Connect with us

ESTADO

Projeto pioneiro analisa morte materna e os impactos sociais nos estados de PE, PB e AL durante a pandemia de Covid-19

Pesquisa interdisciplinar financiada pelo CNPq vai abordar dados quantitativos e qualitativos do aumento da morte de gestantes durante a pandemia

Um estudo pioneiro no Brasil vai se debruçar sobre as causas, circunstâncias, características e impactos sociais de mortes maternas durante a pandemia de covid-19 nos estados de Pernambuco, Paraíba e Alagoas. O projeto “Análise das Mortes Maternas e Impactos Sociais no contexto da Covid-19” (AMMISC), que é interdisciplinar e tem financiamento do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), envolve atualmente mais de 40 pessoas, entre pesquisadores da saúde – desde a fase da iniciação científica, passando por mestrado, doutorado e até pós-doutorado, além de profissionais de áreas técnicas estratégicas para o desenvolvimento da pesquisa.

Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), a morte materna é definida como a morte não acidental de mulheres ou pessoas que gestam durante a gravidez ou no período de 42 dias posteriores ao parto ou final da gestação. Atualmente, são registradas 800 mortes maternas diariamente em todo o mundo, o que equivale um óbito a cada dois minutos. No Brasil, a proporção de morte materna (em relação ao número de bebês nascidos vivos), que vinha melhorando desde 2018, disparou durante a pandemia de Covid-19: o aumento foi de 94%, o que representa um retrocesso de duas décadas, já que os números da razão de morte materna em 2021 foram semelhantes aos registrados na década de 1990, segundo o UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas), agência da ONU para assuntos relacionados à saúde sexual e reprodutiva.
 


Projeto AMMISC já reúne mais de 40 pesquisadores

Em 2021, o Brasil registrou 107,53 mortes a cada 100 mil nascidos vivos; em 2019, a razão foi de 55,31 a cada 100 mil nascidos vivos; e em 2020, foi de 71,97 mortes a cada 100 mil nascidos vivos. Nesse período entre 2019 e 2021, o aumento do número total de mortes maternas foi de 77%. Com esse aumento, a Covid-19 se tornou a principal causa de morte materna no país. Os dados foram mapeados pelo Observatório Obstétrico Brasileiro, com base nas informações oficiais do Ministério da Saúde. E o cenário pode ser ainda pior, já que a subnotificação é alta – estima-se que o número de mortes de gestantes e puérperas em território nacional seja cerca de 35% maior do que os dados oficiais.

Esse cenário faz do projeto AMMISC fundamental para enfrentar o aumento das mortes maternas em face das desigualdades sociais, já que os dados podem servir de base para a construção de políticas públicas e estratégias coletivas de proteção das gestantes, parturientes e mães de recém nascidos. Essa possibilidade de contribuir socialmente ajudou na aprovação do projeto, que tem coordenação geral da ginecologista e obstetra Dra. Melania Amorim, referência no Brasil no debate de direitos sexuais e reprodutivos e gravidez de alto risco, mestra em Saúde Materno-Infantil, doutora em Tocoginecologia pela Unicamp, com dois pós-doutorados (pela Unicamp e OMS). Atualmente, é bolsista de produtividade em pesquisa 1C do CNPq.

Segundo Dra. Melania Amorim, que também coordena o eixo quantitativo do projeto, os números de mortes maternas na pandemia foi piorado pelo contexto político brasileiro. “Grande parte dessas mortes maternas poderiam ter sido evitadas se não tivéssemos negacionismo em relação à doença e às vacinas, por isso, com essa pesquisa estamos honrando a vida de cada mulher que morreu”, ressaltou. Ela também destacou que cerca de 92% dos casos de morte materna são evitáveis que o racismo fizesse com que as mulheres negras sejam as maiores vítimas. Segundo os dados mais recentes da Pesquisa Nascer no Brasil, as chances de as mulheres negras morrerem por causas relacionadas à gravidez, ao parto e ao pós-parto é duas vezes maior do que as de mulheres brancas.

 


Projeto AMMISC é pioneiro no tema e tem financiamento do CNPq.

Objetivos

Considerando o contexto sociopolítico e partindo dos dados oficiais das secretarias de saúde, o projeto AMMISC vai analisar de forma comparativa as mortes maternas por Covid-19 e por outras causas ocorridas nos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas entre os anos de 2020 e 2022. Além das características biológicas e sociodemográficas das gestantes que vieram a óbito, também serão estudadas as características obstétricas e de assistência, como idade gestacional, número de gestações, tipo de parto, local de ocorrência, acesso a vacinas, comorbidades, entre outros.

No que diz respeito aos impactos sociais, o projeto AMMISC pretende conhecer e documentar as experiências de tempo, adoecimento, luto e sobrevivência entre familiares de mulheres mortas por mortalidade materna durante a pandemia. Esse eixo qualitativo do estudo é coordenado pela Dra. Débora Diniz.

Fases do projeto

Um encontro presencial ocorrido no IMIP (Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira), na capital pernambucana, marcou o início do projeto, que teve sua aprovação anunciada pelo CNPq no final de 2023. O encontro, ocorrido no último dia 22 de março, reuniu a maioria dos pesquisadores e profissionais do projeto. Além do alinhamento dos objetivos e socialização dos profissionais, o encontro também permitiu a discussão sobre as dimensões operacionais e políticas da pesquisa, com destaque para a produção de conhecimento técnico que vai contribuir com a elaboração emocional de um período tão traumático para a sociedade brasileira.

Quase 50 profissionais e pesquisadores que já fazem parte da pesquisa, outros especialistas ainda serão incorporados ao longo do projeto, que tem previsão de duração de três anos. Nos próximos meses, haverá o lançamento do site e redes sociais do estudo AMMISC.

O financiamento da pesquisa AMMISC é realizado via dois editais do CNPq – Chamada Universal (Edital CNPq/MCTI Nº 10/2023) e Estudos Transdisciplinares em Saúde Coletiva (Edital Nº 21/2023), sob responsabilidade da Dra. Melania Amorim. Atualmente, o projeto envolve 7 instituições de pesquisa, sendo o IMIP a instituição sede.

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement Enter ad code here

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Esporte23 horas ago

Do Jūjutsu ao Jiu-jítsu – Parte 1

Esporte23 horas ago

As origens do Jiu-Jítsu – Parte 2

Esporte23 horas ago

As origens do Jiu-Jítsu – Parte 3

Internacional23 horas ago

Em países comunistas rezar em voz alta na própria casa pode ser crime como na Escócia

Educação & Cultura23 horas ago

8 de janeiro e Marighella: a face do verdadeiro terrorismo

Esporte24 horas ago

A relação entre Bujutsu, Bushido, Budô e o Jiu-Jítsu

Internacional24 horas ago

Elon Musk comprou a CNN, diz Javier Milei

Internacional24 horas ago

FBI revela plano de assassinato iraniano contra Donald Trump

Politíca24 horas ago

Mídia nacional divulga relatório da CGU com irregularidades em emendas destinadas a ONGs e cita senadora Daniella Ribeiro

Nacional1 dia ago

União estratégica entre oposição e governistas na disputa por poder no Congresso

Nacional1 dia ago

A normalização da censura

Segurança Pública1 dia ago

Nova lei de trânsito promete multa recorde e suspensão de 12 meses da CNH: novas regras pode afetar milhões de motorista no Brasil

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Concurso PRF virará concurso POF: entenda mudança na carreira

ESTADO1 dia ago

Abono Natalino na Paraíba será pago pela CAIXA

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sudene articula rede para qualificação técnica e profissional voltada aos setores têxtil e de confecções

Nacional1 dia ago

Ministério Público vê omissão do governo Lula no combate à COVID

Segurança Pública1 dia ago

Sistema de proteção civil da Paraíba recebe elogios em reunião do Conselho Nacional dos Gestores de Proteção e Defesa Civil

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Sine-PB oferta mais de 690 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

ECONOMIA1 dia ago

Inflação no Nordeste segue inferior à do Brasil em outubro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Mapa anuncia 19 novas habilitações de frigoríficos para exportação de carnes brasileiras para África do Sul

ESTADO1 dia ago

Encontro discute enfrentamento da violência contra a pessoa idosa

ESTADO1 dia ago

Beneficiários do Cartão Alimentação de mais quatro cidades farão atualização cadastral na próxima semana

Saúde1 dia ago

Financiamento para equipes de Saúde da Família é aumentado em 20%

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Mapa reforça cooperação e busca novas oportunidades de mercado no Japão

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Sabadinho Bom homenageia mês da Consciência Negra em novembro

Judiciário1 dia ago

Tribunais de todo o país aderem ao projeto “Justiça Carbono Zero”

Judiciário1 dia ago

STF valida emenda que flexibilizou regime de contratação de servidores públicos

Educação & Cultura1 dia ago

Receita Federal lança manual para os contribuintes sobre a Nova Legislação de Juros sobre Capital Próprio (JCP)

ECONOMIA1 dia ago

Com aumento nos materiais, preços da construção variam 0,53% em outubro

ECONOMIA1 dia ago

Inflação acelera para 0,56% em outubro, impulsionada pela alta da energia elétrica

ECONOMIA10 meses ago

Calendário do Bolsa Família 2024: saiba quando você vai receber

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Com produtor revisando tamanho da safra, 2024 inicia cercado de incertezas para a soja

ENTRETENIMENTO7 meses ago

Estes SINAIS mostram que a pessoa te quer, mas FINGE que não está a fim!

Internacional10 meses ago

Secretário-geral da ONU condena atos criminosos no Equador

CONCURSO E EMPREGO10 meses ago

Carreiras em Extinção? Veja Quais Podem Sumir

Internacional10 meses ago

Fome já é generalizada em Gaza, alerta ONU

CIDADE10 meses ago

Polêmica em Princesa Isabel: Vereadores aprovam aumento salarial próprio e do Executivo

AGRICULTURA & PECUÁRIA10 meses ago

Número de IGs cresceu 60% em quatro anos no Brasil

Saúde10 meses ago

OS PRINCIPAIS LEGUMES E VERDURAS QUE AJUDAM A PREVENIR DOENÇAS CRÔNICAS

Internacional10 meses ago

Israel quer controlar e fechar fronteira entre Gaza e Egito

Educação & Cultura10 meses ago

Campina Grande entra na disputa e poderá ser escolhida para receber nova Escola de Sargentos do Exército após impasse em Pernambuco

Internacional4 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

Internacional10 meses ago

“Perdas, dor e angústia” após ataques aéreos marcam o início do ano na Ucrânia

CIÊNCIA & TECNOLOGIA10 meses ago

Vale a pena usar um gerador de conteúdo para redes sociais?

Nacional10 meses ago

TCU pede que ministra da Saúde pague R$ 11 milhões a cofres públicos

ENTRETENIMENTO10 meses ago

PASSEIO MOSTRA COMO É UM BORBOLETÁRIO

Judiciário6 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

ENTRETENIMENTO8 meses ago

1º Cabedelo MotoFest: prepare-se para uma explosão de emoções na praia do Jacaré!

ENTRETENIMENTO6 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

ENTRETENIMENTO10 meses ago

HORTÊNSIAS

ESTADO11 meses ago

Energisa reúne empresas de telecomunicações para tratar sobre segurança na disposição de cabos em postes 

ENTRETENIMENTO6 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

Esporte6 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

ENTRETENIMENTO11 meses ago

DEZ FLORES PARA LOCAIS ENSOLARADOS

ENTRETENIMENTO11 meses ago

5 DICAS PARA SEU PINHEIRO DE NATAL DURAR MUITO MAIS

ENTRETENIMENTO5 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA4 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

Nacional4 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Segurança Pública2 semanas ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Internacional8 meses ago

China

Internacional2 dias ago

A verdadeira história de Donald Trump

Politíca2 dias ago

Veneziano: Cúpula dos Parlamentos do G20 contribui para eficiência legislativa

Nacional3 dias ago

Saiba o que é o encontro do G20, que acontece após a Cúpula dos Parlamento

ENTRETENIMENTO4 dias ago

CRIAÇÃO DE COBRAS RARAS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA4 dias ago

ASTEROIDES, PERIGO NO ESPAÇO

Internacional4 dias ago

O QUE BRICS DOMINADO POR RÚSSIA E CHINA SIGNIFICA PARA O BRASIL

Educação & Cultura4 dias ago

‘SE SOUBÉSSEMOS… NÃO SAIRÍAMOS DA CAMA.’

Nacional4 dias ago

BRASIL PODE LIDERAR DEBATES SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Internacional6 dias ago

COMO A RÚSSIA OBTÉM ARMAS PARA GUERRA NA UCRÂNIA

ENTRETENIMENTO6 dias ago

RECEITA: BRIGADEIRO DE INHAME + SUCO DE CAPIM CIDRÓ + OMELETE DE ORA-PRO-NOBIS

AGRICULTURA & PECUÁRIA6 dias ago

PRODUÇÃO SUSTENTÁVEL GARANTE NOVOS NEGÓCIOS

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 dias ago

COP29: COMO O ‘LIXO DIGITAL’ POLUI O MEIO AMBIENTE

Saúde1 semana ago

BEBER ÁGUA DURANTE AS REFEIÇÕES DIFICULTA A DIGESTÃO?

Educação & Cultura1 semana ago

A VISÃO DE CHARLES DARWIN SOBRE OS ESCRAVIZADOS NO BRASIL

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

GUERRA DOS CHIPS: CHINA ACABA DE DIFICULTAR A VIDA DE SEUS CONCORRENTES

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

E-COMMERCE BRASILEIRO SUPEROU R$ 205 BILHÕES EM 2023

ECONOMIA1 semana ago

BAHIA TERÁ PRIMEIRA FÁBRICA DE VIDRO SOLAR DA AMÉRICA LATINA

ENTRETENIMENTO1 semana ago

DICAS DE CUIDADOS COM A PLANTAÇÃO DE ROSAS

Educação & Cultura1 semana ago

‘ESSÊNCIA DA INTELIGÊNCIA NÃO É SABER DAS COISAS, É VER O FUTURO’

ENTRETENIMENTO1 semana ago

PASTOR AUSTRALIANO: O MELHOR AMIGO PARA QUEM AMA AVENTURA E ATIVIDADES

ECONOMIA1 semana ago

BANCOS MUNDIAIS PREVEEM QUEDA NOS PREÇOS DO PETRÓLEO NOS PRÓXIMOS ANOS

Internacional1 semana ago

CINCO PAÍSES VÃO PAGAR PARA MANTER FLORESTAS

Saúde2 semanas ago

GUIA ALIMENTAR PARA VEGETARIANOS

Saúde2 semanas ago

COMO O CÉREBRO HUMANO SE RECONFIGURA AOS 40 ANOS

Educação & Cultura2 semanas ago

CEARÁ: O SEGREDO DA MELHOR EDUCAÇÃO DO BRASIL

Saúde2 semanas ago

NOVAS REGRAS PARA SOLICITAÇÃO JUDICIAL DE MEDICAMENTOS ENTRAM EM VIGOR

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

MUDAS GRANDES COM ALPORQUIA

Educação & Cultura2 semanas ago

3 PARADOXOS GREGOS CURIOSOS

Saúde2 semanas ago

COMO CUIDAR DE FERIDAS E LESÕES?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

IMAGENS INÉDITAS DO POLO SUL DE MARTE ENVIADAS POR SONDA

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br