Connect with us

Nacional

Entenda a PEC das Praias e o debate sobre ‘privatização das praias’ e regularização de áreas já ocupadas

O Congresso retomou, em audiência pública realizada em 27 de maio, a discussão sobre a chamada PEC das Praias, como ficou conhecida uma proposta de emenda constitucional que permite que a União ceda a entes privados terrenos situados a poucos metros do mar. Aprovado pela Câmara em 2022, o projeto recebeu parecer favorável do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) na Comissão de Constituição e Justiça do Senado e gerou uma disputa no Congresso e nas redes.

  • Defensores da proposta alegam que a mudança permitiria a regularização de áreas já ocupadas pela população;
  • Críticos — inclusive o governo — argumentam que permitir que os terrenos à beira-mar sejam transformados em áreas particulares poderia prejudicar a preservação dos biomas e dificultar o acesso do público a zonas litorâneas.

O projeto tem sido chamado nas redes de uma licença para a “privatização das praias”, em uma polêmica que mobilizou famosos como o jogador Neymar e a atriz Luana Piovani.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), anunciou na última segunda-feira (3) que não há pressa em pautar o projeto, e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), já avisou que o governo irá trabalhar para derrotar a proposta.

consultando a legislação, documentos e advogados para explicar, em quatro pontos, qual é a proposta da PEC, quais são os argumentos de seus críticos e defensores e se o projeto pode, de fato, levar à privatização das praias brasileiras.

  1. O que muda com a PEC das Praias?
  2. O projeto realmente pode privatizar as praias brasileiras?
  3. O que dizem os críticos da proposta?
  4. E quais são os argumentos dos defensores da PEC?

1. O QUE MUDA COM A PEC DAS PRAIAS?

PEC 3/2022 propõe alterar a Constituição para retirar da lista de bens exclusivos da União os chamados terrenos de marinha — faixas que vão do ponto médio da maré alta até uma largura de 33 metros em direção ao continente. O objetivo é permitir a transferência total desse tipo de terreno para estados, municípios e pessoas físicas e jurídicas.

Infográfico mostra áreas consideradas como praia, faixa de segurança e terrenos de marinha
Terreno de marinha. Região afetada pela PEC abrange, em teoria, áreas situadas depois da faixa de areia (MGI).

O texto determina que a cessão de terrenos ocupados por outras esferas do poder público ou por habitações de interesse social seria gratuita, enquanto a compra por particulares ocorreria mediante pagamento. Continuariam pertencendo à União áreas ligadas ao serviço público federal, unidades ambientais federais e zonas não ocupadas.

Apesar de pertencerem à União, muitos terrenos de marinha, na prática, já são ocupados por civis ou empresas privadas em diversos regimes de uso. De acordo com o Ministério da Gestão, Inovação e Serviços Públicos, por exemplo, 151 mil (26%) dos 568 mil terrenos de marinha estão cedidos a pessoas físicas e jurídicas em regime de aforamento — modelo em que a União atribui a terceiros o domínio de um imóvel de sua propriedade.

Mesmo os que possuem imóveis nesse regime não são considerados donos do terreno — a divisão é de 83% para o proprietário e 17% para a União. Há, por isso, a obrigação de pagar as seguintes taxas:

  • Foro: pensão anual equivalente a 0,6% do valor total do terreno;
  • Laudêmio: pago em caso de transferência do terreno e equivale a 5% do valor total da área, excluídas as benfeitorias realizadas.

Caso aprovada, a PEC permitiria a cessão total dos terrenos e extinguiria as taxas.

O texto foi apresentado em 2011 pelo ex-deputado federal Arnaldo Jordy (Cidadania-PA) e aprovado em dois turnos pela Câmara em 2022, durante o governo Bolsonaro. Relatada na CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado por Flávio Bolsonaro, a proposta recebeu parecer favorável para aprovação e ainda deve passar por comissões da Casa antes de seguir para o plenário.

A norma que rege atualmente os terrenos de marinha é o decreto-lei nº 9.760, de 1946. As regras sobre ocupação das regiões, no entanto, remontam ao período colonial. De acordo com o Senado, as diretrizes sobre posse e ocupação das áreas têm sido discutidas desde 1710 por motivos como interesses econômicos e a necessidade de garantir a segurança nacional frente a invasões por mar.

2. O PROJETO REALMENTE PODE PRIVATIZAR AS PRAIAS BRASILEIRAS?

Com o texto atual, não. Como dito anteriormente, a proposta determina apenas que as zonas conhecidas como terrenos de marinha podem ter outros donos que não apenas a União. Porém, mesmo com a mudança proposta na PEC, o artigo 20 da Constituição continua determinando que as praias marítimas e o mar são bens do poder público federal.

Há, no entanto, receio de que o projeto acabe permitindo que os proprietários desses terrenos de marinha restrinjam o acesso à praia. Um exemplo seriam os locais em que banhistas só conseguem alcançar a faixa de areia caso atravessem um terreno privado.

“A PEC em si, com essa coisa de terminar a figura dos terrenos de marinha, ela não vai automaticamente privatizar praias, tá? Mas a questão é o acesso às praias, aí sim que podem ser privatizadas, porque na hora que esses terrenos todos que ficam adjacentes às praias forem privatizados, você começa a ter uma privatização do acesso às praias, que são bens comuns da sociedade brasileira” — Ana Paula Prates, diretora do Departamento de Oceano e Gestão Costeira do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, em entrevista à Rádio Nacional.

O advogado Antonio Carlos de Freitas Júnior, mestre em direito constitucional pela USP, argumenta que esse cenário continua sendo ilegal, com ou sem aprovação da PEC. Isso porque o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (lei nº 7.661/1988), que não é alterado pelo novo texto, institui que “as praias são bens públicos de uso comum do povo, sendo assegurado, sempre, livre e franco acesso a elas e ao mar, em qualquer direção e sentido, ressalvados os trechos considerados de interesse de segurança nacional ou incluídos em áreas protegidas por legislação específica”.

Freitas Júnior lembra ainda que o Código Civil prevê a criação de passagens em terrenos particulares que limitem o acesso à praia: “A praia continua tendo acesso público. Então, se no caso hipotético do acesso à praia ser garantido apenas por um resort, o resort vai ter que deixar uma passagem para não restringir o acesso público à praia.”

Foto aérea da praia de Jurerê, em Florianópolis, mostra orla ocupada com residências
Embate. Em Florianópolis, estão em curso disputas judiciais por conta de residências construídas em territórios de marinha sem demarcação (MGI)

3. O QUE DIZEM OS CRÍTICOS DA PROPOSTA?

Além do receio da PEC permitir a privatização das praias, ambientalistas e organizações da sociedade civil apontam que a venda desses terrenos pode aumentar a degradação ambiental de áreas de mangue e restinga, que funcionam como barreiras naturais contra desastres climáticos e ajudam a preservar o ecossistema marinho.

O governo também se posicionou contra a proposta em entrevista do ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, na última segunda-feira (3). O objetivo do Executivo é articular com o Congresso a derrubada do texto. “O governo é contrário a qualquer programa de privatização das praias públicas, que cerceiam o povo brasileiro de poder frequentar essas praias”, afirmou o ministro.

Durante a audiência pública realizada no Senado no dia 27 de maio, a secretária-adjunta da Gestão do Patrimônio da União, Carolina Stuchi, alegou ainda que o projeto também pode favorecer a ocupação desordenada de terrenos, o que ameaça o ecossistema e o torna mais propenso a eventos climáticos extremos, como erosões causadas por fortes chuvas.

No mesmo evento, governistas também acusaram a proposta de favorecer empresários e construtoras interessadas em adquirir e privatizar áreas litorâneas. Durante a audiência pública, o deputado Túlio Gadelha (Rede-PE) citou o nome do jogador Neymar, que fez propaganda de um empreendimento instalado pela incorporadora Due em praias do litoral de Pernambuco e de Alagoas.

A crítica contra o jogador foi amplificada nas redes pela atriz Luana Piovani: em vídeo, ela pediu que seus seguidores votassem contra a proposta na consulta pública do Senado. Entre os dias 26 de maio e 2 de junho, correntes com links para a votação foram compartilhadas mais de 380 vezes em grupos de WhatsApp monitorados pelo Radar Aos Fatos.

Neymar respondeu com ofensas à atriz nas redes, e, por meio de sua assessoria de imprensa, emitiu uma nota negando qualquer associação dos investimentos da Due — parceira comercial do jogador — com a PEC.

4. QUAIS SÃO OS ARGUMENTOS DOS DEFENSORES DA PEC?

O relator Flávio Bolsonaro argumenta que a proposta beneficiaria mais de 520 mil propriedades cadastradas pela SPU (Secretaria de Patrimônio da União) — e só no Rio de Janeiro, por exemplo, permitiria a transferência de 8.300 casas para moradores do Complexo da Maré e de comunidades quilombolas instaladas na restinga da Marambaia.

Foto da audiência pública mostra o senador Flávio Bolsonaro sentado no meio de outras debatedoras, como a representante da Associação dos Terminais Portuários Privados, Ana Paula Franco e secretária adjunta do Meio Ambiente, Carolina Stuchi
Defesa. Flávio Bolsonaro, relator do projeto na CCJ do Senado, defende que o projeto fortalece municípios, que conhecem mais a situação dos terrenos de marinha do que a União

A posição vai ao encontro da opinião do deputado Alceu Moreira (MDB-RS), que relatou o texto na Câmara: “Vamos liberar para as cidades pedaços de solo nobres, onde a população terá condições de fazer investimentos, desfrutar dessas áreas, integrar na situação urbana e transformar em áreas absolutamente lindas, é isso que nós vamos fazer com essa PEC”, declarou.

Na época em que o texto tramitou na Câmara, o presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), classificou a proposta como um avanço, já que representaria o fim do laudêmio — cobrança que, segundo ele, é “subjetiva” — e uma forma de desburocratização.

Durante a audiência pública do fim de maio, senadores como Esperidião Amin (PP-SC) e Marcos Rogério (PL-RO) também defenderam a proposta e negaram que o texto permite a privatização das praias.

Referências:

1. Senado (12345)
2. g1 (12)
3. CNN Brasil
4. Correio Braziliense
5. Planalto (123456)
6. Governo federal (123)
7. Agência Brasil (12)
8. GT Mar
9. O Globo (12)
10. UOL
11. Câmara
12. Folha de S.Paulo

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Politíca2 minutos ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca8 horas ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca9 horas ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca9 horas ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional11 horas ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca1 dia ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional1 dia ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública1 dia ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública1 dia ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CIDADE1 dia ago

Conselheiros regionais do programa ‘Você Prefeito’ se reúnem nesta quinta-feira

ENTRETENIMENTO1 dia ago

Feira de Cordel apresenta cordelistas Mané Gostoso, Claudete Gomes e show do Forró do Escurinho

ESTADO1 dia ago

Vice-governador acompanha inscrições do Empreender Paraíba Junina, em Campina Grande

Saúde1 dia ago

Agevisa divulga orientações e ressalta importância da higiene das mãos para prevenção de doenças

ESTADO1 dia ago

João Azevêdo entrega cartões do Passe Livre Estudantil e destaca importância da ação para combater a evasão escolar

ESTADO1 dia ago

Primeira-dama do Estado visita a Casa dos Sonhos e discute projetos para ampliar atendimento a crianças e adolescentes de Santa Rita

ESTADO1 dia ago

Nota Cidadã: compras no mês das mães concorrem a R$ 100 mil em prêmios em dinheiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Campanha une forças para proteger o timbu, aliada no controle de sentenças e decisões

ESTADO1 dia ago

Paraíba apresenta potencial turístico na Feira de Turismo no Piauí

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Paraíba livre da aftosa: produtores rurais têm até 31 de maio para atualizar o cadastro dos rebanhos

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 dia ago

Com apoio do Governo do Estado, 1ª Expoagro São Bento começa nesta quinta-feira

Educação & Cultura1 dia ago

Governo da Paraíba publica resultado preliminar da etapa de análise documental do ICMS Cultural Ações Continuadas

Educação & Cultura1 dia ago

Divulgados os resultados preliminares da etapa documental da Premiação de Pontos e Pontões de Cultura e do Prêmio de Espaços Culturais

Judiciário1 dia ago

Tribunal apresenta experiência brasileira em transição energética à Agência Internacional de Energia

CONCURSO E EMPREGO1 dia ago

Novo edital do Mais Médicos prevê 48 vagas em 40 localidades da Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Título de Cidadania Paraibana a Fabiana Lobo, Marcelo Assunção e Marcelo Bispo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde1 dia ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde1 dia ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 dia ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde1 dia ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional1 semana ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde1 semana ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br