CIDADE
Cabedelo lança campanha de conscientização para redução de acidentes de trânsito
Tema deste ano é “Paz no trânsito começa por você!”
O mês de maio é conhecido internacionalmente pela campanha Maio Amarelo, um movimento de conscientização para redução de acidentes de trânsito. Em Cabedelo, a iniciativa será lembrada durante todo o mês, mediante várias ações e atividades coordenadas pela Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
Nesta quinta-feira (9) foi realizada a abertura oficial do movimento que, na cidade portuária, será marcado pelo projeto “Pegadas Amarelas, Caminho para Transformação do Trânsito”, e terá como tema “Paz no trânsito começa por você”.
A solenidade aconteceu na Igreja Batista de Intermares (IBI) e contou com a participação de representantes de órgãos responsáveis pelo disciplinamento do trânsito. O evento foi marcado pelas apresentações de trabalhos produzidos por alunos das escolas Marizelda Lira, Agripino José de Morais e QI Intermares.
“É saudável contarmos, hoje, na abertura desse evento tão importante, com tantas representações de órgãos responsáveis, direta e indiretamente, pela segurança no trânsito. No momento em que saudamos e agradecemos todas as presenças, aproveitamos para convidar crianças e jovens para um momento de reflexão sobre alguns comportamentos do presente com relação ao trânsito, que podem ter repercussões sobre o futuro. É preciso entender que o trânsito pode ser melhor se as pessoas tiverem, antes de tudo, respeito pela vida. Essa consciência, contudo, tem que começar logo na infância, daí a importância de uma campanha como o Maio Amarelo, que foca a população em geral, mas mira sobretudo a educação nas escolas”, declarou o prefeito Vitor Hugo Castellano.
A ideia da iniciativa é mobilizar todas as escolas e sociedade civil organizada para promoverem a educação para o trânsito por meio de oficinas de conscientização para um trânsito mais seguro. Participaram do evento, representações das Secretarias municipais de Educação (Seduc), Transportes (Setrans), Guarda Metropolitana, Defesa Civil, juntamente com Câmara Municipal, Polícia Rodoviária Federal, Semob de João Pessoa, BPtran, Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Empresa Motomar, e Faculdade de Ciências Médicas.
“Estamos, mais uma vez, tendo o orgulho de realizar a campanha do Maio Amarelo em Cabedelo, um movimento de alerta a todos os usuários das vias para a importância do respeito à legislação de trânsito. Um alerta que mobiliza todos os órgãos de segurança viária, todos envolvidos nessa luta contra a guerra que se trava nas vias da cidade e do país. Trata-se de um esforço permanente em prol da educação para o trânsito e para o respeito à vida, no qual as crianças têm um papel fundamental, pois, assim como serão os condutores no futuro, atualmente podem ser disseminadores das ideias”, destacou o secretário de mobilidade, Inácio Bento de Morais.
“É fundamental essa junção de esforços. Vimos aqui a união de tantos órgãos federais, estaduais e municipais, no intuito exatamente de reforçar a mensagem que é conscientizar a população paraibana para que se mudem atitudes erradas que adotamos no trânsito dia a dia. Não usar o capacete de forma adequada, por exemplo, que foi a maior causa de morte no estado ano passado e que poderiam ser evitadas pelo simples uso do equipamento. A união de tantos órgãos patenteia essa preocupação e se conseguirmos mudar a consciência de uma pessoa já estamos no caminho. As crianças são estratégicas nesse sentido, pois atuam como multiplicadoras da mensagem que advoga uma cultura de paz, lema da campanha do Maio Amarelo”, destacou o superintendente do Detran PB, Isaías Gualberto.
As oficinas com o tema Pegadas Amarelas são um esforço da Coordenação de Educação para o Trânsito da Semob/Cabedelo para potencializar o Maio Amarelo nas redes de ensino, promovendo o protagonismo e autonomia das crianças e jovens, por meio de atividades pedagógicas, seja de forma presencial ou on-line. Na linha de frente, O Movimento Maio Amarelo em Cabedelo, conta com a parceria entre Semob e Seduc.
Pegadas Amarelas – O projeto idealizado soma 17 livros educativos de trânsito de autoria da Coordenação de Educação para o Trânsito, que serão distribuídos nas escolas por meio dos gestores e supervisores, que serão transformados em oficinas pedagógicas, com o objetivo de conscientizar o público infantil acerca da percepção do risco enquanto pedestres, passageiros e ciclistas, afim de minimizar os índices de sinistralidades envolvendo esses atores.
As oficinas buscam promover interações e aprendizados lúdicos sobre o trânsito e sua complexidade de forma integrativa e prazerosa, com contação de histórias, aprendendo como se comportar no trânsito de forma correta.
O projeto contempla três redes de ensino, atingindo toda a população, por intermédio da transformação dos estudantes, os quais serão os principais influenciadores da conscientização no trânsito.
“A campanha “Pegadas” se refere ao rastro deixado, ou seja, aquilo que deixamos no dia a dia em forma de comportamento diante do trânsito. Uma reflexão sobre se estamos vivenciando, se uma cultura de paz, de tolerância e de amor ao próximo ou ao contrário. Toda a campanha é elaborada com foco nisso: as marcas que deixamos e nossa contribuição efetiva para uma melhoria no trânsito”, comentou a coordenadora de educação para o trânsito, Abimadabe Vieira.