Esporte
RB aponta disparidade e diz que “pontuar é quase impossível” sem abandonos na F1
CEO da RB, Peter Bayer reiterou a grande diferença que há entre as principais equipes para o pelotão intermediário na temporada 2024 da Fórmula 1. Na visão do dirigente, as chances de chegar entre os 10 primeiros são quase nulas se não acontecerem imprevistos com Red Bull, Ferrari, McLaren, Mercedes ou Aston Martin.
Em três corridas disputadas no campeonato, apenas a Haas e a própria RB furaram essa bolha, com pontos que vieram após abandonos — Sauber, Williams e Alpine seguem zeradas.
Na estreia, no Bahrein, as cinco principais equipes terminaram no top-10. Já em Jedá, Lance Stroll bateu e abriu espaço para Nico Hulkenberg concluir a prova em décimo. Max Verstappen, Lewis Hamilton e George Russell abandonaram a etapa no Albert Park, o que permitiu Yuki Tsunoda, Kevin Magnussen e novamente Hulkenberg entrarem na zona de pontuação.
Na visão do executivo, as corridas em condições normais não vão oferecer possibilidades de se terminar entre os dez primeiros. Isso faz com que a RB considere ter vantagem no Mundial de Construtores — está na sexta colocação com seis pontos, dois a mais que a Haas.
Yuki Tsunoda foi sétimo no GP da Austrália de 2024 por Grande Prêmio
“Não são apenas os pontos, mas a posição [no campeonato] importa. Se as cinco melhores equipes terminarem com dois carros, pontuar será quase impossível”, comentou Bayer.
“Somos uma equipe que tem a metade — ou até menos — do que uma Mercedes ou Aston Martin, mas temos muito sentimento e paixão. É um grupo fantástico de pessoas que trabalham juntas. Estou feliz por todos aqui”, completou.
O dirigente aproveitou a ocasião para destacar o trabalho feito pela RB para o GP da Austrália. O CEO afirmou que a rotina de trabalho foi puxada entre as corridas na Arábia Saudita e Melbourne — um esforço para viabilizar a introdução de atualizações no VCARB 01.
“Foi ótimo para nós [o resultado na Austrália]. Estivermos perto do top-10 no Bahrein e em Jedá. Os caras ficaram exaustos, trabalharam duro na fábrica em Faenza, 24 horas por dia e sete dias na semana para nos dar uma asa nova — que funcionou!”, revelou o CEO da RB.
“Um grande trabalho e, certamente, uma injeção de adrenalina e motivação para continuarmos”, encerrou.
A Fórmula 1 retorna com a temporada 2024 neste final de semana, entre os dias 5 e 7 de abril, com o GP do Japão, em Suzuka.