ENTRETENIMENTO
Perseverar quando o objetivo parece muito distante
Perseverança é mais do que apenas aguentar; trata-se de ter fé. Sim, temos de persistir nos nossos esforços, ao mesmo tempo que temos em mente o tempo determinado por Deus
Avida muitas vezes parece uma estrada longa e sinuosa – especialmente quando nossos objetivos parecem distantes e nossos esforços infrutíferos. Não importa o que estejamos tentando alcançar (seja entrar em forma, economizar para um sonho ou lançar um projeto), a jornada será sempre desafiadora e cheia de contratempos. É por isso que manter em vista a perseverança e as lições que ela nos ensina é fundamental.
A Bíblia mostra constantemente o poder de ser constante. Pense na viagem de Moisés para fora do Egito. Segundo a narrativa bíblica, ele passou 40 anos vagando pelo deserto, sustentado pela promessa de Deus de uma terra que manava leite e mel. Tal como os de Moisés, os nossos objetivos podem parecer distantes – mas é a nossa fé e perseverança que nos guiarão através do deserto das nossas dúvidas e dificuldades.
Crescendo em tempos difíceis
São João da Cruz, o grande místico ibérico e Doutor da Igreja, escreveu extensivamente na noite escura da alma – um período de total desolação espiritual. Embora os seus textos abordem esta noite em termos fundamentalmente místicos, eles também falam das nossas lutas diárias. Todos nós passamos por momentos em que nossos esforços parecem inúteis e nossas orações ficam sem resposta. Mas é nestes tempos sombrios que a nossa fé se fortalece. Aprendemos a voar às cegas, confiando nos instrumentos que temos à mão: a fé, a esperança, a graça.
Na sua Carta aos Romanos, Paulo fala de perseverança e perseverança: “nós […] nos gloriamos em nossos sofrimentos, sabendo que o sofrimento produz perseverança, e a perseverança produz caráter, e o caráter produz esperança” (Romanos 5:3-4). Nossas lutas não são em vão. Eles nos ajudam a crescer, a construir nosso caráter e a nos deixar ainda mais esperançosos. Ninguém vê os frutos do trabalho imediatamente. Como agricultores, plantamos as sementes, regamo-las e depois esperamos pacientemente pela colheita.
Em suma, temos que confiar no processo, especialmente quando não conseguimos ver resultados imediatos.
Perseverança é mais do que apenas aguentar; é sobre ter fé. Claro, temos que nos certificar de que continuaremos com nossos esforços – mas tendo em mente o tempo de Deus. Não importa quão longa seja a estrada à frente ou quão escura, seja a noite, o sol sempre nascerá. Ao olharmos para trás, veremos que cada passo que demos foi necessário – e valeu a pena.
Aleteia