Politíca
Doença celíaca: 7 em cada 10 descobrem tarde demais. Projeto de Jutay ajuda no diagnóstico precoce
Conforme a Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil (Fenacelbra), aproximadamente dois milhões de brasileiros sofrem com a doença celíaca, sendo que 80% deles não têm o diagnóstico identificado, e 70% só tomam conhecimento da condição após os 20 anos. Esta é uma enfermidade autoimune desencadeada pela intolerância ao glúten, uma proteína presente no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados. A doença causa dor, desconforto e interfere na capacidade do organismo de absorver nutrientes, vitaminas, sais minerais e água.
Na Paraíba, está em andamento na Assembleia Legislativa o projeto de lei 1675/2024 que propõe a criação da Semana Estadual de Conscientização sobre a Doença Celíaca. O autor da proposta é o deputado estadual Jutay Meneses (Republicanos), e o objetivo é disseminar informações e facilitar o diagnóstico precoce da doença.
A Semana Estadual está planejada para ocorrer anualmente na terceira semana de maio. Seus principais objetivos incluem impulsionar ações educativas de informação e conscientização, promover debates e outras atividades que divulguem políticas públicas e ações de cuidado integral às pessoas com doença celíaca.
O projeto também visa destacar entidades e empresas que demonstram boas práticas no atendimento às necessidades das pessoas com doença celíaca, além de incentivar iniciativas da sociedade civil no diagnóstico, tratamento e convivência com a condição, explicou o deputado Jutay.
A doença celíaca é caracterizada pela intolerância permanente ao glúten, presente em alimentos, medicamentos, bebidas e cosméticos que utilizam trigo, centeio, aveia, cevada, malte e outros cereais em sua composição. O tratamento consiste na exclusão rigorosa do glúten da dieta.
Sintomas:
Os sintomas da doença celíaca podem ser variados, incluindo:
- Dor abdominal
- Diarreia
- Distensão abdominal
- Perda de peso
- Fadiga
- Anemia
- Inchaço nas articulações
- Problemas de fertilidade
- Atraso no crescimento (em crianças)
Diagnóstico:
O diagnóstico da doença celíaca é feito por meio de exames de sangue e biópsia do intestino delgado.
Tratamento:
O único tratamento para a doença celíaca é a dieta livre de glúten. Essa dieta exige atenção e cuidado na escolha dos alimentos, mas permite que os pacientes com a doença vivam uma vida normal e saudável.