Educação & Cultura
Desafio Nota 1000 inscreve estudantes e professores com foco na redação do Enem
A 5ª temporada do Desafio Nota 1000 está com inscrições abertas para os estudantes até este sábado (20). São ofertadas 30 mil vagas para alunos matriculados na 3ª série do Ensino Médio da rede pública estadual, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e alunos egressos. As inscrições podem ser feitas por meio do formulário eletrônico https://bit.ly/DNMilCadastro.
O Desafio Nota 1000 é uma iniciativa do Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Educação (SEE), que visa auxiliar os estudantes na produção e na avaliação de redações, com foco no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. A novidade desta temporada é que as atividades vão iniciar neste semestre do ano letivo 2024 e o primeiro tema do Desafio Nota 1000 vai ser lançado na próxima segunda-feira (22), por meio das redes sociais do Desafio e do site da Secretaria da Educação.
A outra novidade do projeto este ano é a mudança no público-alvo da ação, que será direcionada para estudantes matriculados na 3ª série do Ensino Médio, além dos estudantes do EJA e egressos de escolas públicas da rede estadual. Assim como também foi definido para o programa Se Liga no Enem. “Nosso público-alvo nesta nova edição será os estudantes da 3ª série do Ensino Médio, porém não deixaremos os demais estudantes, da 1ª e 2ª séries, desassistidos. Eles poderão participar de desafios especiais ao longo de toda a temporada, essencialmente os que envolvem premiações, como no caso das parcerias com a empresa Chamex e o Detran-PB. Sem falar que estamos preparando todos os professores de Língua Portuguesa para que os apoiem, continuamente, em sala de aula, de modo que cheguem até a 3ª série com o nível adequado”, explicou o coordenador do programa Desafio Nota 1000, José Carlos Ribeiro.
Professores – Para auxiliar os estudantes no Desafio Nota 1000, serão oferecidas mil vagas para docentes de Língua Portuguesa vinculados à rede estadual da Paraíba. As inscrições podem ser realizadas até 30 de abril por meio do endereço bit.ly/Cadastroprofessores. “No Desafio Nota 1000, além do estudante, o professor também integra todo o processo, do início ao fim, com a incrível oportunidade de aprofundar o seu conhecimento teórico-metodológico para o ensino do texto dissertativo-argumentativo”, completou o coordenador da iniciativa. Para conferir os editais das seleções de estudantes e professores basta acessar o bit.ly/EditaisDesafioNotaMIil.