Politíca
Ruy valoriza qualificação profissional de jovens e adolescentes ao anunciar nova emenda de R$ 200 mil para instituição que atua no segmento
O incentivo a inclusão de jovens e adolescentes no mercado de trabalho e a importância da qualificação profissional na geração de emprego permanecem entre as prioridades do mandato do deputado federal Ruy Carneiro. O parlamentar ressaltou o potencial da cadeia produtiva paraibana ao anunciar nova emenda de R$ 200 mil para o Centro de Formação Educativo Comunitário Irmã Antonietta Defrancesco, instituição que atua na formação de mão de obra e já atendeu mais de 10 mil pessoas na Região Metropolitana de João Pessoa.
O estímulo ao primeiro emprego também foi citado por Ruy ao destacar importância da liberdade financeira. “O Cefec é uma instituição que realiza um tipo de trabalho que eu acredito profundamente. Muita gente não sabe, mas é aqui onde é formada grande parte da mão de obra capacitada da grande Joao Pessoa. Os diversos cursos e capacitações já ajudaram milhares de pessoas a conseguirem emprego, liberdade financeira e qualidade de vida. Garantindo tudo isso, você ainda afasta essas pessoas de ambientes de violência, abuso e exploração, assegurando dignidade e mudança de vida”, enfatizou.
A gestora da instituição, Irmã Maria Bengozi, destacou o cuidado de Ruy com as ações voltadas para o cuidado com a infância e juventude. “Ruy não destina apenas as emendas. Ele sempre procura saber como está o andamento da instituição, utilizando sempre as palavras: Conte comigo. É por isso que a gente faz um agradecimento especial a ele. Sabemos que sempre podemos contar com o apoio e a atenção dele para continuar transformando vidas”, afirmou.
Parte dos alunos que participam dos cursos oferecidos pelo centro educacional já saem da formação com uma vaga garantida no mercado de trabalho. Essa é a perspectiva da estudante Keila, que atualmente está participando de uma capacitação para atuar no ramo de móveis projetados. “Estou fazendo o curso de Projeção 3D. Pra mim e para todos que estão tendo essa oportunidade esse é um excelente caminho para abrir uma nova porta no mercado de trabalho. A gente sabe que sabe que há várias empresas aqui da região que demandam desse tipo de serviço. E eu acredito que não só eu, mas os jovens que estão participando, vamos ter uma nova oportunidade em nossa vida e uma visão diferente ao sairmos desse projeto”, explicou.
O Centro de Formação Educativo Comunitário Irmã Antonietta Defrancesco já atendeu aproximadamente 10 mil crianças, adolescentes, jovens e famílias ao longo dos últimos 15 anos. Atualmente, a instituição disponibiliza formações nas áreas de operador de caixa, informática, corte e costura, marcenaria, serigrafia, música e embelezamento.