CIDADE
Parlamentar comenta importância do projeto ‘Viva Centro’
Bosquinho (PV) afirmou que estará presente no lançamento do projeto na tarde desta terça-feira (12)
O vereador Bosquinho (PV) usou seu pronunciamento na sessão desta terça-feira (12), na câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), para comentar a importância do projeto ‘Viva Centro’, para incentivar a preservação e ocupação do Centro Histórico de João Pessoa, a ser lançado pelo Governo Estadual com a Prefeitura da Capital na tarde desta terça-feira (12).
O parlamentar afirmou que estará presente na cerimônia de lançamento e destacou o papel do Legislativo Pessoense. “Gostaria de ressaltar o trabalho da CMJP, do presidente Dinho, que vem fazendo essa interligação, assim como diversos vereadores envolvidos, como Milanez Neto, Thiago Lucena e nosso mandato, que faz parte do Comitê Gestor do Centro Histórico, e agora culminando no incentivo fiscal para que o Centro Histórico possa realmente voltar a sorrir e que possamos ter dias melhores”, afirmou.
Dentre as ações a serem desenvolvidas, Bosquinho destacou a instalação da Guarda Municipal na região. “A população que procura o centro para fazer suas compras precisa ter o mínimo de infraestrutura e segurança”, enfatizou, salientando que é preciso fornecer ambiente amplamente favorável diante das facilidades proporcionadas hoje pela internet e pelo comércio pulverizado nos bairros da Capital.
Ele destacou ainda a parceria dos governos em prol de um objetivo maior. “Estamos felizes nesse momento por esse entendimento conjunto de Prefeitura, Governo e Câmara, Comitê e tantos outros órgãos, como Iphan e Iphaep, que fazem parte desta luta para podermos ter uma recuperação do Centro Histórico. Precisamos também levar em conta ainda a decisão acertada da CMJP em fazer sua nova instalação aqui na Rua das Trincheiras. Isso tudo leva a crer que possamos ter dias melhores para o Centro Histórico”, acredita. “Estaremos presentes hoje para fazer valer a CMJP e nosso mandato nesta luta”, enfatizou Bosquinho.
O presidente Dinho registrou o reconhecimento realizado pela Federação do Comércio ao veicular nota em horário nobre nas tevês, rádios e jornais agradecendo a CMJP, Governo Estadual e Prefeitura de João Pessoa por encampar a bandeira do Centro Histórico. “Gostaria de ressaltar e enaltecer o gesto da Federação do Comércio”, afirmou.
Marco Zero
Bosquinho complementou que possui um projeto para recrutar artistas plásticos e fazer uma consulta à população sobre um símbolo, posteriormente transformado em um monumento, que possa representar o Marco Zero de João Pessoa. Segundo o parlamentar, todas as cidades históricas possuem um Marco Zero, mas em João Pessoa não há consenso quanto ao local.
“A discussão é se o Marco Zero de João Pessoa é na lateral da Catedral ou no Porto do Capim, onde a cidade nasceu. É preciso historicamente fazer essa pesquisa, identificar esse ponto histórico e fazer essa eleição com todos os pessoenses para achar um símbolo que represente a cidade. É importante que João Pessoa possa ter seu Marco Zero, isso vai mexer com o brio, com o orgulho dos pessoenses e vai se tornar mais um ponto turístico da cidade, para que a gente possa explorar e valorizar o Centro Histórico em mais uma iniciativa”, defendeu o parlamentar.