Nacional
Lula cai para 5º no ranking de avaliação de presidentes da América do Sul
Pesquisa CB Consultoria e Opinião Pública mostra Tarcísio na liderança no ranking de imagem positiva entre políticos brasileiros
O levantamento, feito mensalmente pela CB Consultoria e Opinião Pública, uma das principais empresas de pesquisa da Argentina, ouviu uma média de 1.200 entrevistados por país para elaborar o ranking de imagem positiva e negativa dos atuais presidentes e principais personalidades políticas de cada nação. As consultas foram realizadas pela internet com pessoas maiores de 18 anos, entre os dias 14 e 18 de maio.
Nesta rodada, o Lula (PT) tem 49,2% de avaliação positiva, 47,4% de avaliação negativa e 3,4% de indecisos ou não responderam. Lula fica atrás de quatro presidentes: Santiago Peña (Paraguai) em 4º lugar, Luis Lacalle Pou (Uruguai) em 3º, Javier Milei (Argentina) em 2º, e Daniel Noboa (Equador) em 1º.
Os números do presidente brasileiro representam uma queda de 2,5 pontos percentuais em relação a abril, quando Lula ficou na quarta posição entre os 10 presidentes. O presidente argentino, Javier Milei, foi o que mais cresceu em imagem em comparação com a medição do mês anterior (2,2 pontos), enquanto Gabriel Boric do Chile foi quem mais caiu (-4,7 pontos).
Os mais mal avaliados deste mês são: Diana Boluarte (Peru) com 24.8% de imagem positiva, Gustavo Petro (Colômbia) com 38,6% e Nicolás Maduro (Venezuela) com 39.5% de imagem positiva.
Tarcísio lidera o ranking no país
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), lidera o ranking de imagem positiva entre políticos brasileiros em maio. Entre os 15 principais políticos do país, Tarcísio tem 50,6% de avaliação positiva, 34,8% de avaliação negativa e 14,6% que não souberam ou não responderam.
O top três de políticos brasileiros com imagem positiva é composto por: Tarcísio de Freitas (1º), Jair Bolsonaro (2º), Lula (3º). Enquanto os pior avaliados deste mês são: Cláudio Castro (12%), Arthur Lira (12.8%), Jerónimo Rodrigues (20.3%) e Raquel Lyra (21.6%) e Rodrigo Pacheco (42,31%).
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), que estava em 3º lugar no ranking de abril, caiu para 7º nesta atualização, com 34,7% de avaliação positiva.