Educação & Cultura
Programa Apoio Universitário encerra inscrições próxima segunda-feira
As inscrições para o programa Apoio Universitário, da Prefeitura de João Pessoa, se encerram na próxima segunda-feira (20). Gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), é voltado para alunos do Ensino Superior em vulnerabilidade social que estejam matriculados em instituições públicas ou privadas, visando fornecer apoio financeiro para poderem viabilizar sua graduação.
Uma das alunas beneficiadas é Edivânia Laurentino, estudante do curso de Terapia Ocupacional da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), que está no último período e faz parte do programa desde o segundo período do curso. Ela destaca que o valor recebido é utilizado principalmente para garantir sua segurança alimentar, já que o curso é integral e acaba impedindo de que tenha uma renda. “Tenho uma filha de 11 anos que é autista e tudo se dificulta. O Apoio Universitário tem sido de grande ajuda desde sempre e faço questão de no dia da minha colação de grau mencionar o quanto o programa foi importante para que eu conseguisse chegar ao fim do curso”, destacou.
Anualmente, a Prefeitura de João Pessoa investe cerca de R$ 2,2 milhões com recursos próprios e programa beneficia 475 alunos, e com as novas vagas chegará a quase 800 beneficiados.
Outra beneficiária do programa é Mayra da Silva, estudante de Arquivologia, na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Ela continua no início da graduação, mas reforçou o papel primordial do Apoio Universitário para poder dar continuidade aos estudos. “Sem o ‘Apoio’ eu não conseguiria me formar. Recebo pela Prefeitura esse auxílio, o tem me ajudado, pois coloco internet no celular para estar por dentro das informações do curso, uso para transporte, sem ele eu não teria como estudar porque estou desempregada e a renda da minha família vem do Bolsa Família. Mesmo em meio às dificuldades não deixo de dar meu melhor e estou com notas altas”, reforçou.
A mãe de Mayra, Maria de Nazaré, vê o Apoio Universitário como a oportunidade de a filha realizar um sonho. “Eu enxergo como um programa de utilidade, pois ela sempre sonhou em se formar para ajudar a família, Desde pequena sempre quis ser alguém na vida. Criei minhas filhas sozinha e sempre trabalhei muito para tentar dar o melhor para elas e sempre vi Mayra estudando. O valor do ‘Apoio’ ela usa paras coisinhas dela e também alimentação para poder estudar melhor”, contou.
Pela internet – As inscrições são exclusivamente por meio da plataforma João Pessoa na Palma da Mão, onde os interessados devem fazer o envio da documentação solicitada, como RG, CPF, comprovante de residência, número do NIS atualizado e outros. O edital completo pode ser acessado utilizando o link https://bit.ly/AUniversitario2024.
No edital deste ano são oferecidas 300 vagas, sendo 200 destinadas para alunos cujas famílias estão cadastradas no CadÚnico e são beneficiadas pelo Bolsa Família, outras 100 vagas são para selecionados que estejam inscritos no CadÚnico e a família não receba o Bolsa Família, além de 10% das vagas totais voltadas para pessoas com deficiência.
O resultado, após recursos, será divulgado dia 08/07. Os contemplados terão entre os dias 15 e 26/07 para cadastramento junto ao Apoio Universitário e dia 07/08 acontece a palestra obrigatória para os novos beneficiários. Os estudantes contemplados com o Bolsa Família recebem o apoio municipal com o valor correspondente a um sexto do salário mínimo vigente. Já os que estão apenas no CadÚnico recebem o Apoio Universitário correspondente a um terço do salário mínimo vigente.