Saúde
Creme alimentar com ingredientes da dieta mediterrânea dispensa conservantes
O produto pode ser usado em pães, torradas, bolachas etc, ou mesmo consumido diretamente.
Geleia mediterrânea
A chamada dieta mediterrânea, considerada uma das mais saudáveis do mundo, é baseada na combinação de diferentes grupos de alimentos, incluindo frutas, legumes, cereais, azeite, peixes, vegetais e nozes. Rica em fibras, óleos monoinsaturados e antioxidantes, a dieta tem efeito comprovadamente benéfico à saúde humana e à longevidade.
Inspirados nesse conceito, pesquisadores dos EUA (Universidade de Ohio) e da Turquia (universidades Sinop e Ondokuz Mayis) desenvolveram um estudo com o objetivo de formular um produto, inspirado no conceito da dieta mediterrânea, voltado para o público infantil e praticantes de esportes.
O resultado é um creme, parecido com uma geleia, à base de nozes e frutas secas, livre de aditivos e adoçado naturalmente, pronto para uso.
O processo consistiu em diferentes etapas de moagem e homogeneização dos ingredientes, cuja formulação final resultou em 32% de avelã, 32% de amendoim, 15% de damasco seco, 15% de uvas-passas, 5% de óleo de girassol e 1% de leite em pó. A doçura foi conferida pelas frutas secas utilizadas.
O creme desenvolvido apresentou teores de proteínas e lipídeos (gorduras) de 17% e de 29%, respectivamente e sabor agradável, avaliado por análise sensorial, com destaque para os atributos de sabor e cor. Além disso, o creme tem uma elevada estabilidade ao longo do tempo, com uma vida de prateleira estimada em 11 meses na temperatura de 25 ºC.
O estudo mostra que é possível obter um produto saudável à base de frutas e nozes, com uma vida útil comercialmente interessante e, mais importante, sem o uso de conservantes. O alimento pode suprir parcialmente o consumo diário de proteínas e gorduras, agradando sensorialmente públicos diferenciados.