Politíca
PCdoB estadual desautoriza entrada e pré-candidatura de Nicola em Santa Rita
Descartado pelo PC do B, Nicola irá buscar abrigo em qualquer lugar que faça sombra e longe do sistema opressor
Em uma reunião realizada no início da noite de segunda-feira, dia 26 de fevereiro, a Comissão Executiva Estadual do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) na Paraíba tomou a decisão de desautorizar a filiação do empresário Nicola Majorana Lomonaco Segundo aos quadros da legenda.
A presidente estadual, Gregória Benário, assinou uma nota oficial na qual o PCdoB paraibano declara não reconhecer como ação partidária a filiação e a pré-candidatura lançada pelo Comitê Municipal do PCdoB de Santa Rita.
O comunicado oficial destaca a natureza centralizada do PCdoB e a importância do respeito ao seu Estatuto, que exige o aval do Comitê Estadual, após a consulta à opinião da Comissão Política Nacional, para a filiação de personalidades da sociedade civil.
Em consonância com esses princípios, a Comissão Executiva Estadual decidiu, durante a reunião ocorrida na referida segunda-feira, desautorizar a filiação de Nicola Lomonaco.
Em decorrência dessa decisão, o partido não reconhece o lançamento da candidatura do empresário a prefeito pelo Comitê Municipal do PCdoB de Santa Rita como uma ação oficial do partido.
O PCdoB destaca a necessidade de um debate interno rigoroso, compreensão e unidade partidária para suas pré-candidaturas, especialmente na conjuntura atual. Além disso, ressalta a importância de submeter tais questões a uma discussão prudente junto à Federação Brasil da Esperança (PCdoB, PT e PV).
O comunicado é datado de 26 de fevereiro de 2024, e a presidente estadual do PCdoB, Gregória Benário, assina a nota, reforçando a posição oficial do partido em relação à filiação e pré-candidatura do empresário Nicola Lomonaco.