Connect with us

Segurança Pública

Debatedores defendem aprimoramento da fiscalização das armas de fogo

Transferência de atividades de fiscalização do Exército para a Polícia Federal foi um dos tópicos abordados

A regulação efetiva de munições e do porte de armas de fogo é uma tarefa crucial para a segurança pública, visto que o Brasil registra mais de 40 mil mortes violentas por ano — três em cada quatro provocadas por esse tipo de armamento. A avaliação foi feita nesta terça-feira (19) pelos participantes de audiência pública interativa na Comissão de Segurança Pública (CSP) sobre o controle e fiscalização de armas, munições, acessórios e explosivos no país.

O debate foi conduzido pelo senador Sérgio Petecão (PSD-AC), que preside a comissão, e realizado por iniciativa do senador Alessandro Vieira (MDB-SE), em razão das alterações promovidas no Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826, de 2003) pelos Decretos 11.366 e 11.615, ambos de 2023.

Entre as mudanças estão a diminuição do número de armas e munições disponíveis para civis, incluindo caçadores, atiradores e colecionadores (CACs), e o restabelecimento da diferenciação entre armas de uso exclusivo de órgãos de segurança e aquelas permitidas para o público em geral.

A nova regulamentação eliminou o porte de arma municiada em trânsito para CACs, impôs limitações às associações de tiro desportivo, diminuiu o prazo de validade dos registros de armas de fogo e iniciou a transferência gradual da responsabilidade sobre atividades civis relacionadas a armas e munições para a Polícia Federal.

Polarização e radicalismo

Durante o debate, Alessandro Vieira destacou que “no ambiente sempre tão emburrecido pela polarização e pelo radicalismo, nenhuma atividade pode ser previamente demonizada”.

— Os CACs não devem ser demonizados, é uma atividade legitima, correta. Não deve ser demonizada a Polícia Federal e muito menos as Forças Armadas e particularmente o Exército por eventuais falhas. Mas é preciso apontar essas falhas, reconhecê-las e fazer a devida correção. Em 2019 aqui já apontávamos a má qualidade da fiscalização e registro das armas de fogo no Brasil. Infelizmente, de 2019 para cá, as coisas não melhoraram em absolutamente nada, elas só pioraram. É preciso identificar onde está o gargalo, qual é o problema, para que a gente possa fazer as correções devidas — afirmou.

Alessandro destacou o primeiro relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) relativo a processo de auditoria feito no controle de armas e munições a cargo do Exército no período de 2019 a 2022. O documento aponta que aproximadamente 24 mil indivíduos estão em execução de pena, com mandado de prisão em aberto ou que tiveram registro de ocorrência criminal grave registrados como CAC. Questionado, o Exército admitiu que faz apenas uma verificação formal da documentação apresentada, sem verificar autenticidade dos documentos ou consultar os nomes em qualquer das bases abertas para o público, como o banco nacional de mandado de prisão, e nem verifica a habitualidade dos atiradores esportivos ou a participação deles em competições. Outro dado aponta que apenas 10,37% das pessoas físicas que tiveram registro de caçador concedido e revalidado junto ao Exército conseguiram autorização para a atividade junto ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama). A auditoria indica ainda 150 mil armas registradas no acervo de caça, sem a efetiva confirmação se são utilizadas nos limites legais, entre outros dados.

— A fiscalização não tem eficiência. Tenho absoluta confiança na seriedade das Forças Armadas brasileiras, mas esse é um dado que já existia lá em 2019 e possivelmente existia desde sempre, a falta de uma fiscalização adequada que coincide infelizmente com o aumento exponencial na quantidade de armas em circulação. As vistorias e fiscalizações baseiam-se em avaliações de risco que ignoram riscos relevantes e que não utilizam informações e ferramentas úteis e disponíveis para a administração — afirmou.

Para o senador Marcos do Val (Podemos-ES), “é preciso diferenciar e tirar essa ideia de que arma foi feita para matar”. Em sua avaliação, “a arma foi feita para proteger a vida, e é utopia achar que um dia nós vamos acabar com as armas no mundo”.

Por sua vez, o senador Eduardo Girão (Novo-CE) disse que é preciso melhorar a fiscalização. Ele ressaltou que não é contra a posse de armas, mas que o porte “tem que ser muito restrito”.

Pessoas armadas

Representante do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Carolina Valladares Guimarães Taboada destacou que os anos de 2019 a 2022 registraram aumento considerável de pessoas armadas e de armas em circulação no país. Ao assumir o governo em 2023, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou o Decreto 11.366, que suspendeu diversas atividades relacionadas à concessão de arma de fogo e estabeleceu grupo de trabalho para nova regulamentação, após mais de 40 normas editadas nos anos anteriores, ressaltou.

— Uma arma de fogo é um instrumento que, no Brasil, de acordo com a Lei 10.826 de 2003 deveria ter todo o seu ciclo de vida controlado, deveria ter todo o seu ciclo de vida controlado, da fabricação ou importação, até a destruição, incluindo renovações periódicas, trocas de propriedade, situações de perda de legalidade e todo o ciclo de vida. Nesse sentido, o trabalho do ministério tem sido e continua sendo para que essas etapas previstas em lei sejam aperfeiçoadas e sejam fortalecidas — disse a coordenadora de Estudos e Pesquisas em Segurança Pública da Diretoria de Ensino e Pesquisa da Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Novas atribuições

O coordenador-Geral de Controle de Serviços e Produtos da Diretoria de Polícia Administrativa da Polícia Federal, Cristiano Jomar Costa Campidelli, explicou que a área que coordena — responsável pelo segmento de segurança privada, controle de produtos químicos e de armas de fogo — tem trabalhado em conjunto com o Ministério da Justiça para a migração do controle e fiscalização dos CAC’s do Exército para a PF, conforme previsto no Decreto 11.615.

— Para assunção dessas novas atribuições, que virão com essa migração de competência, a PF vem trabalhando em cinco eixos principais para bem assumir essa nova responsabilidade:  reestruturação administrativa; desenvolvimento e adaptação de um sistema que o Exército nos cedeu, o código fonte; construção das normas e portarias necessárias; realização de concursos públicos para servidores policiais e administrativos; e a contratação de terceirizados. É muito importante que a gente tenha êxito nesses cincos grandes eixos para que a gente possa assumir essa nova responsabilidade, que tem data para chegar, que é 1º de janeiro de 2025 — disse.

Poder de fiscalização

De acordo com o diretor de Fiscalização de Produtos Controlados do Exército, general de brigada Marcus Alexandre Fernandes de Araújo, o principal foco é trabalhar para atingir exatamente o interesse da política pública definida pelos Poderes Executivo e Legislativo, como forma de endereçar bem a solução a todos os problemas ou a necessidade de regulamentação de todos os processos que estão sob responsabilidade do Exército.

— Nós não temos o poder de polícia judiciária, que permite a atuação dos órgãos de segurança pública contra crimes, como o caso de execução de prisão de pessoas ou instauração de inquéritos criminais. As atividades sujeitas a controle pela fiscalização de produtos controlados são a fabricação, a utilização, a importação, a exportação, o desembaraço alfandegário, o tráfego e o comércio — explicou.

Problema na regulamentação

Promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e dos Territórios, Nísio Edmundo Tostes Ribeiro Filho informou que a Lei Complementar 75, de 1993, confere aos integrantes do Ministério Público da União o porte de arma independentemente de autorização, o que gera um problema prático diante da nova regulamentação. Ele explicou que magistrados e membros do Ministério Público possuem esse porte de arma de fogo legalmente previsto em função do ônus da função que exercem, o que gera riscos em razão do combate ao crime organizado e a criminalidade em geral.

Ribeiro Filho citou o caso do assassinato da juíza Patrícia Acioli, que motivou a criação da Lei 12.694, de 2012, a qual protege magistrados de ações de retaliação promovidas pelo crime organizado. Patrícia conduzia um processo por meio do qual se investigava uma quadrilha de policiais. A norma prevê que os processos judiciais relativos à atuação de organizações criminosas poderão ser julgados por colegiados de três juízes, para evitar que eventuais pressões e ameaças recaiam sobre um magistrado específico. O promotor também citou dados do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) do ano passado que apontam 127 membros do Ministério Público sujeitos a medidas de proteção em virtude de ameaças do crime organizado.

— Com o artigo 13 do Decreto 11.615, houve restrição, um óbice à aquisição de armas de uso restrito. Nós entendemos essa necessidade de regulamentação, entendemos a dinâmica feita hoje, mas nós temos uma preocupação porque nós estamos lidando com vidas humanas, de pessoas que acabam se colocando em risco.  Nós não estamos aqui falando de CAC’s, não é um promotor ou juiz que está buscando arma de fogo para momento de lazer, atividade esportiva, ou colecionar armas, mas de profissionais que, em virtude de uma profissão que possui seu risco inerente, acabam se colocando em situação de risco. Caso não seja possível, a gente teria outra alternativa que seria requisitar da Polícia Federal, Civil ou Militar uma escolta 24 horas, o que acabaria onerando ainda mais as instituições, inviabilizando em muitos casos os problemas de efetivos que essas instituições possuem, mas nós estamos lidando com vidas humanas — apelou.

Controle de armas

O coordenador de Projetos do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, David Marques, destacou que o Brasil passou por um processo de grande flexibilização no acesso a arma de fogo, o que gerou diversos problemas decorrentes da concessão e da fiscalização do armamento e munições, como evidenciam auditorias do Tribunal de Contas da União (TCU) e o trabalho desenvolvido pela imprensa e organizações da sociedade civil.

No período de 2017 a 2022, o número de pessoas registradas como CAC cresceu mais de 12 vezes e atingiu mais de 780 mil certificados de registro em 2022. No mesmo período, a Polícia Federal aponta um crescimento de mais de 144% nos registros, alcançando mais de 1,5 milhão em 2022, destacou Marques.

— Embora a gente tenha tido esse crescimento bastante acelerado no número de armas de fogo em circulação no mercado legal, assim como esse grande número de evidências de desvios que conectam o mercado legal e o mercado ilegal, ainda assim o número de armas de fogo apreendidas pelas policias estaduais apresentou redução em 2022. Em que pesem as apreensões da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal terem crescido nesse período, elas ainda representam a menor parte das apreensões que são realizadas no sistema de segurança pública. A gente teve uma redução, entre 2021 e 2022, de mais de 8% no número de armas apreendidas. Esses registros devem ser considerados muito mais como um indicador de ausência de priorização na retirada de armas de fogo ilegais na circulação e da quase completa inexistência de trabalhos investigativos e de inteligência policial mais estruturados, que coloquem o desvio de arma de fogo entre o mercado legal e o mercado ilegal no centro da sua estratégia, do que propriamente um indicativo de menos crimes e outras ilegalidades cometidas com a utilização da arma de fogo — concluiu.

Fonte: Agência Senado

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Portal Informa Paraíba

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

www.informaparaiba.com.br

Fiquem bem informados em um site que escreve notícias.

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Nacional18 horas ago

Brasil à beira do abismo: inação do Senado e das autoridades alimenta a ameaça de uma ditadura silenciosa

Internacional1 dia ago

Na ilha El Hierro, moradores ajudam imigrantes africanos

Internacional1 dia ago

Ucrânia produz mísseis próprios de longo alcance

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

Com X bloqueado no Brasil, quais as principais alternativas?

Judiciário1 dia ago

Mariz apoia transformação de Comarcas com mais de 5 mil processos em terceira entrância e defende concursos para o TJPB

Nacional2 dias ago

Damares exige que Lula demita Silvio Almeida imediatamente

Nacional2 dias ago

Governo Lula desiste da participação do MST no desfile de 7 de setembro e alega “Dificuldades Logísticas”

Judiciário2 dias ago

STF convoca audiência pública sobre escolas cívico-militares

Segurança Pública2 dias ago

Ex-‘A Fazenda’, viúva de funkeiro, fã de Lula: quem é a influencer presa por suspeita de lavagem de dinheiro

Nacional2 dias ago

Organização denuncia ministro de Lula por assédio sexual; Anielle Franco seria uma das vítimas

Politíca2 dias ago

Vitória de Lula e Lira: Hugo Motta é escolhido para a sucessão da Câmara em eleição que Deixa adversários sem chance

Politíca2 dias ago

Diretor executivo da Funjope é homenageado na Assembleia Legislativa por sua contribuição à cultura

Internacional2 dias ago

Putin declara apoio a Kamala Harris contra Trump

Saúde2 dias ago

Prefeitura capacita profissionais da atenção básica para atendimento às vítimas de violência doméstica na Capital 

Politíca2 dias ago

Marmuthe agradece e comemora o recapeamento asfáltico nas principais ruas do Valentina

ESTADO2 dias ago

Nota Cidadã: compras no mês de setembro concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

ESTADO2 dias ago

Divulgada a programação do desfile cívico-militar de 7 de setembro em João Pessoa

Saúde2 dias ago

Secretaria Municipal de Saúde reforça importância da vacinação em idade escolar

Educação & Cultura2 dias ago

Profissionais das escolas integrais se reúnem para avaliar boas práticas e o protagonismo na educação

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

Juízo das Garantias: Presidente do TJPB apresenta Anteprojeto de Lei a representantes da advocacia

Segurança Pública2 dias ago

Preso na PB procurado da Justiça do Mato Grosso envolvido em esquema de roubo de motos

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Banda Karisma se apresenta na edição especial desta sexta-feira

Judiciário2 dias ago

Supremo em alerta: Nunes Marques quebra padrão e leva suspensão do X para decisão coletiva no plenário do STF

Educação & Cultura2 dias ago

Ensino médio técnico dos institutos federais é destaque do “Me Conta, Brasil”

Politíca2 dias ago

Caminhada com o povo: Cícero destaca obras de infraestrutura, saúde, educação e lazer realizadas na área do Cristo Redentor

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

ECONOMIA2 dias ago

Principal evento de economia do Nordeste inicia programação na UFPB, com participação do Banco do Nordeste

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 dias ago

Estagiários da ESG conhecem agricultura estratégica e sustentável na Embrapa Cerrados

Politíca2 dias ago

De João para Jhony: “espero contar com você e sua parceria a partir de 2025

ENTRETENIMENTO11 meses ago

Conheça Rocco, um cão mistura de rottweiler com husky siberiano: ‘Parece o Batman’

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

Internacional8 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

ECONOMIA8 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

CONCURSO E EMPREGO8 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional8 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE8 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA8 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde8 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional8 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Judiciário11 meses ago

Entender Direito: especialistas discutem os embargos de divergência

Educação & Cultura8 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional8 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA8 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional8 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO8 meses ago

HORTÊNSIAS

Internacional2 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

ENTRETENIMENTO8 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário4 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO6 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ESTADO9 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

CONCURSO E EMPREGO11 meses ago

Concurso da PMPB pode ser suspenso? Jurista avalia

Nacional2 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO9 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO9 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

Internacional6 meses ago

China

Esporte3 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO3 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA2 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO2 dias ago

Assistam ao filme – Um Anjo em Nossas Vidas 

Judiciário2 dias ago

QUAL É A IMPORTÂNCIA E A FUNÇÃO DO STF?

Saúde4 dias ago

COISAS QUE NINGUÉM TE FALA SOBRE A HÉRNIA DE DISCO

ECONOMIA4 dias ago

ANEEL ANUNCIA BANDEIRA VERMELHA EM SETEMBRO

Segurança Pública4 dias ago

O QUE ESTÁ POR TRÁS DOS INCÊNDIOS CRIMINOSOS EM SP?

ENTRETENIMENTO4 dias ago

RESOLVA AS FOLHAS AMARELADAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

FUNGOS QUE COMEM PLÁSTICO

CIDADE5 dias ago

CEARÁ PODE VIRAR LÍDER NA PRODUÇÃO DE HIDROGÊNIO VERDE

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

COMO INSTALAR PLACAS SOLARES DE FORMA SEGURA

Educação & Cultura5 dias ago

COMO A ELEVAÇÃO DO MAR AFETA O BRASIL? GEÓLOGO EXPLICA

ENTRETENIMENTO5 dias ago

RECEITA DO CHICO BALANCEADO

CIÊNCIA & TECNOLOGIA5 dias ago

ANATEL ANUNCIA FUNCIONALIDADES PARA EVITAR GOLPES

Saúde1 semana ago

É O FIM DOS HOMENS? CROMOSSOMO Y ESTÁ DESAPARECENDO

Saúde1 semana ago

PESQUISA REVELA DIETA QUE PODE TE FAZER VIVER MAIS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

SOL VERMELHO, CHUVA ESCURA E TEMPESTADE DE AREIA

Educação & Cultura1 semana ago

PRIMEIROS GRÃOS DE SOJA CHEGARAM AO BRASIL EM UMA GARRAFA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PRAGAS E DOENÇAS DAS PLANTAS E COMO CURÁ-LAS

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 semana ago

PRODUÇÃO ORGÂNICA: MORANGOS EM ABRIGOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O PLANO BRASILEIRO PARA ATRAIR PESQUISADORES DE VOLTA AO PAÍS

Saúde2 semanas ago

COMO MANTER O CÉREBRO JOVEM

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

CUIDADOS COM ANTÚRIO: COMO REPLANTAR E FAZER MUDAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

PESQUISADORES CRIAM SUBSTITUTO BIODEGRADÁVEL DO PLÁSTICO

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 semanas ago

BRASIL BUSCA EXPANDIR MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL DE ALGODÃO

Educação & Cultura2 semanas ago

RACISMO ESTRUTURAL E DEMOCRACIA

Educação & Cultura2 semanas ago

Dia Internacional para Relembrar o Tráfico de Escravizados e sua Abolição

CIDADE3 semanas ago

COMO O MUNDO PODE RESOLVER O PROBLEMA DOS LIXÕES

Saúde3 semanas ago

NOVA VARIANTE DO HIV ESTÁ CIRCULANDO EM TRÊS ESTADOS DO BRASIL

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

COMO FAZER UMA FAROFA CAIPIRA

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

ALABAI GIGANTE: O NASCIMENTO E OS SEGREDOS DESSA RAÇA

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

NORDESTE TEM SEGUNDO RECORDE NA PRODUÇÃO EÓLICA EM 2024

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br