Connect with us

ENTRETENIMENTO

Orquestra Sinfônica da Paraíba apresenta concerto com músicas de Sivuca e participação de três sanfoneiros

A sanfona vai ser o destaque do concerto que a Orquestra Sinfônica da Paraíba vai apresentar nesta quinta-feira, 20 de junho, em homenagem ao músico paraibano Sivuca. O Concerto Sivuca Sinfônico terá a participação dos sanfoneiros Lily Sanfoneira, Helinho Medeiros e Lucas Carvalho, como solistas, e regência do maestro Gustavo de Paco de Gea. A apresentação começa às 20h30, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, com entrada gratuita.

Os músicos da OSPB e os sanfoneiros vão executar sete músicas de Sivuca: Rapsódia Gonzagueana, Aquariana, Choro de Cordel, João e Maria, Concerto Sanfônico pra Asa Branca, Quando me Lembro e Feira de Mangaio.

“Rhapsodia Gonzagiana é uma sucessão, um conjunto de peças de Luiz Gonzaga orquestradas por Sivuca para sanfona solista e orquestra sinfônica. Pertence a uma série de quatro músicas que ele fez para tocar junto com a orquestra” explicou o maestro.

“Aquariana é uma peça do próprio Sivuca, é uma das últimas que compôs. E eu lembro, que ele me contou na época, que estava fazendo uma música tudo amor, tudo coração, porque é uma homenagem à esposa, Gloria Gadelha. Por isso que a música se chama Aquariana, que é o signo dela”.

O maestro Gustavo de Paco explicou que Choro de Cordel é a última música que Sivuca fez para orquestra e sanfona. “Não é um arranjo, é uma música composta totalmente por ele, onde ele faz uma junção de um ritmo de choro muito bonito, tranquilo, lento, com um baião. Ele faz então o choro e depois o ritmo fica mais rápido, passando para um baião, para depois voltar para o choro e acabar lentamente, digamos tranquilamente. Por isso se chama Choro de Cordel, é uma mistura de ritmos”.

Sobre João e Maria, o maestro disse que o próprio Sivuca contou a ele que estava no seu apartamento, no Rio de Janeiro, quando recebeu a visita de Chico Buarque, que perguntou se ele tinha alguma música inacabada. Sivuca então mostrou algumas que tinha em casa. Chico Buarque encontrou João e Maria e fez a letra que todo mundo conhece.

A música número cinco dessa apresentação da OSPB é Concerto Sanfônico para Asa Branca. “Está tudo dito nesse título. A partir da música de Luís Gonzaga, Asa Branca, Sivuca fez um concerto para a sanfona”, explicou.

“A música número seis é uma das que mais gosto desse repertório”, continuou o maestro Paco. “Em Quando Me Lembro, Sivuca fez uma adaptação, arranjo ou orquestração dessa música que já existia, escrita por outro compositor chamado Luperce Miranda, um compositor da década de 1930. É uma seresta e, a partir dela, Sivuca fez a adaptação para a sanfona e a orquestra sinfônica. É uma maravilha, talvez seja mais difícil para a orquestra, para acompanhar a sanfona, porque tem muitos ritmos variados, então tem que ser bem estudado. Eu acho a mais bonita de todas”, ressaltou.

E, por último, fechando o repertório, tem Feira de Mangaio. “Essa é uma versão, é um arranjo da própria música de Sivuca para sanfona e orquestra. Ou seja, Feira de Mangaio foi feita por Glorinha Gadelha e Sivuca, e teve sua estreia em 1978, aquela versão maravilhosa de Clara Nunes cantando e Sivuca acompanhando. Só que depois disso, com vontade de fazer para uma grande orquestra, ele transformou sua própria música num arranjo e uma orquestração de sanfona e orquestra, já não mais com voz. Então nós vamos executar essa versão de Feria do Mangaio, que é uma peça fantástica”, observou.

Os solistas

Lily Sanfoneira – É musicista, sanfoneira/acordeonista e cantora. Admiradora e estudante do legado cultural deixado por diversos artistas brasileiros, Lily se inspira, principalmente, na música regional para realizar suas apresentações, fortalecendo assim suas raízes nordestinas. Lily lançou, este ano, seu primeiro álbum intitulado “Menina-flor”, que contém canções contando com participações especiais como Santanna O Cantador, Silvério Pessoa, Natália Bellar e outros artistas.

Ela traz a música em sua história de vida desde muito pequena, quando já participava de shows com seu pai, Ely Porto, também músico. Além de sua sanfona, Lily toca ukulelê e diversos instrumentos de percussão.

“É uma grande honra poder tocar com a Orquestra Sinfônica da Paraíba. Sempre sonhei tocar com uma orquestra. Acredito que será uma experiência única que vou levar comigo pra sempre. Poder tocar composições do mestre Sivuca nesse concerto tão lindo e representar o nosso forró será emocionante pra mim e espero que para o público também”, comemorou Lily Sanfoneira.

Helinho Medeiros – Iniciou seus estudos ainda criança, e desde muito cedo descobriu e foi envolvido fortemente pelo universo da improvisação.  É mestre em Música pela Universidade Federal da Paraíba, onde também atua como professor desde 2012. É sanfoneiro, pianista, produtor e compositor, possuindo um extenso currículo que inclui gravações em mais de 100 títulos, incluindo CDs e DVDs.

Durante sua carreira, tem atuado no cenário artístico brasileiro e internacional, tocando com diversos grupos e artistas, percorrendo Europa, África, Ásia, América Latina e Caribe.

Desde 2013 faz parte da banda do cantor e compositor Chico César, com quem gravou o álbum “Estado de Poesia” (2015), o DVD “Estado de Poesia” (2017) e o álbum “O amor é um ato revolucionário” (2019), tendo assinado a direção musical deste último, juntamente com o próprio Chico.

É também responsável pela direção musical dos discos “A pesar com tudo” do grupo “Alamiré”, do EP “Quadrilha”, do grupo homônimo, formado por Amorim, Guga Limeira, Pedro Índio e Elon, e do álbum “Cantos de Cá”, da cantora Sandra Belê.

“A expectativa é muito boa para este concerto”, disse Helinho Medeiros. “É uma honra muito grande solar com a OSPB, uma instituição tão importante para a cultura paraibana. Estou feliz em voltar a colaborar com a orquestra e tocar este repertório que é um marco para a sanfona brasileira e mundial, que é a música de Sivuca para orquestra sinfônica. Será um concerto lindo e emocionante, com a obra do maior expoente da sanfona paraibana e um dos mais importantes sanfoneiros de todos os tempos”, destacou.

“O público pode esperar uma apresentação emocionante com clássicos de Sivuca, como João e Maria e Feira de Mangaio, além do Concerto Sanfônico para Asa Branca e Rapsódia Gonzagueana, que trazem uma releitura das canções de Luiz Gonzaga, com arranjos escritos pelo próprio Sivuca. Estarei dividindo os solos deste concerto com Lucas Carvalho e Lily Sanfoneira, dois grandes artistas paraibanos, que tive a honra de tê-los como alunos e que têm uma carreira linda e promissora pela frente. São três gerações da sanfona paraibana para homenagear o nosso mestre maior, Sivuca. Venham se emocionar conosco nesta grande festa da sanfona paraibana!”, convidou.

Lucas Carvalho – Sanfoneiro, professor e compositor, iniciou seus estudos musicais aos 12 anos e ingressou na Escola Estadual de Música Anthenor Navarro (EEMAN), optando pelo saxofone. Aos 14 anos adquiriu seu primeiro acordeon, passando a estudar sozinho o instrumento, tendo esporádicas aulas particulares. 

Em 2014, formou-se no curso técnico em instrumento musical em Acordeon, no Instituto Federal da Paraíba (IFPB), e em 2023 concluiu o curso de Licenciatura Plena em Música com Habilitação em Acordeon, na Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Entre 2011 e 2012 fez parte da banda As Bastianas.  Já acompanhou cantores como Ellen Oléria e Khrystal; Antônio Barros e Cecéu; Pinto do Acordeon, Beto Brito, Glória Gadelha, Socorro Lira e André Morais, dentre outros. 

Sendo estudioso da música nordestina, atua como organizador no acervo pessoal da musicista, compositora e cantora Glória Gadelha, que tem como principal objetivo manter viva a sua obra e de seu parceiro Sivuca, com vasto material de vídeos, áudios e imagens. Glória Gadelha e Lucas Carvalho, junto com a equipe de arquivologia liderada pela professora Julianne Teixeira, realizam o trabalho de catalogação e organização do material do acervo que será posteriormente exposto dentro do “Memorial Sivuca”. 

Desde 2015 acompanha a cantora Sandra Belê, com quem desenvolve o projeto “Voz e Sanfona”. Em 2016, junto ao seu grupo autoral Imbalança, ganhou o 1º lugar no II Festival Nordeste Sim Sinhô de Forró Pé de Serra – FENEPS, com a música “Mata-branca”, assinando composição e arranjo. Gravou entre 2017 e 2018, junto ao músico Gledson Meira, o EP “Mais que Mar”, da cantora e compositora Eleonora Falcone. Desde 2017 é professor na Paraíba da EEMAN e atualmente é professor substituto no IFRN.

“Para mim é uma honra ter sido convidado para estar junto da OSPB ao lado do professor Helinho e da Lily. Sempre ouço este repertório do Sivuca Sinfônico com estima e admiração e esta será minha primeira oportunidade de executar algumas peças junto a uma orquestra”, disse Lucas.

“A música, pelas mãos de Sivuca em seus arranjos, foi tratada com sensibilidade e profundidade, penso em alcançar estes sentimentos. Além de evocar a memória do mestre Sivuca, também estarei agradecendo e abraçando a compositora Glória Gadelha por sua dedicada vida à música e parceria com Sivuca”, finalizou.

O regente

Natural de Buenos Aires (Argentina), Gustavo de Paco de Gea graduou-se pelo Conservatório Juan José Castro. Depois de atuar como docente e flautista em orquestras argentinas, foi convidado pela Universidade Federal da Paraíba para ser professor do Curso Superior e de Extensão de Flauta, onde ensina até hoje.

Foi membro fundador do Quinteto Latinoamericano de Sopros e da Orquestra Sinfônica da Paraíba, atuando como primeiro flautista, e desde 1985, é primeiro flautista da Orquestra Sinfônica do Recife (PE). Detentor de vários prêmios nacionais e internacionais, Gustavo de Paco de Gea tem se apresentado nos mais importantes festivais do Brasil.

É regente de orquestra desde 2001, ano em que criou a Orquestra de Câmara Municipal de João Pessoa, sendo diretor artístico e regente titular até 2010. Em 2012 foi nomeado maestro e diretor artístico da Orquestra Criança Cidadã, em Recife (PE), e, no ano seguinte, foi designado para reger o Concerto de Estreia da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Paraíba (OSUFPB), regendo desde então recorrentemente esse organismo como maestro convidado.

De 2014 a 2018, foi maestro assistente da Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa e atualmente é o regente titular da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

Entrada gratuita – Não é cobrado ingresso para os concertos da Orquestra Sinfônica da Paraíba. Idosos, cadeirantes e demais pessoas com dificuldade de locomoção têm entrada acessível na lateral da Sala de Concertos, ao lado do palco da Praça do Povo. Há também cadeiras especiais para esse público. O programa do concerto ficará disponível na bio da página da OSPB no Instagram: @orquestra.ospb.

SERVIÇO

Orquestra Sinfônica da Paraíba

4º Concerto Oficial da Temporada 2024

Regência: Maestro Gustavo de Paco de Gea

Solistas:  Lily Sanfoneira, Helinho Medeiros e Lucas Carvalho (sanfona)

Dia: 20 de junho (quinta-feira)

Hora: 20h30

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, Espaço Cultural

Ingresso: Gratuito

Continue Reading
Advertisement

Relógio

Instagram Portal Informa Paraíba

Advertisement

Grupo do Portal Informa Paraíba (Facebook)

TWITTER DO PORTAL INFORMA PARAÍBA

Página do Portal Informa Paraíba (Facebook)

Educação & Cultura1 hora ago

Livraria A União lança livro ‘Koffí e a fonte da sabedoria’

ECONOMIA1 hora ago

Com alta nas parcelas dos materiais e da mão de obra, preços da construção variam 0,46% em abril

AGRICULTURA & PECUÁRIA1 hora ago

Inflação fica em 0,43% em abril, pressionada por alimentação e saúde

ECONOMIA1 hora ago

Preços da indústria variam -0,62% em março, segunda queda consecutiva

Segurança Pública2 horas ago

Maio Amarelo: Paraíba já contabilizou mais de 200 colisões em postes em 2025

Educação & Cultura2 horas ago

Comissão debate ingresso precoce de estudantes com alto desempenho no ensino superior

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Comissão discute criação do Dia Nacional do Alho Brasileiro

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Brasil desenvolve cultivares de algodão com fibra longa e resistência a doenças

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Novo sistema produtivo integra pecuária de corte com plantio de teca

AGRICULTURA & PECUÁRIA2 horas ago

Embalagem inteligente muda de cor para avisar que o peixe estragou

CIDADE2 horas ago

Prefeitura de Guarabira abre inscrições para Casamento Coletivo 2025

ENTRETENIMENTO2 horas ago

Titá Moura lança single “Caldo Grosso” com show na Caravela Cultural no dia 17 de maio

CIDADE2 horas ago

Divulgada lista de municípios homologados para o Selo Social Prefeitura Parceira das Mulheres

CIDADE2 horas ago

Cuité tem plano de ação aprovado e receberá mais de R$ 660 mil por meio da Lei Aldir Blanc

CIDADE2 horas ago

Desapropriação da Comunidade São Domingos é destaque na CMJP

Politíca4 horas ago

Cida Ramos entra na rinha do PT com o pé direito, mas a briga tá só começando

Politíca16 horas ago

Do sertão ao poder: O pirralho que se escondeu atrás do terno

Politíca1 dia ago

Hervázio Bezerra bota quente, defende Cícero e diz que homem tá pronto pra ser governador

Politíca1 dia ago

Lindolfo articula vinda de secretário do Ministério do Esporte para novas parcerias com a Paraíba

Politíca1 dia ago

ALPB concede Medalha Epitácio Pessoa ao advogado Rougger Guerra

Nacional1 dia ago

Governo Lula leva chibatada em São Paulo e perde o prumo no juízo do povo, diz Paraná Pesquisas

Politíca2 dias ago

Murilo recebe procuradores e defende proposta que concede autonomia orçamentária às procuradoras

Nacional2 dias ago

Assalto aos aposentados e silêncio do governo: Quando o ladrão é amigo, a justiça se faz de cega

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

Segurança Pública2 dias ago

Operação da PF em todo o país tem como alvos na Paraíba escolas de segurança privada em JP, CG e Patos

Segurança Pública2 dias ago

Condenado por tráfico, receptação e roubo é preso em imóvel de alto padrão no bairro do Bessa em João Pessoa

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

ESA 2025: oportunidade de carreira no exército com 1.100 vagas

Judiciário5 meses ago

Prescrição intercorrente: a aplicação do Decreto nº 20.910 em Estados e Municípios

ENTRETENIMENTO12 meses ago

4 sinais que ela não te quer mais (e o que fazer para ter certeza)

Internacional10 meses ago

Rússia ameaça atacar capitais europeias em retaliação

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Sine-JP fecha o ano com oferta de 582 vagas de emprego

CIÊNCIA & TECNOLOGIA6 meses ago

ROVER CHINÊS ENCONTRA VESTÍGIOS DE OCEANO EXTINTO EM MARTE

Judiciário12 meses ago

Juízes comemoram inclusão do Judiciário entre atividades de risco

CONCURSO E EMPREGO6 meses ago

ESCALA 6X1: DO TIKTOK AO CONGRESSO

ENTRETENIMENTO12 meses ago

CRIANDO LAGARTOS EXÓTICOS LEGALMENTE

ENTRETENIMENTO6 meses ago

COMO TRANSPLANTAR ORQUÍDEAS DO VASO PARA A ÁRVORE?

Esporte12 meses ago

Viviane Pereira vence luta de estreia no último Pré-Olímpico de Boxe

Internacional10 meses ago

Pessoas feias tendem a ser de esquerda, revela estudo

CONCURSO E EMPREGO4 meses ago

Paraíba gera mais de 2,7 mil empregos com carteira assinada em novembro

Internacional12 meses ago

Estes são os países onde a Bíblia é proibida

ENTRETENIMENTO11 meses ago

CHICO BUARQUE: 80 ANOS DE CRIATIVIDADE

ECONOMIA10 meses ago

PIX TERÁ OPÇÃO DE PAGAMENTO POR APROXIMAÇÃO

ENTRETENIMENTO6 meses ago

AS 9 RARIDADES DO CERRADO

Segurança Pública6 meses ago

Policiais ganham direito após anos de luta: já é possível escolher outro estado para trabalhar

Saúde6 meses ago

BRASILEIROS CRIAM VACINA CONTRA O CÂNCER DE PRÓSTATA

Saúde6 meses ago

UTENSÍLIOS FEITOS DE PLÁSTICO PRETO PODEM TER SUBSTÂNCIAS CANCERÍGENAS

CIDADE12 meses ago

Prefeitura de Cabedelo efetua pagamento de salários do mês de maio nesta quarta-feira (29)

Educação & Cultura6 meses ago

CELULAR PODE IMPACTAR EM ATÉ 40% NO DESEMPENHO ESCOLAR DAS CRIANÇAS

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE I)

Internacional6 meses ago

COMO FAZER PARA TRABALHAR NA ALEMANHA?

Saúde6 meses ago

DIABETES: TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A CONDIÇÃO

Educação & Cultura6 meses ago

O FUTURO DA EDUCAÇÃO (PARTE II)

Saúde6 meses ago

SISTEMA IMUNE, MAGIA DA NATUREZA

Saúde6 meses ago

QUANDO SUSPEITAR DE UMA INSUFICIÊNCIA CARDÍACA?

Educação & Cultura6 meses ago

‘IDIOMA QUE FALAMOS DETERMINA COMO PENSAMOS’

Nacional10 meses ago

Manifestação em São Paulo Clama por Liberdade aos Presos Políticos e Impeachment de Alexandre de Moraes

Saúde2 dias ago

QUAL SISTEMA DE SAÚDE FOI COMPARADO AO SUS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE AUMENTA COM O USO DE IA?

Saúde2 dias ago

QUAL É O BENEFÍCIO PRINCIPAL QUE OS PETS TRAZEM?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 dias ago

O QUE PODE ACONTECER APÓS VÁRIAS GERAÇÕES EM MARTE?

Saúde2 dias ago

MELHOR PREVENÇÃO PARA A DENGUE?

ENTRETENIMENTO1 semana ago

QUAL A COR DO SANGUE DESSES CARANGUEJOS-FERRADURA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA1 semana ago

ONDE HÁ RESERVA ABUNDANTE DE HÉLIO 3?

Saúde1 semana ago

ONDE SURGIU O PROGRAMA FARMÁCIA VIVA?

Internacional1 semana ago

QUE GRUPO GERA MAIS GASTOS COM TURISMO NOS EUA?

Saúde1 semana ago

QUEM ESCREVEU SOBRE NEUROCIÊNCIA DO LUTO?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUANTAS VEZES A LANTANA FLORESCE POR ANO?

Internacional2 semanas ago

QUANTOS CARDEAIS PODEM VOTAR NO CONCLAVE?

Saúde2 semanas ago

QUAL VÍRUS CAUSA A GRIPE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL EMPRESA É A CONCORRENTE DIRETA?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL PAÍS ESTÁ DESENVOLVENDO SOLDADOS MODIFICADOS?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

QUAL FENÔMENO GERA A ELETRICIDADE?

Internacional2 semanas ago

O QUE A CHINA RESTRINGIU COMO RETALIAÇÃO AOS EUA?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

QUAL URUBU USA OLFATO?

Saúde2 semanas ago

QUE ÓLEO FOI ASSOCIADO AO CÂNCER?

Saúde2 semanas ago

QUAL ESCORPIÃO É MAIS PERIGOSO?

Educação & Cultura2 semanas ago

QUANTOS PROFISSIONAIS O BRASIL PRECISA FORMAR ATÉ 2025?

ENTRETENIMENTO2 semanas ago

ONDE ADQUIRIR ANIMAIS SILVESTRES LEGALMENTE?

CIÊNCIA & TECNOLOGIA2 semanas ago

O QUE A DESCOBERTA SUGERE SOBRE MARTE?

ECONOMIA2 semanas ago

QUAL PAÍS É APONTADO COMO BENEFICIADO PELAS AÇÕES DE TRUMP?

Saúde2 semanas ago

O QUE PODE CAUSAR ARTROSE?

Nacional3 semanas ago

Enquanto o povo sofre na fila do SUS e perde tudo nas enchentes, Lula libera quase 30 milhões extras para o STF

CIÊNCIA & TECNOLOGIA3 semanas ago

O QUE SÃO PONTOS DE INFLEXÃO CLIMÁTICOS?

Saúde3 semanas ago

QUAL A RECOMENDAÇÃO DIÁRIA DE SAL?

ENTRETENIMENTO3 semanas ago

O QUE CAUSA MANCHAS ASSIMÉTRICAS NAS FOLHAS DE ORQUÍDEAS?

Saúde3 semanas ago

QUAL O DIFERENCIAL DA CHIKUNGUNYA?

Advertisement
Advertisement

Vejam também

Somos o Portal Informa Paraíba, uma empresa de marketing e portal de informações que oferece um noticioso com assuntos diversos. Nosso objetivo é fornecer conteúdo relevante e atualizado para nossos leitores, mantendo-os informados sobre os acontecimentos mais importantes. Nossa equipe é composta por profissionais experientes e apaixonados por comunicação, que trabalham incansavelmente para oferecer um serviço de qualidade. Além disso, estamos sempre em busca de novas formas de melhorar e inovar, para podermos atender às necessidades e expectativas de nossos clientes. Seja bem-vindo ao nosso mundo de informações e descubra tudo o que o Portal Informa Paraíba tem a oferecer. Fiquem bem informados acessando o Portal Informa Paraíba: www.informaparaiba.com.br