CIDADE
Cabedelo realiza Dia de Educação Ambiental na orla da cidade
Ação promoveu a conscientização para a geração de resíduos e o combate ao Aedes Aegypti
A Prefeitura de Cabedelo (PMC), por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semam) e de Educação (Seduc), realizou, no sábado (23), em Praia Formosa, uma manhã de educação ambiental com a população. O objetivo da ação foi conscientizar população e turistas sobre o aumento da geração de resíduos e o combate ao mosquito transmissor da dengue.
O evento reuniu alunos da rede municipal de ensino e componentes da Academia Infanto-Juvenil Cabedelense em atividades como mutirão de limpeza, distribuição de sacolas biodegradáveis, panfletagem com materiais didáticos e gincana ecológica.
“Passamos por um momento preocupante no que se refere ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A proliferação do inseto é a responsável direta pelo aumento do número de casos verificados no país. Isso exige de todos nós a tomada de uma série de providências, tanto em nossas casas como nos ambientes públicos, para deter a proliferação e prevenir a transmissão das doenças. O melhor meio nesse sentido é investir na conscientização da população e na redução dos resíduos expostos nas ruas”, afirmou o secretário de meio ambiente, Francisco Urtiga.
O aumento de casos de arboviroses tem se tornado uma preocupação, já que, este ano, o país já registrou um número significativamente maior de casos em comparação com o mesmo período do ano passado. A situação tem exigido mobilizações por parte do poder público, em parceria com a sociedade civil, para a adoção de medidas de combate ao mosquito Aedes Aegypti.
Dentre as principais medidas de combate à Dengue destaques para a Prevenção, com a eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti; Controle do vetor, sob a coordenação do Ministério da Saúde; Vacinação, disponível inicialmente para alguns grupos específicos e conscientização da população sobre a importância da prevenção da dengue.