Politíca
AGORA É LEI: Paraíba ganha Política de amamentação sem dor
A notícia positiva para as gestantes da Paraíba é que a implementação da Política “Amamentação Sem Dor” está em vigor nas maternidades, casas de parto e hospitais públicos e privados do estado. Proposta pela deputada Camila Toscano e sancionada por Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, a Lei 13.080 visa assegurar o aleitamento materno com o auxílio de profissionais treinados e certificados.
A legislação incentiva a promoção da amamentação por meio de ações como capacitação de servidores em instituições de saúde, produção e divulgação anual de material informativo digital e impresso direcionado a pais, pediatras, enfermeiros e outros profissionais.
Camila Toscano destaca a importância do aleitamento materno para a saúde infantil, ressaltando que o leite humano é um alimento completo e natural, fundamental para atender às necessidades nutricionais, imunológicas e psicológicas das crianças no primeiro ano de vida.
A Política “Amamentação Sem Dor” tem como princípios fundamentais garantir o direito à amamentação, promover informações sobre nutrição e saúde infantil, enfrentar a mortalidade infantil e assegurar os direitos humanos nas relações familiares.
A Organização Mundial de Saúde e o Ministério da Saúde recomendam a amamentação exclusiva até os seis meses e, posteriormente, a introdução de alimentação complementar saudável, mantendo o aleitamento materno até os 2 anos ou mais, conforme desejo da mãe e da criança.
Os benefícios do aleitamento materno para a mãe incluem prevenção de câncer de mama, útero e ovários, redução de hipertensão e obesidade, menor incidência de depressão pós-parto e auxílio na perda de peso após o parto.
Para o bebê, os benefícios englobam a diminuição dos riscos de alergias, hipertensão, colesterol alto, obesidade, diabetes, diarreia, infecções respiratórias e mortalidade infantil. O leite materno fornece todos os nutrientes essenciais para o crescimento e desenvolvimento da criança, contribuindo para o desenvolvimento da cavidade bucal, introdução de novos alimentos e fala. Além disso, fortalece o vínculo emocional, cognitivo e o sistema nervoso do bebê.