CIÊNCIA & TECNOLOGIA
O WhatsApp pode bloquear sua conta se você mandar mensagens deste tipo
Prática viola os termos de uso do mensageiro e pode banir o usuário do aplicativo
O WhatsApp está hoje entre os aplicativos de mensagens mais utilizados do mundo. Diante da alta demanda, a empresa responsável por seu gerenciamento, a Meta, está constantemente desenvolvendo atualizações que promovem a melhor experiência ao usuário.
Em razão de inúmeras modificações, uma que passou despercebida por muitos pode acabar bloqueando a conta de quem violar as regras de uso do mensageiro. No final, a pessoa fica sem poder acessar o aplicativo temporariamente. Parece um pesadelo, não é mesmo?
Não faça isso ou o WhatsApp pode bloquear sua conta
As novas regras de uso do WhatsApp podem bloquear a conta de usuários por diferentes motivos, um deles é em caso de suspeita de spam, aquelas mensagens automatizadas enviadas para muitas pessoas ao mesmo tempo. Além disso, a frequência dos envios influencia e pode gerar a suspensão temporária do aplicativo.
Segundo a Meta, atualmente, cerca de dois milhões de perfis são banidos do WhatsApp mensalmente. Para fazer essa varredura, a empresa recorre a uma plataforma de inteligência artificial que analisa perfis suspeitos e os bloqueia em caso de atividades que violam os termos de uso.
E os spams podem gerar esse tipo de banimento. Geralmente, spams são aquelas propagandas e ofertas de serviços enviadas massivamente para os contatos. Essa prática também é comum em e-mails, capazes de ficarem abarrotados de tantas notificações.
O bloqueio do WhatsApp por quem dispara mensagens para vários contatos em um curto espaço de tempo pode durar horas ou dias, dependendo do nível da atividade.
O que pode banir sua conta do WhatsApp?
A Meta revelou alguns erros que os usuários cometem ao utilizar o WhatsApp e que podem levar ao banimento da conta. São eles:
- Compartilhar links falsos ou de conteúdo perigoso;
- Possuir o endereço de IP e número de telefone de países diferentes;
- Recorrer a softwares para ter acesso a múltiplas contas no mesmo aparelho;
- Enviar mensagens em massa logo após ter criado a conta;
- Acessar softwares não oficiais, como o WhatsApp Plus ou WhatsApp GB.
Em caso de banimento da conta, o usuário deve solicitar a análise do motivo e preencher os dados e informações necessárias para a avaliação pela empresa.
A solicitação pode ser feita através do suporte do mensageiro ou por meio de opções disponíveis no site oficial do WhatsApp. Vale destacar que não há um prazo específico para resposta pela Meta.