Educação & Cultura
Mentalidade construtiva dos professores é mais importante que a cordialidade
Cordialidade versus fé nos alunos
Os estudantes tendem a gostar dos professores mais amigáveis, mas eles gostam mesmo é daqueles que acreditam que eles, os alunos, podem apresentar progressos significativos.
Durante o experimento, os alunos responderam positivamente aos professores que eram descritos como frios, mas que também tinham uma mentalidade construtiva, o que significa que eles sentiam que a habilidade dos alunos em uma matéria poderia melhorar se trabalhassem duro e tentassem estratégias diferentes.
O oposto também foi verdadeiro: Mais participantes reagiram negativamente a um professor caloroso e sorridente quando este demonstrou uma mentalidade fixa, que é uma crença de que as capacidades inatas não podem ser alteradas, como alguém que é naturalmente bom em matemática ou alguém que é naturalmente ruim em matemática.
“Não basta ser gentil,” disse a pesquisadora Makita White, da Universidade Estadual de Washington (EUA). “Se os professores puderem mudar seu comportamento para serem mais calorosos, isso terá um bom impacto, mas é muito melhor transmitir aos alunos uma mentalidade construtiva do que uma mentalidade fixa.”
Outra pesquisa recente demonstrou que aprendemos mais com os professores de quem gostamos.
Mentalidade construtiva
Quer os instrutores tenham sido descritos como sendo “muito calorosos e amigáveis” ou “olhando fixamente e deixando os alunos nervosos”, os cenários em que os professores declaravam uma mentalidade construtiva tiveram uma resposta muito mais positiva dos alunos. Eles relataram que teriam maior sentimento de pertencimento à turma, menos sentimentos de “impostor” e maiores chances de se sair bem no curso.
Estudantes podem tirar notas melhores… acreditando que vão tirar notas melhores.
“Quando você se concentra apenas na mentalidade dos alunos, isso pode levar a culpar o aluno, então, se eles não estiverem tendo um bom desempenho, você pode dizer a si mesmo que eles simplesmente não têm a mentalidade certa,” ponderou a professora Elizabeth Canning. “Ao observar como a mentalidade dos instrutores e a cultura estão afetando os alunos, isso pode aliviar parte do ônus dos próprios alunos. Em vez disso, podemos nos concentrar mais em como podemos tornar o ambiente motivador e propício, para que todos possam ter sucesso naquela aula.”