ENTRETENIMENTO
Programação semanal da Usina Cultural Energisa tem apresentação circense e muito forró
Continuando a programação do mês de junho, o Café da Usina recebe já na quinta-feira (20), o recital ‘É o amor’ das alunas do Curso de Canto do professor Willian Pereira. A apresentação começa às 20h, e o couvert artístico R$ 15.
Na sexta-feira (21), a partir das 16h e com entrada gratuita, o escritor Newton Pereira Amusquivar Júnior lança o livro ‘A Filosofia Grega entre o Pessimismo’ e o Trágico.
Ainda na sexta, a partir das 21h, o Café entra no clima das festas juninas, trazendo muito forró com apresentação do ‘Trio 1 Quente e 2 Fervendo’. O arrasta pé traz canções que celebram o São João para ninguém ficar parado. O couvert artístico R$ 15.
Viva Usina
Na Galeria Alexandre Filho, pelo Projeto Viva Usina, ‘Em nome do pai’, do artista e professor Robson Xavier, traz uma instalação/performance com elementos da alfaiataria e pinturas, que coloca em diálogo suas memórias e relação com o seu pai, abordando masculinidades em conflito. A exposição fica aberta ao público até o dia 23 (domingo), das 14h às 20h.
Além da mostra, o Viva Usina realiza neste final de semana, a performance ‘O Mundo Fantástico do Cordel’, de Robson Jampa, com temas variados em forma de rima. A performance artístico-literária com declamação de poemas e histórias, acontece no sábado (22), no Palco Bonde, a partir das 18h.
Também no sábado, o grupo de cultura popular ‘Seu Zé quer Coco’, se apresenta na sala Vladimir Carvalho. O grupo nasce com a necessidade de propagar a cultura da Jurema Santa Sagrada, tradição religiosa da Paraíba, e que tem como inspiração as histórias dos povos que habitavam e que foram fundamentais para a formação do nosso estado. A apresentação musical acontece a partir das 20h.
No domingo (23), a Cia Traquina vem com o ‘Circo Traquinagem’. Composta por profissionais das áreas do circo, teatro, dança e produção audiovisual, a Cia apresenta um espetáculo infantil que conta a história de dois artistas circenses com a utilização de vários números de circo, tais como: palhaçarias, acrobacias e mágicas. Circo Traquinagem começa às 16h, na sala Vladimir Carvalho.
Toda a programação do Viva Usina é gratuita e 100% paraibana. O projeto é uma realização do Ministério da Cultural do Governo Federal, patrocínio da Energisa via Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), produção da Atua Comunicação Criativa e apoio do Instituto Energisa.
Artes Visuais
Durante todo o mês de junho, a Usina recebeu duas mostras de artes visuais em suas galerias. Na Galeria principal, aberta ao público desde o dia 31 de maio, a multiartista Celene Sitônio traz uma produção variada com pinturas, desenhos, vestuário, acessórios de moda, fantasias, máscaras e documentos pessoais, que celebram seus 60 anos de produção nas artes.
A exposição ‘Arte e Moda’, selecionada no Edital Usina de Artes Visuais, fica aberta ao público até 22 de junho, das 16h às 20h, com entrada gratuita e classificação livre.
O Ocupação Usina de Artes Visuais é uma realização do Ministério da Cultura do Governo Federal, produção da 2ou4, patrocínio da Energisa (via Lei Rouanet) e apoio do Instituto Energisa.