ECONOMIA
Editais Sociais do Banco do Nordeste atendem projetos ligados à prática esportiva, inclusão digital e cultura, na Paraíba
Com o resultado dos projetos selecionados pelos Editais Sociais 2023 do Banco do Nordeste, sete entidades da Paraíba acessaram os recursos aprovados para desenvolver iniciativas que incluem esporte, inclusão digital e o desenvolvimento de artes e cultura em comunidades. Somente para instituições paraibanas foram destinados R$ 1,8 milhão provenientes do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e da Lei de Incentivo ao Esporte.
Os recursos dos Editais Sociais são oriundos da destinação de parte do Imposto de Renda (IR) devido pelo BNB, referente ao exercício contábil de 2023. Os projetos possuem características de promoção e de atendimento de grupos sociais vulneráveis, como crianças, adolescentes e idosos, e estimulam a prática esportiva. As entidades paraibanas ligadas ao esporte destacam práticas de futebol e vôlei, nas cidades de Cabedelo, Pombal, Picuí e João Pessoa.
O apoio a crianças e adolescentes pela FIA teve duas ações selecionadas para projetos em funcionamento na capital paraibana. A Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombo Palmares foi a entidade selecionada para o apoio ao projeto “Arte, Cultura e Inclusão Digital potencializando o Quilombo”. Outro trabalho que passou a contar com o apoio financeiro do Edital Social 2023 foi a Associação Recreativa, Cultural e Artística, situado na Ilha do Bispo. Por meio do “Projeto ECA – Educação, Cidadania e Arte”, o local promove o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, com qualificação profissional e vivências de práticas de arte e cultura.
Recentemente, uma equipe do BNB visitou as instalações dos projetos beneficiados para conhecer de perto o alcance das ações realizadas. Um dos locais visitados foi o projeto socioeducativo VF4, conduzido pelo presidente Pedro Henrique Ferraz. Criado pelo jogador paraibano Victor Ferraz, o projeto de futebol de campo atende crianças e adolescentes dos 11 aos 17 anos no bairro do Muçumagro, em João Pessoa, com treinamentos especializados. São mais de 140 alunos atendidos.
“Com a participação no edital, a ideia é que a gente possa aumentar a quantidade de alunos e ajudar mais famílias. O apoio do Banco do Nordeste com certeza vai impactar na vida de muitas crianças e muitos adolescentes. Temos atletas com suas vidas mudadas pelo nosso projeto, atletas que hoje estão no Grêmio, no Flamengo e no Internacional e que passaram por aqui, então nosso objetivo é ampliar o projeto”, destacou Pedro Henrique Ferraz.
Os Editais Sociais 2023 do Banco do Nordeste disponibilizaram mais de R$ 20 milhões a projetos com beneficiamento a crianças e adolescentes, idosos, pessoas com necessidades especiais ou com câncer e iniciativas de incentivo ao esporte. Todas as ações devem funcionar na área de atuação da instituição financeira, que compreende os nove estados nordestinos, além do Norte do Espírito Santo e de Minas Gerais.
Na Paraíba, o agente de Desenvolvimento do BNB, Artur Luiz Cordeiro, ressalta o impacto social com as entidades selecionadas. “A ação do Banco do Nordeste como promotor do desenvolvimento econômico, social e cultural da sua área de atuação é complementada por meio de sua política de responsabilidade Socioambiental em apoiar projetos sociais para atendimento de grupos sociais vulneráveis e a promoção do esporte e da saúde”, destaca.
Confira os projetos apoiados pelo Banco do Nordeste na Paraíba:
1 – Entidade Veja Vôlei | Projeto Veja bem: Esporte e Educação | Picuí
2 – Associação Esportiva VF4 | Projeto VF4 Campeão (Ano II) | João Pessoa
3 – Associação Desportiva Bola no Pé | Projeto Bola no Pé | João Pessoa
4 – Centro de Educação Integral Margarida Pereira da Silva | Escolinha de Futebol – A bola da vez é a Paz! | Pombal
5 – Entidade Viamar | Projeto Chute Certo | Cabedelo
6 – Associação Beneficente das Comunidades Remanescentes de Quilombo Palmares | Projeto Arte Cultura e Inclusão Digital Potencializando o Quilombo | João Pessoa
7 – Associação Recreativa, Cultural e Artística | Projeto ECA – Educação, Cidadania e Arte | João Pessoa
IMPRENSA – Banco do Nordeste
(83) 3216-9400 / (85) 9 9965-0339