Educação & Cultura
O papel da pauta de observação no planejamento
Entenda a importância do instrumento e perguntas que podem ser incluídas para direcionar seu olhar e conduzir sua reflexão após as atividades

Ao decorrer das semanas, à medida que se conhece melhor um grupo, o planejamento, além de levar em consideração a cultura e os objetivos de desenvolvimento e aprendizagem do currículo, passa a considerar também os interesses e necessidades específicas da turma e as questões individuais.
O planejamento precisa de fontes de alimentação, de elementos que gerem pistas para que sua estruturação faça sentido, tanto para o professor quanto para as crianças que devem ser os grandes protagonistas da ação educativa. Por isso, a prática da observação é essencial.
Existem diversas formas de fazer esses registros que culminam na documentação das atividades, que permite dar visibilidade e comunica as principais aprendizagens em forma de textos descritivos, portfólios, mostras pedagógicas, entre outros.
Como organizar o planejamento na Educação Infantil
Para exemplificar, quero compartilhar como organizo minha prática:
- Ao planejar ações dentro da sala de aula, prevejo uma pauta de observação com perguntas norteadoras sobre o coletivo e sobre um grupo de crianças; quais instrumentos podem ser utilizados para realizar o registro; e comunico a minha equipe de sala como espero que eles participem e contribuam com essa observação.
- Na hora atividade, trago todas essas evidências para uma análise de como o planejamento se efetivou, como as crianças participaram do processo, quais pontos merecem destaque e portanto mais investimento de minha parte. Aproveito também para alimentar o material de registros individuais, organizar pastas com a seleção de fotos e outros materiais que apoiarão a construção da documentação pedagógica. Tudo isso, se transforma em base para que seja possível planejar o próximo período.
É um fluxo sistematizado e cíclico que envolve organização, capacidade de síntese, objetividade e comunicação.
Uma boa pauta de observação contribui para que tudo isso ganhe sentido no dia a dia. Com base nela, é possível criar um direcionamento das próprias ações, focar no que é mais urgente e ganhar clareza sobre o que se quer alcançar.
Mas o que precisa ter em uma pauta de observação?
No cotidiano com os pequenos, muitas coisas acontecem ao mesmo tempo, querer ter controle de tudo, bem como evidenciar tudo, é algo humanamente impossível. Por isso, gosto de delimitar focos para o que se quer verificar dentro do grupo e estabelecer momentos para aproximar o olhar para as individualidades de cada criança. Veja quais perguntas levar em consideração para cada uma dessas situações:
Pauta de observação do coletivo
- Como os elementos de tempo, espaço e materiais utilizados foram distribuídos para garantir a participação de todas as crianças?
- Como elas se organizam com esse tempo, espaço e materiais?
- De que forma favorecem as relações, as interações e as trocas entre elas?
- Essa disposição assegura para as crianças o direito de brincar, explorar e conviver?
Pauta de observação individual
- O subgrupo delimitado ou a criança que se quer observar teve seus direitos de se expressar e conhecer-se garantidos?
- Como a criança expressa suas ideias e interesses? Qual a linguagem utilizada para se comunicar? Ela está de acordo com o esperado para a faixa etária?
Para refletir com base na observação
- Quais intervenções foram eficientes e produziram os resultados esperados?
- A abordagem, a linguagem utilizada e as mediações foram eficientes para promover o engajamento de todas as crianças? Quais adequações de recursos e conduta poderiam contribuir?
- A proposta se aproximou dos objetivos definidos? De que maneira ela pode adequar-se, tornar-se mais complexa ou ganhar novos desafios numa próxima vivência?
Quando acontece o movimento de busca por adequar, direcionar e até mesmo questionar o próprio olhar é que se tem a dimensão dos impactos do trabalho desenvolvido com cada uma e com todas as crianças.
Essas evidências devem ser compartilhadas com seus pares de sala, com colegas mais experientes e com a gestão para que você consiga descobrir outras perspectivas e fazer os melhores encaminhamentos.
Um abraço e até breve!
Paula Sestari é professora da Educação Infantil da rede municipal de ensino de Joinville (SC), com dez anos de experiência nessa etapa, e mestra em Ensino de Ciências, Matemática e Tecnologias. Em 2014, recebeu o Prêmio Educador Nota 10, da Fundação Victor Civita, e foi eleita Educadora do Ano com um projeto com crianças pequenas na área de Educação Ambiental.