2 dias ago

Operação Réveillon: esquema de segurança não registra ocorrências graves na Grande João Pessoa

Saúde2 dias ago

Abordagem holística e natural promove uma saúde integral

Saúde2 dias ago

Novas regras do sistema imunológico revolucionarão tratamento de doenças inflamatórias

Saúde2 dias ago

Ficar sentado demais faz mal até para pessoas jovens e ativas

Saúde2 dias ago

Biochip alimentado por sangue faz exames médicos sem precisar ir ao laboratório

Politíca2 dias ago

Adriano Galdino: liderança marcante e compromisso com o povo paraibano

Politíca2 dias ago

Câmara Municipal de Santa Rita: impasse e compromisso com a democracia

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

ENTRETENIMENTO9 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Judiciário1 mês ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

AGRICULTURA & PECUÁRIA12 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional12 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

Internacional6 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO6 dias ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

ENTRETENIMENTO8 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário8 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO12 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

ENTRETENIMENTO10 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

CONCURSO E EMPREGO2 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO2 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte7 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

CONCURSO E EMPREGO1 semana ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

ENTRETENIMENTO7 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA6 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública2 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde2 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde2 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

Nacional6 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Educação & Cultura2 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Internacional2 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

CIDADE7 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Saúde2 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura2 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Internacional6 dias ago

DECLARAÇÕES DE TRUMP CAUSAM IMPACTOS INTERNACIONAIS ANTES DE COMEÇAR MANDATO

Saúde6 dias ago

ALIMENTOS ULTRAPROCESSADOS ACELERAM O ENVELHECIMENTO PRECOCE

Internacional6 dias ago

O TSUNAMI MAIS MORTAL DA HISTÓRIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

15 PLANTAS PEQUENAS QUE FAZEM UMA GRANDE DIFERENÇA EM CASA

Educação & Cultura6 dias ago

37,5% DAS ESCOLAS NAS CAPITAIS BRASILEIRAS NÃO TÊM ÁREAS VERDES

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADO COM ANIMAIS NA ALTA FLORESTA

Educação & Cultura2 semanas ago

DE ESTUDANTE DE PAÍS POBRE A BILIONÁRIO DO DUOLING

Saúde2 semanas ago

EXPECTATIVA É ENTREGAR 100 MILHÕES DE DOSES DE VACINA CONTRA DENGUE EM TRÊS ANOS

Internacional2 semanas ago

A ISLÂNDIA É O MELHOR PAÍS PARA MULHERES?

CONCURSO E EMPREGO2 semanas ago

MELHORA NOS ÍNDICES DE EMPREGO BENEFICIAM PESSOAS ENTRE 50 E 59 ANOS

Internacional2 semanas ago

COMO A CHINA RESPONDERÁ À POLÍTICA DE TARIFAS DE TRUMP?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

BATERIAS DE CARROS ELÉTRICOS PODEM SER REAPROVEITADAS

Internacional2 semanas ago

ISRAEL, RÚSSIA, EUA: QUEM GANHA COM A QUEDA DE ASSAD?

ECONOMIA2 semanas ago

COMO CALCULAR O PREÇO DE VENDA DE PRODUTO E SERVIÇO CORRETAMENTE?

Segurança Pública2 semanas ago

DRONES COM SENSORES DE CALOR VIRAM ALIADOS DO CORPO DE BOMBEIROS

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

CAVERNA DO DRAGÃO: O EPISÓDIO PERDIDO

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

PROJETO INSTALA COLMEIAS EM ALDEIAS INDÍGENAS

Internacional4 semanas ago

GELO DO ÁRTICO PODE DERRETER BEM ANTES DO QUE IMAGINÁVAMOS

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

BRASIL É RESPONSÁVEL POR MAIS DE 35% DA PRODUÇÃO GLOBAL DE SOJA

AGRICULTURA & PECUÁRIA4 semanas ago

SOJA: PROTOCOLO DE SEMENTES PRETENDE GARANTIR EXCELÊNCIA DO SETOR

Educação & Cultura4 semanas ago

CURSOS GRATUITOS ONLINE DO SEBRAE COM CERTIFICADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

ESTUDO COMPROVA VIABILIDADE ECONÔMICA DE BIOFÁBRICA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 semanas ago

TURBINA EÓLICA INTELIGENTE CAPTURA ENERGIA EM AMBIENTES URBANOS

Internacional4 semanas ago

MERCOSUL E UE SELAM ACORDO APÓS 25 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

ENTRETENIMENTO4 semanas ago

POR QUE O PASTOR ALEMÃO É O ESCOLHIDO PARA TAREFAS DE SEGURANÇA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

IA PODE IDENTIFICAR SINAIS DE ALZHEIMER NA FALA

ENTRETENIMENTO1 mês ago

OS SEGREDOS DOS CABOCLINHOS QUE MIGRAM

Saúde1 mês ago

QUAIS SÃO AS DIFERENÇAS ENTRE HIV E AIDS?

Saúde1 mês ago

BEBER ÁGUA NA MEDIDA CERTA AJUDA A CONTROLAR PESO, PRESSÃO ARTERIAL E DIABETES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 mês ago

CACHORRO ROBÔ TOMARÁ CONTA DAS FAZENDAS NO FUTURO

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br