ENTRETENIMENTO
A Menina Silenciosa: Cineclube da FCJA exibe filme sobre solidão na infância
O filme irlandês ‘A Menina Silenciosa’ (2022), do diretor Colm Bairéad, é a escolha do mês de maio para o Cineclube O Homem de Areia, da Fundação Casa de José Américo (FCJA). Com comentários do psicólogo e crítico de cinema Henry Armand Krutzen, a sessão é gratuita e ocorre na próxima quarta-feira (1º), às 19h, no Auditório Juarez da Gama Batista, Anexo I da FCJA, localizada à Avenida Cabo Branco, 3336, na orla da capital paraibana.
O longa-metragem, ambientado na Irlanda em 1981, conta a história de Cáit, uma garota de nove anos que contraria as adversidades de uma vida em situação de pobreza no campo. Ela criou seu próprio refúgio, observando, com um olhar sensível, a beleza das pequenas coisas. A vida da menina, que vive na atmosfera sobrecarregada e fria de sua família, muda quando é enviada para morar com um casal mais velho e sem filhos durante as férias. Cáit, então, experimenta um profundo afeto, talvez pela primeira vez.
‘A Menina Silenciosa’ é o primeiro filme irlandês a ser indicado ao Oscar (2023). A obra ainda foi vencedora do ‘Irish Film Awards’ nas categorias Melhor Filme, Direção e Melhor Atriz. Concorreu ainda ao Bafta 2023, ao Satellite 2023 e venceu o grande prêmio do júri no Festival de Berlim 2022. O filme tem duração de 94 minutos e a classificação é de 14 anos.